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Phph09
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Dúvida de Respawn

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DÚVIDA Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 10:16 am

Eu estou com uma dúvida em relação ao respawn do personagem, eu estava usando um sistema para o personagem coletar algumas chaves pelo cenário e usar para abrir uma porta porém caso o personagem morra e ele tenha coletado algumas chaves ao reiniciar a partida as chaves que ele coletou continuam sendo contabilizadas, não permitindo que o jogador consiga prosseguir coletando as "novas" chaves pelo cenário.

Gostaria de saber como faço pra zerar os objetos coletados após reiniciar a partida.

Script da porta trancada
Código:
#pragma strict

var openfinaldoor:Keycollider;
 
 // Smothly open a door
 var smooth = 2.0;
 var DoorOpenAngle = 90.0;
 private var open : boolean;
 private var enter : boolean;
 var Sound: GameObject;
 
 private var defaultRot : Vector3;
 private var openRot : Vector3;
 
 function Start(){
 
 defaultRot = transform.eulerAngles;
 openRot = new Vector3 (defaultRot.x, defaultRot.y + DoorOpenAngle, defaultRot.z);
 }
 
 //Main function
 function Update (){
 
 
 
 if(open){
 //Open door
 transform.eulerAngles = Vector3.Slerp(transform.eulerAngles, openRot, Time.deltaTime * smooth);
 }else{
 //Close door
 transform.eulerAngles = Vector3.Slerp(transform.eulerAngles, defaultRot, Time.deltaTime * smooth);
 }
 
 if( Keycollider.keyCounter == 4 && Input.GetKeyDown("q") && enter){
 
 open = !open;
 }
 }
 
 function OnGUI(){
 
 if(enter){
 GUI.Label (new Rect(Screen.width/2 - 75, Screen.height - 120, 350, 50), "Esta trancada, preciso de uma chave para destrancar! Se voce tiver 4 chaves use o Q para abrir a porta");}
 }
 
 
 
 //Activate the Main function when player is near the door
 function OnTriggerEnter (other : Collider){
 if (other.gameObject.tag == "Player") {
 enter = true;
 }
 }
 
 //Deactivate the Main function when player is go away from door
 function OnTriggerExit (other : Collider){
 if (other.gameObject.tag == "Player") {
 enter = false;
 }
 }
 
 function OnTriggerStay()
 {
    if(Input.GetKeyDown("q"))
    {
        Sound.GetComponent.<AudioSource>().Play();
   
 }
 }

Script da Chave
Código:
#pragma strict
 
 import UnityEngine.UI;
 import UnityEngine.GUI;
 
 
 public static var keyCounter = 0;
 public var customGuiStyle : GUIStyle; //Gestaltung der GUIBox
 public var openfinaldoor : boolean;
 function Start () {
 }
 
 function Update () {
 
 if (keyCounter ==1)
 {openfinaldoor=true;}
 else{
 openfinaldoor =false;}
 print(openfinaldoor);
 }
 
 function OnTriggerEnter(collision : Collider){
 
 if (collision.tag=="Key"){
 Destroy(collision.gameObject);
 keyCounter = keyCounter + 1;
 //Debug.Log("Bin drin");
 }
 
 }
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Stipp em Qua Dez 23, 2015 11:30 am

O jogo tem checkpoints? Caso não tenha você pode reiniciar a scene quando ele apertar em respawn.
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 11:58 am

Então, ele até reinicia tranquilo mas os itens que já foram coletados ainda são contabilizados após o respawn (que recomeça a cena), eu fiz esse sistema para caso o jogador encontre 4 chaves ele consiga abrir a porta trancada só que caso ele pegue 2 chaves e morra, no respawn da cena ele continua dando que coletou 2 chaves e se ele coletar as quatro chaves a porta não vai se abrir pq vai dar que ele coletou 6 chaves, queria zerar o contador de chaves quando reinicia a cena.
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por hellkiller em Qua Dez 23, 2015 12:25 pm

Simples.(Caso não funcione poste aqui o script que reinicia)
Coloque no Start o valor de chaves que vc quer que comece ai toda vez que de start o jogo ele volta a 0;
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Stipp em Qua Dez 23, 2015 1:05 pm

Ou você pode aumentar a condição para maior que 4 chaves assim caso o player coletasse 2 e morresse ele respawnaria e coletasse mais 4 então ficaria 6 mesmo assim conseguiria abrir a porta.
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 1:10 pm

Essa ideia até que é boa Stipp, foda é que qualquer jogador malandro que descobrisse poderia passar a fase de forma mais rápida kkkkk.

