SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Puzzle para jogo de terror , abrir portas etc..
Movimentação
Baixos Brasil - Jogo de Carro Brasileiro!
Como saber quando minha animação terminou?
system inventory , craft
ajuda
Aplicar roupa no Rig do blender...
Como fazer barco estilo minecraft ou estilo navio que da pra andar dentro
Project Valley of Trees - Primeiro nome que faz sentido KK
A.S TRUCK
Som de correr não para de tocar
Reproduzir audio no if c## e musica continuar tocando entre cenas.
Como Colocar Pontuação Final na GUI de GAME OVER
Divulgaçao de Battle of Worlds
Unity 2017 Iluminação RealTime VS Baked [Comparaçâo]
DUVIDA : Raycast
Programador para equipe
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Da pra colocar sisteminha em um jogo da unity pra trolar quem for piratear o jogo?
Como colocar musicas em sequencia para tocar?
Adicionar linhas no TXT pelo codigo
Trajetória da bala com predição
Ajudinha com Bug
[RESOLVIDO] Poblema com Rigidbody
[DEVLOG] Projeto - Girl Blade (download Pré-Alpha)
Erro ao bulidar para Windows(.exe)
Seguir um raio no raycast a partir do ponto da tela clicado
Mudar a gravidade com rotação (sensores do smartphone)
Problemas na detecção de colisão
Trabalhar simultaneamente na Unity
Movimetaçao infinita
(duvida)pq isso acontece com o inimigo?
[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
[DUVIDA] Como alterar a intensidade do ChromaticAberration do PostProcessing?
Joystick VR não funciona no ios
Problema na minha animação feita na Unity
[TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller
IA para inimigo seguir o jogador ( Plataforma )
Tirar Fotos no Unity 5 FPS
[TUTORIAL] Cena inicial de CARREGAMENTO, creditos, logo, etc [UNITY 5]
Como Limitar Spawn de Hordas
Desmembramento
Exemplo de UI com abas - utilizando toggles e toggle group.
Ajuda Blender
Quando Instancio botão ele não aparece no canvas
Sistema de pesca 2D
[TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela
Auto-Complete do Visual Studios
Metroidvania - procuro membros
Criação de Update para Seus jogos?
Blender, animação + Unity
Preciso de alguém que desenvolva Craft, e Inventario com sistema de Bolsas, Pago bem
Detectar Hit
[MODELADOR] Procurando Projetos
Carákas que Tops WO.OW
Anexar GameObject por scrit
Como cria um sistema de seve game
[DUVIDA] Trocar botoes no teclado por joystick UI
Efeito de Audio
Bug de sumir todas as modelagens 3D na unity 2017
Quero fazer minha propria lens flare
Menu para selecao de cena
Dificuldades com programação no Unity 5 2D
Bug ? offline e online
Conflito de ações HELP
como saber a posição que a particula bateu?
Formação de Equipe Battle of Worlds
[JOGO EM BETA] Batalha de Canhão
Jogo de sobrevivência na ilha PRE-Alpha
Inimigo ao encostar morre e player leva dano UNITY 5 2D
Como faço blocos que somem so clikando neles 1 vez?
Light Bug
Como criar inventário simples no unity
Como fasso para que clico em um botao e aumente o volume junto com grave em uma musica?
como que criar um sitema tipo o do rocket league
tem como criar um modelo no sketchup e exportar pra unity, mas sem os componentes
(duvida)pq aconteçe isso com a luz
Como posso deixar o MENU do meu jogo adequado ao monitor?
Dúvida com o Update
Como eu realizo um inimigo que atira(tipo os inimigos do Warface)?
Bug Chato
Particulas de poeira
Faltando algumas opções no Unity
Audio Player C#
volume do som de acordo com distancia
Shotgun mata um inimigo 4 vezes
Duvida com troca de sprite quando muda camera
Ajuda com script para instanciar objetos no servidor
[TUTORIAL] Sistema de Oficina de Carros
Collider mal funcionando com Raycast
[TUTORIAL] SISTEMA DE CHUVA COM PARTICULAS.
Preciso de alguém que modele um escritório - Com recompensa.
Luz Mobile!
[TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
Bug?
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
Colider eficiente
Tem alguma diferença entre os dois scripts?
Fishing Star [Novas Imagens e Video "Gameplay"]
Hoje à(s) 3:56 pm
Hoje à(s) 1:05 pm
Hoje à(s) 12:25 pm
Hoje à(s) 12:14 pm
Hoje à(s) 10:55 am
Hoje à(s) 10:26 am
Hoje à(s) 8:21 am
Hoje à(s) 3:07 am
Hoje à(s) 2:42 am
Ontem à(s) 10:20 pm
Ontem à(s) 9:16 pm
Ontem à(s) 8:40 pm
Ontem à(s) 8:39 pm
Ontem à(s) 8:37 pm
Ontem à(s) 8:08 pm
Ontem à(s) 4:33 pm
Ontem à(s) 2:22 pm
Ontem à(s) 12:53 pm
Ontem à(s) 12:15 pm
Ontem à(s) 9:33 am
Ontem à(s) 9:28 am
Ontem à(s) 8:21 am
Ontem à(s) 12:59 am
Dom Set 17, 2017 5:04 pm
Dom Set 17, 2017 3:45 pm
Dom Set 17, 2017 10:49 am
Dom Set 17, 2017 9:58 am
Sab Set 16, 2017 11:18 pm
Sab Set 16, 2017 5:57 pm
Sab Set 16, 2017 4:10 pm
Sab Set 16, 2017 3:05 pm
Sab Set 16, 2017 2:23 pm
Sab Set 16, 2017 12:40 pm
Sab Set 16, 2017 12:16 pm
Sab Set 16, 2017 10:17 am
Sab Set 16, 2017 9:53 am
Sab Set 16, 2017 9:26 am
Sab Set 16, 2017 9:10 am
Sex Set 15, 2017 11:51 pm
Sex Set 15, 2017 8:27 pm
Sex Set 15, 2017 7:27 pm
Sex Set 15, 2017 6:17 pm
Sex Set 15, 2017 3:08 pm
Sex Set 15, 2017 11:19 am
Sex Set 15, 2017 9:43 am
Qui Set 14, 2017 11:50 pm
Qui Set 14, 2017 9:08 pm
Qui Set 14, 2017 3:17 pm
Qui Set 14, 2017 1:55 pm
Qui Set 14, 2017 12:13 pm
Qui Set 14, 2017 10:07 am
Qua Set 13, 2017 9:52 pm
Qua Set 13, 2017 11:34 am
Ter Set 12, 2017 10:33 pm
Ter Set 12, 2017 10:21 pm
Ter Set 12, 2017 9:34 pm
Ter Set 12, 2017 8:52 pm
Ter Set 12, 2017 8:51 pm
Ter Set 12, 2017 7:05 pm
Ter Set 12, 2017 6:53 pm
Ter Set 12, 2017 6:51 pm
Ter Set 12, 2017 3:04 pm
Ter Set 12, 2017 2:04 pm
Ter Set 12, 2017 11:54 am
Ter Set 12, 2017 9:59 am
Ter Set 12, 2017 9:43 am
Ter Set 12, 2017 12:17 am
Seg Set 11, 2017 8:54 pm
Seg Set 11, 2017 8:48 pm
Seg Set 11, 2017 8:12 pm
Seg Set 11, 2017 7:18 pm
Seg Set 11, 2017 6:15 pm
Seg Set 11, 2017 6:02 pm
Seg Set 11, 2017 5:31 pm
Seg Set 11, 2017 5:22 pm
Seg Set 11, 2017 5:06 pm
Seg Set 11, 2017 4:53 pm
Seg Set 11, 2017 4:17 pm
Seg Set 11, 2017 4:15 pm
Seg Set 11, 2017 4:14 pm
Seg Set 11, 2017 3:54 pm
Seg Set 11, 2017 3:53 pm
Seg Set 11, 2017 3:51 pm
Seg Set 11, 2017 11:42 am
Seg Set 11, 2017 3:13 am
Dom Set 10, 2017 11:31 pm
Dom Set 10, 2017 9:03 pm
Dom Set 10, 2017 7:39 pm
Dom Set 10, 2017 7:26 pm
Dom Set 10, 2017 2:06 pm
Dom Set 10, 2017 2:00 pm
Dom Set 10, 2017 9:13 am
Sab Set 09, 2017 11:15 pm
Sab Set 09, 2017 10:23 pm
Sab Set 09, 2017 10:12 pm
Sab Set 09, 2017 7:21 pm
Sab Set 09, 2017 6:41 pm
Sab Set 09, 2017 6:34 pm
Sab Set 09, 2017 6:17 pm
artplayer
JonathasCp
Duarte
artplayer
PatifeCraft
Lteo
Fagner
Unidade3d5
Madness
PatifeCraft
dstaroski
eduu10
JorgeLuizxd
dstaroski
MateusWTP
Weslley
Brunotrinkss
Fagner
guimaraf
Weslley
Weslley
guimaraf
ManoTrevor
PedroL123
dstaroski
GabriG07
fabriciorsz34
Brgs886
Madness
Fagner
PedroL123
glauco
Callyde Jr
JorgeLuizxd
Henrique Ramires
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
916anderson
rafaelllsd
Fagner
Fagner
rafaelllsd
PatifeCraft
Weslley
Carlin
artplayer
Ronnisz
Jhonatham1
Callyde Jr
mrariel2011
AndyShow
Fagner
PatifeCraft
Alerson Software
AndyShow
AndyShow
AndyShow
Alessandra Matheus
Lteo
Callyde Jr
Weslley
Dom3000
Dom3000
dstaroski
dstaroski
guilhermeprata
DUT
Duarte
PatifeCraft
heliab125
MarcosSchultz
MarcosSchultz
glauco
MarcosSchultz
MarcosSchultz
lantreco
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Weslley
Encracker
916anderson
DUT
Feromark2013
Duarte
Encracker
rafaelllsd
BRGC
Fagner
Mateus2583
rafaelllsd
joabr
Phph09
EricKlaus
joabr

[TUTORIAL] Unity Csharp Script - Dicas, Informações..etc

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Unity Csharp Script - Dicas, Informações..etc

Mensagem por RenanMSV em Seg Dez 21, 2015 9:32 pm

MonoBehaviour

MonoBehaviour é a classe base para todos os scripts do Unity.
Usando Javascript o script irá ser derivado do MonoBehaviour automáticamente.
Usando C# você precisa colocar logo no começo. Felizmente o proprio Unity/Monodevelop preenche essa parte para você:

Código:
public class SUACLASSE : MonoBehaviour {} // Como padrao no Unity os scripts irão sempre herdar do MonoBehaviour

Você podera usar alguns eventos ou Messages como eles sao chamados pela documentacao do Unity. Tenho certeza que você já usa alguns, mas você sabe pra que serve cada um?

Programar no Unity nao é como a tradicional ideia de programação onde o codigo fica rodando em loop até que uma condição seja atendida. O Unity passa o controle para o script somente caso algum evento previamente declarado seja chamado. Ao final do evento ser completado o Unity retoma controle do Objeto novamente. E assim sucessivamente.  

Vou listar aqui os Eventos derivados do MonoBehaviour mais importantes e explicar exatamente pra que servem.


Awake = É chamado assim que o script é carregado.

Start = É chamado assim que o objeto é carregado e se torna ativo.

Update = É chamado em todo frame do jogo.

OnCollisionEnter = É chamado somente quando o collider/rigidbody toca no collider/rigidbody de outro objeto.

OnCollisionEnter2D = Igual a de cima mas em jogos 2D.

OnCollisionExit = É chamado somente quando o collider/rigidbody deixa de tocar no collider/rigidbody de outro objeto.

OnCollisionExit2D = Igual a de cima mas em jogos 2D.

OnCollisionStay = É chamado somente quando o collider/rigidbody se mantem tocando no collider/rigidbody de outro objeto.

OnCollisionStay2D = Igual a de cima mas em jogos 2D.

OnTriggerEnter = Semelhante a OnCollisionEnter só que para Colliders com Trigger ativado.

OnTriggerEnter2D = Semelhante a OnCollisionEnter2D só que para Colliders com Trigger ativado.

OnTriggerExit = Semelhante a OnCollisionExit só que para Colliders com Trigger ativado.

OnTriggerExit2D = Semelhante a OnCollisionExit2D só que para Colliders com Trigger ativado.

OnTriggerStay = Semelhante a OnCollisionStay só que para Colliders com Trigger ativado.

OnTriggerStay2D = Semelhante a OnCollisionStay2D só que para Colliders com Trigger ativado.

OnDestroy = É chamado quando o script ou objeto é destruido.

OnDisable = É chamado quando o objeto ou script é desabilitado.

OnEnable = É chamado quando o objeto ou script é habilitado.

OnGUI = É chamado para renderizar todo tipo de GUI. As GUI somente serao renderizadas se estiverem dentro desse evento.

OnLevelWasLoaded = É chamado sempre que um novo level foi carregado.

OnMouseDown = É chamado sempre que clica-se com o mouse em um objeto que contem um elemento GUI ou um Collider.

OnMouseDrag = É chamado sempre que o mouse se mantem clicado em um objeto que contem um elemento GUI ou um Collider.

OnMouseEnter = É chamado sempre que o mouse entra em cima de um objeto que contem um elemento GUI ou um Collider.

OnMouseExit = É chamado sempre que o mouse sai de cima de um objeto que contem um elemento GUI ou um Collider.

OnMouseOver = É chamado sempre que o mouse se mantem em cima de um objeto que contem um elemento GUI ou um Collider.

OnMouseUp = É chamado sempre que o mouse deixar de clicar em um objeto que contem um elemento GUI ou um Collider.

