SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
[Duvida] Bug ao usar Vector3.Lerp Objeto é teleportado na lata
Download grátis de ônibus brasileiros - Millennium II Piso Baixo Central
Unity - Deslizar Para Rotacionar o 'Personagem'
Erro ao compilar para IOS
[Devlog] Lost in the world 14/11
Jogo 2D unity - trocar sprite ao apertar botão
sombras para jogos mobile
Discord para desenvolvimento de jogos
Bug/Erro da unity?
[TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)
rotação no exio z
[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL
(UNITY) Erro ao compilar a Build Android
Unity + MySQL
Erro de Prefab quando realiza o Build de um projeto 3D
Em busca de um modelador 3D para plataforma educacional (Já ganhamos apoio de faculdades)
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES
Drop Shadows
[RESOLVIDO]Como aplicar textura trânsparente na unity
Unity 3D - Desenhos Com Física(Download Projeto)
Como mudar o CONTROLLER do ANIMATOR
Como criar um poligono dinamicamente?
erro no unity
movimento de uma nave
Instantiate
Problema ao rotacionar valores negativos.
Calcular hora ?
Novo estilo de estourar blocos, baixe meu jogo pessoal ... conto com a ajuda de vocês!!!
Jogo que fiz para uma Jam da minha faculdade FATEC Ourinhos.
Não consigo o Android SDK!!
[RESOLVIDO] Como faço para depois de determinado tempo acontecer algo?
CRASH AO ENTRAR NA CENA UNITY
estou procurando um bom tutorial de IA Basica
Erro ao colocar script no botão
Novo jogo em desenvolvimento, 13º andar
Text Dinâmico no botão
Sistema Pdv, Mercado, Padaria, Conveniência, Lojas Em Geral - C# VISUAL STUDIO
[TUTORIAL] - Script de lanterna pra seu jogo de terror e outros...
[RESOLVIDO] Unity - Reproduzir Videos Do Blender No Unity
Ordem de fases
[RESOLVIDO] Tenho algum erro de simbolo no script do carro o que poderia ser?
[RESOLVIDO] Dúvida. Detectar colisões nas instâncias
erro na minha IA
[TUTORIAL] While, como funciona?
Mostrar a contagem em 10K e 100M
[TUTORIAL] AI Enemy 2.0 + animações ( Jogos de terror )
Cores nos materiais sem criar material
Poderia modelar um personagem cartoon para meu projeto
Como coloco modo de criação de personagem?
[Ajuda] Assets
RayCasting + Disparo Um Bom Tipo De Video Aula.
Ajuda de Blender para Unity
Procuro Equipe Para Criação de Jogo [PAGO]
[RESOLVIDO] erro WaterBaseEditor.cs não encontra o caminho do WaterBase
[TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.
[TUTORIAL] Acessar nomes de arquivos diretamente da pasta
Objeto dentro do player nao ta rotacioando
[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Array de prefabs
screenshot
instancia item aleatorio em varias posicoes
[TUTORIAL] Mira que fica se movendo (ocilando,tremendo,etc)
Getcomponent de C# para java
Curso barato de C#
Unity - Modelo 3D em Menu 2D
[RESOLVIDO] Camera Estilo Showroom
A um mês com unity bugado sem resposta
[GameJam] Competição organizada pela BitCodeStudios
Pegar strings de "duas em duas"
criar um piano no unity
Movimentação
Instanciar objeto onde cricar com mouse ou touch
Dúvida Sistema de Energia para jogo android
[RESOLVIDO] Inimigo patrulhando constantemente estilo mario
BUG UNITY 3D ROSA A SCENE E GAME
Dúvida. Colliders no Unity3D
Pq a grama do Unity é tao pesada?
Alguem cria uma conta na playstore pra mim? :(
Capture Panorama?
Artistas 3D e Programadores Unity3D (Remunerado)
Input Get Key
SCHULTZ Jogo de terror
(Erro) IndexOutOfRangeException:Array index is out of range
EU QUERIA COLOCAR ANUNCIOS NO MEU JOGO NA MUDANÇA DE CENAS MAS NÃO ACHO UM JEITO
Unity - Duvida Sobre a JDK Que Vocês Usam
[RESOLVIDO] Adicionar Botoes em controle mobile
admob recompensa
Unity - Duvida Sobre Atualizar
Unity Admob GDPR (como implementar ?)
Timer para mudar de câmera
The Pyramid Demo Atualizado
[____ENQUETE____] Eleições para presidente 2018 (2º turno)