O Script pra reiniciar a fase é esse de GameOver

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class GameOver : MonoBehaviour {
      
      public Texture texture;
      
      void Start () {
         
      }
      
      // Update is called once per frame
      void Update () {
         
      }
      void OnGUI ()
      {
         GUI.DrawTexture(new Rect(0,0,Screen.width,Screen.height),texture);
         
         if(GUI.Button(new Rect(Screen.width*0.1f,Screen.height*0.8f,Screen.width/3,Screen.height/10),"CONTINUA"))
         {
            Application.LoadLevel("Floresta");
         }
         
         if(GUI.Button(new Rect(Screen.width*0.6f,Screen.height*0.8f,Screen.width/3,Screen.height/10),"SAIR"))
         {
            Application.Quit();
         }
      }
   }
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Stipp em Qua Dez 23, 2015 1:20 pm

Cria uma variável no playerPrefs para salvar as chaves, e quando o player morreu você seta 0 no playerPrefs
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 1:35 pm

Dá pra fazer isso no Script da KeyCollider mesmo?
Meu Player não tem uma Script própria, tanto é que tô cheio de Scripts misturados aqui (o do GameOver é feito do C# e o da KeyCollider e Locked Door são no Java).
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Stipp em Qua Dez 23, 2015 1:47 pm

Vou tentar fazer o script aqui, estou pelo celular então pode demorar um pouco.

@EDIT:
A organização do código fico ruim mas eu acho que esta funcional, testa ai:
Código:

Key: #pragma strict
import UnityEngine.UI;
import UnityEngine.GUI;
 public static var keyCounter = 0;
public var customGuiStyle : GUIStyle; //Gestaltung der GUIBox
 public var openfinaldoor : boolean;
  function Start () { }

 function Update () {
 if (keyCounter ==1) {
openfinaldoor=true;
} else{
openfinaldoor =false;
}
print(openfinaldoor);
}

 function OnTriggerEnter(collision : Collider){
 if (collision.tag=="Key"){
var keyPrefs: int;
 keyPrefs = PlayerPrefs.GetInt("Keys");
 PlayerPrefs.SetInt("Keys", keyPrefs+1);
 Destroy(collision.gameObject);  http://Debug.Log("Bin drin");
}


GameOver:
using UnityEngine;
using System.Collections;
 public class GameOver : MonoBehaviour {
 public Texture texture;
void Start () { }

void Update () {          }

 void OnGUI (){
GUI.DrawTexture(new Rect(0,0,Screen.width,Screen.height),texture);
 if(GUI.Button(new Rect(Screen.width*0.1f,Screen.height*0.8f,Screen.width/3,Screen.height/10),"CONTINUA")){
 PlayerPrefs.SetInt("Keys", 0);
Application.LoadLevel("Floresta");
 }         
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width*0.6f,Screen.height*0.8f,Screen.width/3,Screen.height/10),"SAIR")){
 Application.Quit();
}
}
}
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 5:29 pm

Coloquei o Script aqui (só inverti a ordem do var KeyPrefs) e dá dando uma coisa bizarra, o valor de cada chave se duplica quando reinicio, no KeyPrefs primeiro peguei duas chaves e deu 6, depois pegue as mesmas duas e o valor virou 8.

Edit: Tentei mexer em algumas coisas aqui e ele continua agindo dessa maneira bizonha mas diferente, a primeira chave geralmente tem um valor altíssimo (representa 16 ou 24 chaves), as seguintes valem só uma chave (o que é correto) porém não adianta deletar as chaves e fazer outras o algo do naipe, a primeira coletada sempre acaba tendo valor alto.
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Stipp em Qua Dez 23, 2015 5:59 pm

Onde que você inverteu a ordem? Manda o script.
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 6:00 pm

Código:
#pragma strict
import UnityEngine.UI;
import UnityEngine.GUI;
public static var keyCounter = 0;
public var customGuiStyle : GUIStyle; //Gestaltung der GUIBox
public var openfinaldoor : boolean;
public var keyPrefs: int;
 
  function Start () { }

 function Update () {
 if (keyCounter ==1) {
openfinaldoor=true;
} else{
openfinaldoor =false;
}
print(openfinaldoor);
}

 function OnTriggerEnter(collision : Collider){
 if (collision.tag=="Key"){

 keyPrefs = PlayerPrefs.GetInt("Keys");
 PlayerPrefs.SetInt("Keys", keyPrefs+1);
 Destroy(collision.gameObject);  http://Debug.Log("Bin drin");
}
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Stipp em Qua Dez 23, 2015 6:13 pm

@EDIT:
Tinha um erro, a scene tava abrindo 2 vezes, tenta agora
Código:

GAMEOVER:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class GameOver : MonoBehaviour {

   public Texture texture;
   
   void Start () {

   }

   void Update () {

   }

   void OnGUI (){
      GUI.DrawTexture(new Rect(0,0,Screen.width,Screen.height),texture);
      if(GUI.Button(new Rect(Screen.width*0.1f,Screen.height*0.8f,Screen.width/3,Screen.height/10),"CONTINUA")){
         SceneManager.LoadScene("Floresta");
      }
      
      if(GUI.Button(new Rect(Screen.width*0.6f,Screen.height*0.8f,Screen.width/3,Screen.height/10),"SAIR")){
         Application.Quit();
      }
   }
}

KEY:

#pragma strict
import UnityEngine.UI;
import UnityEngine.GUI;

public static var keyCounter = 0;
public var customGuiStyle : GUIStyle; //Gestaltung der GUIBox
public var openfinaldoor : boolean;
function Start () {

}

function Update () {
   if (keyCounter ==1){
      openfinaldoor=true;
   }else{
      openfinaldoor =false;
   }
   print(openfinaldoor);
}

function OnTriggerEnter(collision : Collider){
   if (collision.tag=="Key"){
      Destroy(collision.gameObject);
      keyCounter = keyCounter + 1;
      //Debug.Log("Bin drin");
   }
}
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 6:21 pm

Amigo, eu vou tentar fazer com que ele aceitei 4 ou mais chaves mesmo, nenhuma forma funcionou aqui, nesse último Script o Unity alega que o "using UnityEngine.SceneManagement;" é um código inexistente.
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Stipp em Qua Dez 23, 2015 6:24 pm

Nesse ultimo script aqui reconhece, qual a versão da sua Unity?
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 6:28 pm

5.1.3
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Stipp em Qua Dez 23, 2015 6:39 pm

Eu estou utilizando a 5.3 acho que esse comando foi uma implementação nas ultimas versões
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 6:52 pm

Vou atualizar
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por RenanMSV em Qua Dez 23, 2015 7:53 pm

No script da chave coloque na function start o comando: keycounter = 0;

Pronto, cabaram seus pobremas
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por Gray_14 em Qua Dez 23, 2015 11:58 pm

RenanMSV escreveu:No script da chave coloque na function start o comando: keycounter = 0;

Pronto, cabaram seus pobremas

E não é que deu certo mesmo? Valeu cara.
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DÚVIDA Re: Dúvida de Respawn

Mensagem por RenanMSV em Qui Dez 24, 2015 12:08 am

Agora se lembre, se voce precisar que uma variavel tome um valor especifico voce deve coloca esse valor sempre na start do script. Assim quando voce carregar uma cena ele volte ao valor inicial.
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