OnMouseUpAsButton = É chamado se o mouse deixar de clicar exatamente em cima do objeto em que clicou primeiro. Funcionando como um botao. Se você clicar, manter clicado, tirar o mouse de cima do objeto e soltar o metodo nao é chamado.

Reset = É chamado quando o desenvolvedor clica no botao reset na aba inspector ou quando ele adiciona o script pela primeira vez no GameObject. Toda e qualquer variavel designada aqui dentro vai aparecer la.
ex:
Código:
                   
public int variavel1 = 524,variavel2 = 93;

void Reset(){
 variavel1 = 20;
 variavel2 = 32;
 }
ao clicar no reset os valores vão virar 20 e 32 ao inves de 524 e 93.




Bem esses sao os eventos mais basicos derivados do MonoBehaviour. Com o tempo vou aumentando a lista para quem sabe colocar todos que existem.




Atributos

Atributos são modos de controlar melhor a interface do inspector ou adicionar comportamentos especiais a classes  funcoes.

Vou explicar como usa-los sobre variaveis.
Para utilizá-los, em C#, é necessário colocá-los entre colchetes. Ex: [Header(“Texto”)], [Space(10)], [Range(0,100)].
O atributo deve ir sempre uma linha antes da variável na qual será atrelado e sobre a qual terá efeito. Não utiliza-se o ; para finalizar a instrução. É permitido colocar 2 ou mais atributos na mesma variavel. Bastando por 2 ou mais atributos acima da variavel.

Abaixo uma lista contendo os mais corriqueiramente usados e suas finalidades:

Header(“Texto”) = Usado para escrever um Titulo em cima da variavel no inspector.

Space(10) = Usado para adicionar um espaço entre duas variaveis. O valor entre parenteses sao os pixels que o Unity deve pular para por a proxima variavel.

Tooltip(“Texto”) = Usado para adicionar uma "dica" que ira aparecer ao posicionar o mouse em cima da variavel no inspector.

ContextMenuItem(“Texto”,“Método”) = Serve para criar uma opcao que aparece ao clicar com o botao direito sobre a variavel no inspector. Ao clicar nessa opcao o metodo que voce especificou no atributo sera executado mesmo sem o jogo estar em andamento.

Range(0,10) = Utilizado para definir o minimo e maximo que uma variavel pode assumir. Adicionalmente isto coloca um slider no inspector para voce alterar essa variavel. Aceita int e float.

Multiline (5) ou Multiline = Utilizado para aumentar o valor maximo de linhas que uma string pode ter no inspector. Por padrao este valor é 1. O valor entre parenteses é o valor de linhas.

HideInInspector = Serve para esconder uma variavel publica. Ela nao ira aparecer no inspector, mas sera acessivel por outros scripts normalmente por ser publica.

SerializeField = Serve para mostrar uma variavel privada. Ela aparecera no inspector, mas ainda sera privada nao podendo ser acessivel por outras classes.

System.Serializable = Ao criar uma classe que não herde do MonoBehavour esta classe  nao aparecera no inspector. Ao usar isto ela passara a aparecer.

Espero que tenham gostado, pois eu sim ;D


Última edição por RenanMSV em Sex Dez 25, 2015 12:24 am, editado 3 vez(es)
avatar
RenanMSV
Instrutor

Masculino PONTOS : 1855
REPUTAÇÃO : 325
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity Csharp Script - Dicas, Informações..etc

Mensagem por noocktall em Seg Dez 21, 2015 10:13 pm

Boa cara Very Happy
avatar
noocktall
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 846
REPUTAÇÃO : 18
Idade : 16
Áreas de atuação : progamação
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://kuork.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity Csharp Script - Dicas, Informações..etc

Mensagem por RenanMSV em Ter Maio 03, 2016 3:41 am

UP POR QUE É importante
avatar
RenanMSV
Instrutor

Masculino PONTOS : 1855
REPUTAÇÃO : 325
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity Csharp Script - Dicas, Informações..etc

Mensagem por Weslley em Ter Maio 03, 2016 7:25 am

Boa Vai Ajudar Muita gente
avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 2687
REPUTAÇÃO : 576
Idade : 19
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity Csharp Script - Dicas, Informações..etc

Mensagem por RenanMSV em Ter Maio 03, 2016 6:35 pm

ah, antes que eu me esqueça


Parabéns pela TAG Very Happy Very Happy
avatar
RenanMSV
Instrutor

Masculino PONTOS : 1855
REPUTAÇÃO : 325
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity Csharp Script - Dicas, Informações..etc

Mensagem por Weslley em Ter Maio 03, 2016 7:18 pm

vlw Very Happy
avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 2687
REPUTAÇÃO : 576
Idade : 19
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum