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[RESOLVIDO] IA em jogo top-down 2D

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Resolvido [RESOLVIDO] IA em jogo top-down 2D

Mensagem por Priste_Hell em Sex Jun 29, 2018 6:20 pm

Estou trabalhando em uma IA para uma atualização do meu projeto, a ideia é basicamente ela patrulhar a região (feito) e se o player entrasse no raio de visão dele que seria de 160 graus ou 180, ele chamaria ajuda ou atacaria o jogador. Bem ai que se encontra o problema, não consigo fazer o raio de visão da maneira que fique bom, principalmente que é um jogo stealth.

Ele patrulha a região, mas o raycast não se vira junto com inimigo, então mesmo quando ele tá olhando para direita ou para cima o raio vai na mesma direção (para baixo). Fora que também que ele apenas lança um raio, então se ele ficar na diagonal ele não é visto, mesmo estando na frente do inimigo.

Obs: É algo no estilo da IA do metal gear do msx.
Obs: É um jogo top-down. 

Desde já agradeço a ajuda.


Última edição por dstaroski em Ter Jul 03, 2018 6:10 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Resolvido)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] IA em jogo top-down 2D

Mensagem por dstaroski em Sab Jun 30, 2018 10:07 am

@Priste_Hell escreveu:Estou trabalhando em uma IA para uma atualização do meu projeto, a ideia é basicamente ela patrulhar a região (feito) e se o player entrasse no raio de visão dele que seria de 160 graus ou 180, ele chamaria ajuda ou atacaria o jogador. Bem ai que se encontra o problema, não consigo fazer o raio de visão da maneira que fique bom, principalmente que é um jogo stealth.

Ele patrulha a região, mas o raycast não se vira junto com inimigo, então mesmo quando ele tá olhando para direita ou para cima o raio vai na mesma direção (para baixo). Fora que também que ele apenas lança um raio, então se ele ficar na diagonal ele não é visto, mesmo estando na frente do inimigo.

Obs: É algo no estilo da IA do metal gear do msx.
Obs: É um jogo top-down. 

Desde já agradeço a ajuda.
Bom dia brow! em relação a desenhar a visão do inimigo, talvez esse tuto que eu fiz te ajude em algo:

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] IA em jogo top-down 2D

Mensagem por Priste_Hell em Ter Jul 03, 2018 1:55 am

Ótimo vídeo... Passei alguns dias buscando a solução para meu dilema e acabei por achar algo, porém suas aplicações eram em 3D, tentei converter para 2D, entretanto ocorre alguns bugues.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class FieldOfView : MonoBehaviour
{
    public float viewRadius;
    [Range(0, 360)]
    public float viewAngle;

    public LayerMask targetMask;
    public LayerMask obstacleMask;

    [HideInInspector]
    public List<Transform> visibleTargets = new List<Transform>();

    void Start()
    {
        StartCoroutine("FindTargetsWithDelay", .2f);
    }


    IEnumerator FindTargetsWithDelay(float delay)
    {
        while (true)
        {
            yield return new WaitForSeconds(delay);
            FindVisibleTargets();
        }
    }

    void FindVisibleTargets()
    {
        visibleTargets.Clear();
        Collider2D[] targetsInViewRadius = Physics2D.OverlapCircleAll(transform.position, viewRadius, targetMask);

        for (int i = 0; i < targetsInViewRadius.Length; i++)
        {
            Transform target = targetsInViewRadius[i].transform;
            Vector3 dirToTarget = (target.position - transform.position).normalized;
            if (Vector3.Angle(transform.forward, dirToTarget) < viewAngle / 2)
            {
                float dstToTarget = Vector2.Distance(transform.position, target.position);

                if (!Physics2D.Raycast(transform.position, dirToTarget, dstToTarget, obstacleMask))
                {
                    visibleTargets.Add(target);
                }
            }
        }
    }


    public Vector2 DirFromAngle(float angleInDegrees, bool angleIsGlobal)
    {
        if (!angleIsGlobal)
        {
            angleInDegrees -= transform.eulerAngles.z;
        }
        return new Vector2(Mathf.Sin(angleInDegrees * Mathf.Deg2Rad), Mathf.Cos(angleInDegrees * Mathf.Deg2Rad));
    }
}
Como nesse imagem mostra que ele só gera o raycast quando os dois objetos estão afastados no eixo z, mas as linhas que limitam a visão estão em cima e mesmo assim ele ver em baixo.
https://imgur.com/MHorF2K

Assim que ele ficar com o eixo z no 0.
https://imgur.com/GZxOJ0f

E por fim ele fica assim com afastamento no eixo z.
https://imgur.com/Bn54Mz4
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] IA em jogo top-down 2D

Mensagem por Priste_Hell em Ter Jul 03, 2018 1:41 pm

Resolvi o problema.

Para aqueles que quiserem usar, apenas alterem a linha:
Código:
if (Vector3.Angle(transform.forward, dirToTarget) < viewAngle / 2)

para:
Código:
if (Vector3.Angle(transform.up, dirToTarget) < viewAngle / 2)

Caso queiram posto o codigo do editor.
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