Mudando cor do texto...
como dminuir o lag no meu unity 5
[JOGO MOBILE] Defeat the Illuminatis
Como chamar animação sem passar por outro parâmetros?
[TUTORIAL] Unity 5 - Botão contínuo usando UI (Manter pressionado)
unity - erro ao buildar
Hoje à(s) 6:34 pm
Hoje à(s) 6:20 pm
Hoje à(s) 3:50 pm
Hoje à(s) 12:09 pm
Hoje à(s) 11:28 am
Hoje à(s) 11:23 am
Hoje à(s) 5:23 am
Hoje à(s) 1:23 am
Ontem à(s) 4:59 pm
Ontem à(s) 4:47 pm
Ontem à(s) 3:23 pm
Ontem à(s) 2:13 pm
Qua Nov 14, 2018 5:47 pm
Qua Nov 14, 2018 5:44 pm
Qua Nov 14, 2018 5:41 pm
Qua Nov 14, 2018 5:14 pm
Qua Nov 14, 2018 4:30 pm
Qua Nov 14, 2018 3:35 pm
Qua Nov 14, 2018 2:45 pm
Qua Nov 14, 2018 1:25 pm
Qua Nov 14, 2018 10:45 am
Ter Nov 13, 2018 11:25 pm
Ter Nov 13, 2018 11:23 pm
Ter Nov 13, 2018 11:18 pm
Ter Nov 13, 2018 10:55 pm
Ter Nov 13, 2018 6:21 pm
Ter Nov 13, 2018 5:55 pm
Ter Nov 13, 2018 1:30 pm
Ter Nov 13, 2018 11:33 am
Seg Nov 12, 2018 9:52 pm
Seg Nov 12, 2018 3:57 pm
Seg Nov 12, 2018 3:24 pm
Seg Nov 12, 2018 8:13 am
Seg Nov 12, 2018 8:11 am
Dom Nov 11, 2018 6:56 pm
Dom Nov 11, 2018 2:41 pm
Dom Nov 11, 2018 8:12 am
Dom Nov 11, 2018 7:57 am
Sab Nov 10, 2018 8:54 pm
Sab Nov 10, 2018 5:11 pm
Sab Nov 10, 2018 2:52 pm
Sab Nov 10, 2018 2:13 pm
Sab Nov 10, 2018 12:39 am
Sab Nov 10, 2018 12:28 am
Sex Nov 09, 2018 3:56 pm
Qui Nov 08, 2018 11:28 pm
Qui Nov 08, 2018 11:25 pm
Qui Nov 08, 2018 10:01 pm
Qui Nov 08, 2018 7:47 pm
Qui Nov 08, 2018 12:36 pm
Qui Nov 08, 2018 12:31 pm
Qui Nov 08, 2018 12:28 pm
Qui Nov 08, 2018 12:53 am
Qua Nov 07, 2018 5:52 pm
Qua Nov 07, 2018 12:49 pm
Ter Nov 06, 2018 2:05 pm
Ter Nov 06, 2018 12:30 pm
Ter Nov 06, 2018 11:32 am
Ter Nov 06, 2018 1:10 am
Seg Nov 05, 2018 6:57 pm
Seg Nov 05, 2018 3:36 pm
Seg Nov 05, 2018 12:44 am
Dom Nov 04, 2018 5:32 pm
Dom Nov 04, 2018 5:31 pm
Dom Nov 04, 2018 5:30 pm
Dom Nov 04, 2018 1:05 am
Sab Nov 03, 2018 1:36 pm
Sex Nov 02, 2018 11:38 pm
Sex Nov 02, 2018 10:55 pm
Sex Nov 02, 2018 8:16 pm
Sex Nov 02, 2018 7:50 pm
Sex Nov 02, 2018 7:41 pm
Sex Nov 02, 2018 7:27 pm
Sex Nov 02, 2018 6:36 pm
Sex Nov 02, 2018 3:27 pm
Sex Nov 02, 2018 3:35 am
Sex Nov 02, 2018 3:24 am
Qui Nov 01, 2018 3:56 pm
Qui Nov 01, 2018 3:52 pm
Qui Nov 01, 2018 1:18 pm
Qui Nov 01, 2018 7:57 am
Qui Nov 01, 2018 2:26 am
Qui Nov 01, 2018 2:05 am
Qua Out 31, 2018 9:20 pm
Qua Out 31, 2018 6:09 pm
Qua Out 31, 2018 7:17 am
Ter Out 30, 2018 11:34 pm
Ter Out 30, 2018 9:34 pm
Ter Out 30, 2018 5:29 pm
Ter Out 30, 2018 8:12 am
Ter Out 30, 2018 8:05 am
Seg Out 29, 2018 2:21 pm
Seg Out 29, 2018 12:03 am
Dom Out 28, 2018 5:33 pm
Dom Out 28, 2018 11:58 am
Dom Out 28, 2018 11:57 am
Sab Out 27, 2018 11:29 am
Sab Out 27, 2018 11:22 am
Sex Out 26, 2018 8:31 pm
Dom3000
NKKF
SuperGamer
Magnatah
eduardonog30
Mateus2583
Regis garcia
MarceloYBP
JohnRambo
Zack2
francieljesus
theus.mors
sabbath
sabbath
sabbath
McbDJ
rZwr
Fabricio Alves
NKKF
TioUV
JohnRambo
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarceloYBP
theus.mors
juniorhotes
Weslley
Callyde Jr
hamerom
luansantos
francisco barroso
Vitor Paulino
dstaroski
dstaroski
SuperGamer
Patrick
dstaroski
dstaroski
SuperGamer
Magnatah
francisco barroso
Samuelostgamer
GattiMene
MarceloYBP
SuperGamer
Tegh
francisco barroso
NKKF
GameLACK
dstaroski
dstaroski
dstaroski
jack2117
Mathss
Daniel Dória
JohnRambo
gurgelg752
francisco barroso
MarcosSchultz
Nalfam
dstaroski
MarcosSchultz
dstaroski
dstaroski
dstaroski
Magnatah
Teio
Callyde Jr
hetrodo
NKKF
CarlosDT94
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Magnatah
MrMattD
MarcosSchultz
MarcosSchultz
francisco barroso
francisco barroso
Callyde Jr
Dom3000
MarcosSchultz
MarcosSchultz
francisco barroso
MATHEUS1233
dstaroski
francisco barroso
theus.mors
Magnatah
dstaroski
dstaroski
dstaroski
MarcosSchultz
mafipt
dstaroski
dstaroski
Weslley
Weslley
Magnatah

[TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2

Mensagem por MayLeone em Qua Maio 30, 2018 5:42 pm



Clique aqui para ver a parte 1 do tutorial!


Olá, como vão? Nessa segunda parte do tutorial nós iremos desenvolver o nosso zombie do projeto, o inimigo principal do jogo original, então vamos lá?

Iniciando:
Primeiramente traga o sprite do zombie para a cena (através de "Assets" >>  "Sprites PvZ >> Zombies) e coloque o nome desse objeto de "Zombie", agora na janela de assets na pasta de sprites, selecione todos os sprites do zombie (CTRL+A) e vamos aumentar sua resolução na Unity, mudando seus pixels de 100 para 70:



Aplique a alteração.

Agora volte ao sprite em cena e nele adicione um Rigidbody2D (deixe a escala de gravidade em 0).
Adicione também um box collider2D com a opção "IsTrigger" marcada, e ajeite a colisão de forma que seja da cintura para baixo, desconsiderando a cabeça, já que ela vai ficar em outra parte da grama (o zombie ocupa duas gramas ao mesmo tempo) e para não ser detectado em ambas, sua colisão só ocorre da cintura para baixo:




Dando CTRL+6  você poderá criar as animações para o objeto.
Para adicionar a animação, crie uma nova com o nome de "ZombieWalking" e traga com o CTRL+A todos os sprites da pasta, deixando o "Samples" em 10:




Agora crie uma nova animação com o nome de "ZombieAttack" e adicione os sprites da imagem abaixo (para fazer a animação do Zombie comendo):





Como não temos as animações do Zombie comendo vamos improvisar!
Deixe o "Samples" em 10 também e feche essa janela.

Agora abra o Animator desse objeto e vamos fazer as transições de animações.
Crie um parâmetro booleano com o nome de "isEating":




Agora faça a transição de "ZombieWalking" para "ZombieAttack" com a condição do parâmetro "isEating" em true (não se esqueça de desmarcar a opção "Has Exit Time").
Faça o mesmo caminho de retorno de "ZombieAttack" para "ZombieWalking" só que agora com a condição "isEating" em false:




Feche essa janela porque as animações estão configuradas corretamente agora.

Adicione um AudioSource no zombie e nele coloque o áudio "Eating" que é do zombie comendo, e desmarque a opção "Play on Awake" e marque a opção "Loop":




Todos os componentes do zombie estão aplicados devidamente a ele, falta-nos o seu script:

Movimentando o Zombie:
Agora vamos até a pasta "Scripts" criaremos um C# script chamado "ZombieScript" para esse objeto.
O zombie no jogo possui 3 comportamentos distintos: Andar, comer a planta e morrer, portanto, podemos desenvolver esses três comportamentos nesse mesmo script.
Vamos iniciar com a criação das variáveis: Crie duas variáveis públicas do tipo "float" uma chamada "vel" que vai controlar a velocidade do zombie, e a outra chamada "zombieLife" que vai controlar a sua vida.
Também crie duas variáveis booleanas privadas: Uma chamada "canWalk" que vai gerenciar quando o zombie vai poder andar e uma chamada "canHit" que vai controlar quando ele vai poder comer a planta.
Também vamos precisar de uma variável do tipo "int" chamada "layer" para podermos controlar o layer das plantas na hora da detecção das mesmas, e variáveis do tipo "Rigidbody2D", "Animator" e "AudioSource" para controlar tais componentes.
Dentro do método Start faça com que canHit receba true, "layer" receba o layer chamado "Plants" e com que as variáveis de componentes "AudioSource" e etc recebam seus respectivos componentes:





Vá até a pasta "Prefabs", selecione as quatro plantas e crie um novo layer chamado "Plants" e coloque-as nesse layer:



Volte ao script do Zombie.
Defina o método "FixedUpdate" e dentro dela iremos gerenciar se o zombie pode andar ou não.
Caso a variável "canWalk" estiver true, nós iremos adicionar uma velocidade ao seu corpo rígido no eixo X, essa velocidade seria a variável "vel" multiplicada por Time.deltaTime, e caso essa variável estiver false, iremos fazer com que a velocidade volte a ficar zero nos dois eixos (o zombie parará), atribuindo o Vector2.zero:




O valor de "vel" dentro do Vector2 está negativo porque o zombie se movimenta da direita para esquerda, ou seja, sempre indo para a esquerda, logo, esse valor deve ser negativo, pois se fosse positivo ele iria se movimentar sempre para a direita.
Salve o script (CTRL+S).
Agora selecione o objeto do zombie e através do inspector altere as variáveis de velocidade e vida.
Como esse é o zombie padrão do jogo, eu deixei ele numa velocidade de 6 e a vida em 10, porém conforme você crie outros zombies durante o seu projeto, você pode ir alterando esses valores (deixando os zombies mais resistentes e até mais rápidos).
Também relacione o AudioSource na variável "sound":




Detectando as plantas:
Agora que controlamos a movimentação do zombie, podemos fazer com que ele coma alguma planta, caso encontre alguma pelo caminho.
Para detectar a planta, podemos criar um método para isso chamado "DetectPlant", e dentro desse método podemos disparar um raycast que sai do zombie, e caso esse raycast colida com um objeto no layer "Plants", o zombie começa a comer a planta, pois nesse layer só teremos elas.
Crie uma variável do tipo "RaycastHit2D" chamada "hit" e faça com que ela receba o método Raycast através da classe "Physics2D".
O raycast será disparado do zombie (transform.position) à sua esquerda sempre, ou seja, Vector2.right negativo, numa curta distância de 0.3f para ser bem rente ao colisor da planta, no layer "Plants":




Então se o raycast encontrar com algum colisor (ou seja, hit.collider não será nulo) isso significa que ele poderá parar e comer a planta.
Para ele iniciar o ataque à planta, primeiro podemos mudar a sua animação, fazendo com que o parâmetro "isEating" fique true, canWalk vai ficar false, assim o zombie pára e não vai mais se mover, e o som do zombie comendo poderá ser reproduzido.
Caso o raycast não colida com nada, significa que o zombie pode continuar andando, ou seja, paramos o áudio dele comendo, trocamos a animação fazendo com que "isEating" fique false, e podemos fazer com que canWalk e canHit fiquem true, permitindo que o zombie possa andar e possa comer (caso encontre alguma planta):




Porém, não basta apenas que ele reproduza um áudio e mude a animação para indicar que o zombie está comendo a planta, precisamos de fato retirar a vida da planta cada vez que o zombie a atacar.
Para que não tiremos a vida da planta muito rapidamente e ela vá à 0 em poucos segundos, podemos criar uma corrotina que vai retirando a vida da planta à cada 2 segundos.
Para tal, crie um método que retorne um IEnumetator com o nome de "DelayEat" e que aceita como parâmetro um Collider2D (para sabermos de qual planta iremos retirar a vida).
Dentro desse método chame o yield return new WaitForSeconds(2) e após esses dois segundos retire a vida da planta de acordo com seu collider.
Só que como o método "DetectPlant" irá ser chamado dentro do Update, faremos com que consequentemente a corrotina seja chamada muitos frames por segundo enquanto estivermos colidindo com a planta, então mesmo com a espera de 2 segundos esse tempo não será totalmente respeitado, porque a corrotina vai ser chamada muitas vezes seguidas, então para acabar com esse problema, faça com que a variável "canHit" gerencie quando a corrotina pode ser chamada, ou seja, enquanto estiver true chamaremos ela, do contrário não.
Então dentro do método "DelayEat" já faça com que canHit fique false, e só após os 2 segundos ela voltará a ficar true:




Para tirar a vida da planta, basta utilizamos o seu collider para identificarmos qual planta de fato colidiu com o raycast do zombie, e depois basta utilizar o script "Properties" que contém a variável "life" da planta e realizar seu decremento para diminuir a vida, ou seja, ela irá perder uma unidade de vida à cada 2 segundos enquanto o zombie colide com ela.

Volte para o "DetectPlant" e chame a corrotina somente se "canHit" for verdadeiro, passando como argumento justamente o collider da planta, ou seja, hit.collider.
Dentro do 'else', faça com que a corrotina pare, assim se a planta já morreu ou foi removida, a corrotina parará de ser chamada:




Fazendo com que o zombie morra:
Nos próximos tutoriais irei criar o comportamento de cada planta aqui do remake, e isso inclui fazer com que as PeaShooters atirem contra os zombies fazendo com que eles morram, ou seja, precisamos também desenvolver seu terceiro e último comportamento, que seria fazer com que ele morra.
O método é bem simples, basta criá-lo sem retorno com o nome de "CheckDeath" e verificar se a vida dele (zombieLife) é menor ou igual a 0, e caso for, basta destruir o objeto:




Eu disse que seria bem simples. '-'
Por fim, basta chamar os métodos "DetectPlant" e "CheckDeath" dentro do update e está pronto:




Salve o script e posicione o zombie em algum local correto da grama e teste o jogo, o resultado deverá ser esse aqui:




Já que tudo está correto, transforme esse objeto em prefab e salve a cena, porque no próximo tutorial iremos desenvolver o comportamento de cada planta, então até lá.
avatar
MayLeone
ProgramadorMaster

Feminino PONTOS : 563
REPUTAÇÃO : 168
Áreas de atuação : Unity, C++/C#, HTML, CSS, JS, jQuery, PHP, MySQL, XML, Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2

Mensagem por NKKF em Qua Maio 30, 2018 5:55 pm

Continua incrível Smile , tutoriais tão grandes que dão preguiça só de abrir ;-;
avatar
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2036
REPUTAÇÃO : 408
Idade : 14
Áreas de atuação : Error 404 Not Found.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.projetounity.esy.es

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando Plants Vs Zombies - parte 2

Mensagem por MayLeone em Qua Maio 30, 2018 6:04 pm

@NKKF escreveu:Continua incrível Smile , tutoriais tão grandes que dão preguiça só de abrir ;-;
Até q esse é pequeno em comparação ao anterior kkkkk
Em breve vou fazer esses tutoriais em vídeo, que fica melhor de explicar, mas primeiro preciso de um microfone que preste.  :roll:
avatar
MayLeone
ProgramadorMaster

Feminino PONTOS : 563
REPUTAÇÃO : 168
Áreas de atuação : Unity, C++/C#, HTML, CSS, JS, jQuery, PHP, MySQL, XML, Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum