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Duvida sobra raycast 2d

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DÚVIDA Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por gurgelg752 em Seg Abr 30, 2018 8:09 pm

Bom galera, eu decidir estudar sobra os raycast 2d, dai eu fiz um script, erra para o script escrever no console "sim", sempre que o raycast colidir com um objeto, mas não sei porque ele esta colocando "sim" toda hora Neutral , mesmo sem colidir, oque eu estou fazendo de errado ?

Vou deixar o script aqui:


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class texte : MonoBehaviour {

   void Start () {
      
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (transform.position, -Vector3.up, 5);
      if (hit.collider) {
         print ("sim");   
   }
}
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por Souris em Seg Abr 30, 2018 8:12 pm

Faz uma verificação assim:

Código:
if (hit.gameObject != null)

Assim ele funfa ^-^
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por gurgelg752 em Seg Abr 30, 2018 8:34 pm

@Souris escreveu:Faz uma verificação assim:

Código:
if (hit.gameObject != null)

Assim ele funfa ^-^
cara no meu apareceu isso, " Unexpected symbol `end-of-file' ", e também o nome gameObject ficou vermelho, como se tivesse errado.
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por gurgelg752 em Seg Abr 30, 2018 8:49 pm

@gurgelg752 escreveu:
@Souris escreveu:Faz uma verificação assim:

Código:
if (hit.gameObject != null)

Assim ele funfa ^-^
cara no meu apareceu isso, " Unexpected symbol `end-of-file' ", e também o nome gameObject ficou vermelho, como se tivesse errado.
pera, coloquei errado, oque aparece o no console é isso "Assets/Scripts/texte.cs(14,11): error CS1061: Type `UnityEngine.RaycastHit2D' does not contain a definition for `gameObject' and no extension method `gameObject' of type `UnityEngine.RaycastHit2D' could be found. Are you missing an assembly reference?".
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por Souris em Seg Abr 30, 2018 8:51 pm

Ah, isto foi um erro no seu código principal, faça assim:

Código:
if(/*Condição*/){}

Obs.: Tu esqueceu do }, por isso o erro.


Sobre o objeto ficar vermelho é por causa de Prefabs, assim como explicado no tópico https://forum.unity.com/threads/object-name-in-red.4135/

@EDIT:

Bota assim ent:

Código:
hit.collider != null

dentro do "if"
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por gurgelg752 em Seg Abr 30, 2018 8:58 pm

@Souris escreveu:Ah, isto foi um erro no seu código principal, faça assim:

Código:
if(/*Condição*/){}

Obs.: Tu esqueceu do }, por isso o erro.


Sobre o objeto ficar vermelho é por causa de Prefabs, assim como explicado no tópico https://forum.unity.com/threads/object-name-in-red.4135/

@EDIT:

Bota assim ent:

Código:
hit.collider != null

dentro do "if"
bom, eu coloquei e o script ficou assim 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class texte : MonoBehaviour {

   void Start () {

   }

   // Update is called once per frame
   void Update () {
      RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (transform.position, -Vector3.up, 5);
      if (hit.collider != null) {
         print ("sim");
      }
   }
}

mas continua a mesmo coisa, o abj não esta colidindo em nada, mas mesmo assim ele fica mandando "sim" no console.

vou deixar uma imagem do meu projeto 
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por rafaelllsd em Seg Abr 30, 2018 9:08 pm

Provavelmente o raycast está colidindo com o objeto que possui o script, tente utilizar o LayerMask.
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por gurgelg752 em Seg Abr 30, 2018 9:14 pm

@rafaelllsd escreveu:Provavelmente o raycast está colidindo com o objeto que possui o script, tente utilizar o LayerMask.
como faço para utilizar ?
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por rafaelllsd em Seg Abr 30, 2018 9:48 pm

Código:
public LayerMask LayersNaoIgnoradas;
RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (transform.position, -Vector3.up, 5, LayersNaoIgnoradas);
Crie uma layer e aplique ela a seu objeto, logo após, vai na variavel "LayersNãoIgnoradas" na aba inspector do unity e desselecione a layer que você criou!
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por gurgelg752 em Seg Abr 30, 2018 10:04 pm

@rafaelllsd escreveu:
Código:
public LayerMask LayersNaoIgnoradas;
RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (transform.position, -Vector3.up, 5, LayersNaoIgnoradas);
Crie uma layer e aplique ela a seu objeto, logo após, vai na variavel "LayersNãoIgnoradas" na aba inspector do unity e desselecione a layer que você criou!
Nossa,muito abrigado !!!!  Very Happy
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por gurgelg752 em Seg Abr 30, 2018 10:10 pm

@rafaelllsd escreveu:
Código:
public LayerMask LayersNaoIgnoradas;
RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (transform.position, -Vector3.up, 5, LayersNaoIgnoradas);
Crie uma layer e aplique ela a seu objeto, logo após, vai na variavel "LayersNãoIgnoradas" na aba inspector do unity e desselecione a layer que você criou!
Mas eu tenho apenas outra duvida, tem como eu fazer esse ray cast seguir o meu mouse ?, se tiver, como faço ?
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por rafaelllsd em Seg Abr 30, 2018 10:40 pm

De uma olhada nestes links, ambos tem exemplos:
https://answers.unity.com/questions/781674/using-2d-raycasting-for-selecting-with-mouse.html
http://www.schultzgames.com/t6623-tutorial-mover-e-rotacionar-objeto-em-relacao-a-posicao-do-mouse?highlight=movimento+mouse
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DÚVIDA Re: Duvida sobra raycast 2d

Mensagem por Souris em Qua Maio 02, 2018 7:25 am

Ps.: Caso você queira saber se ele não estiver colidindo com ele mesmo, faça assim:

Código:
if (hit.collider.gameObject != gameObject)

Junto aos outros if's criados por você. Ou você pode usar o LayerMask mesmo como dito pelo @rafaelllsd .
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