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Efeito arma giratória

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DÚVIDA Efeito arma giratória

Mensagem por Flávio Qua Abr 18, 2018 2:34 am

bom dia, pretendo fazer uma arma giratoria, ela vai começar a girar sempre a partir de 0 graus no eixo Z.
então ela vai começar a girar ou para cima ou para baixo inicialmente.

toda vez que a arma chegar em 60 graus no eixo z, ela passa a girar no sentido contrario, e vai girando até chegar em -60 graus no eixo z. 
Chegou em -60 em z, passa a girar no outro sentido até 60 graus em z, atingiu 60 em z inverte o ghiro e assim vai fazendo essa troca no sentido do giro.

como que eu faço isso via script?

até agora o que consegui fazer:



eu fiz a mudança do sentido do giro por tempo, mas eu queria fazer por detecção do rotation em z, ou seja, quando detectar 60 graus positivos muda o sentido, e quando detectar 60 graus negativos muda de novo. reparem que o canhao começa em 0 graus e gira só até uns -60 graus e volta até 0.
queria iniciar o sentido de giro aleatorio, ou seja, algo que selecione de forma aleatoria entre começar a girar para cima, no sentido positivo até 60 graus, ou girar para baixo no sentido negativo até -60 graus.
seja para qual lado começar, aí vai detectar: se rotation z chegar até +60 vai girar para baixo; se chegar até -60, vai giarar para cima.

o script de giro da arma
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CanhaoScript : MonoBehaviour {

    public float duracao;
    public float tempo;
    public bool positivo;
    public float velRotacao;

    void Start () {
        positivo = false;
    }

    void Update () {
        tempo += Time.deltaTime;

        if (tempo >= duracao) {
            tempo = 0f;
            positivo = !positivo;
        }

        if (positivo) {
            transform.Rotate(0, 0, velRotacao * Time.deltaTime);
        }

        if (!positivo) {
            transform.Rotate(0, 0, -velRotacao * Time.deltaTime);
        }
    }
}

o que posso alterar no script?
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DÚVIDA Re: Efeito arma giratória

Mensagem por Fluttershy28 Qua Abr 18, 2018 3:31 am

Porque você não faz uma animação no blender ou qualquer outro programa? você pouparia 5* o tempo
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DÚVIDA Re: Efeito arma giratória

Mensagem por Isabela Qua Abr 18, 2018 4:58 pm

Como é uma animação simples, pode ser feito dentro da própria unity mesmo... com o Animator

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DÚVIDA Re: Efeito arma giratória

Mensagem por NKKF Qua Abr 18, 2018 5:07 pm

Não entendi, sua solução é muito simples: verificar o eixo Z, como você mesmo disse, através de transform.rotation.z :I
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DÚVIDA Re: Efeito arma giratória

Mensagem por Flávio Qui Abr 19, 2018 12:45 am

Souris escreveu:Não entendi, sua solução é muito simples: verificar o eixo Z, como você mesmo disse, através de transform.rotation.z :I

Souris eu até fiz uma verificação do rotation z dessa forma:

Código:
var rotZ = transform.rotation.z;
        if (rotZ > 60f) {
            return;
        }

        if (rotZ < 60f) {
            transform.Rotate(0, 0, velRotacao * Time.deltaTime);
        }

mas nao está funcionando. 
tem que ter um jeito de verificar a rotação em Z, mas o canhao continua rodando mesmo chegando em 60
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DÚVIDA Re: Efeito arma giratória

Mensagem por Fluttershy28 Qui Abr 19, 2018 2:05 am

Tenta isso
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Rodar : MonoBehaviour {
   bool rodar;
   public float velocidadeDoGiro = 100f;
   Vector3 rotacao;


   void Start(){
      rodar = true;
      transform.localEulerAngles = new Vector3 (0, 0, 0);
      rotacao = transform.localEulerAngles;
   }

   void Update () {
      if (rodar == true) {
         while (rotacao.z < 60) {
            rotacao.z += Time.deltaTime * velocidadeDoGiro;
            transform.localEulerAngles = rotacao;
            if (rotacao.z >= 60) {
               rotacao = new Vector3 (0, 0, 60);
               rodar = false;
            }
            return;
         }
      }else{
         while (rotacao.z > -60) {
            rotacao.z -= Time.deltaTime * velocidadeDoGiro;
            transform.localEulerAngles = rotacao;
            if (rotacao.z <= -60) {
               rotacao = new Vector3 (0, 0, -60);
               rodar = true;
            }
            return;
         }
      }
   }
}
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DÚVIDA Re: Efeito arma giratória

Mensagem por Phph09 Qui Abr 19, 2018 6:54 am

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DÚVIDA Re: Efeito arma giratória

Mensagem por Before Dawn Sáb Abr 21, 2018 1:32 am

Eu faria por animação também, por ser tão simples. Outra opção fácil seria fazer o canhão ficar mirando pra um objeto com lookAt, e voce só movimentar esse objeto pra cima e pra baixo.
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DÚVIDA Re: Efeito arma giratória

Mensagem por Flávio Sex maio 18, 2018 10:49 pm

Desculpem a demora, mais uma vez me afastei porque estava internado no hospital desde 24 de abril.
consegui resolver isso dessa forma:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CanhaoScript : MonoBehaviour {

    public bool positivo;
    public float velRotacao;
    public float z;
    public int numero;
    public bool vaiEVolta;
    public bool posInicial;

    private Transform pontoBala;
    private Transform myTr;

    void Awake() {
        pontoBala = transform.Find("fire");
    }

    void Start () {
        myTr = GetComponent<Transform>();
        numero = Random.Range(1, 3);
        positivo = false;
        vaiEVolta = false;
        posInicial = true;
    }

    IEnumerator VoltarRotacaoZero() {
        yield return new WaitForSeconds(8.0f);
        posInicial = true;
        vaiEVolta = false;
        CancelInvoke("AtiraBala");
       
    }

    void AtiraBala() {
        var prefBala = Resources.Load("Prefabs/Bala");
        Instantiate(prefBala, pontoBala.position, transform.rotation);
    }

    void Update () {
        // Gira o canhao para cima ou para baixo conforme o valor aleatório de numero.
        if (!posInicial) {
            if (!vaiEVolta && numero == 2) {
                z = Mathf.MoveTowards(z, -68.71f, Time.deltaTime * velRotacao);
                transform.eulerAngles = new Vector3(0, 0, z);
            }

            if (!vaiEVolta && numero == 1) {
                z = Mathf.MoveTowards(z, 68.71f, Time.deltaTime * velRotacao);
                transform.eulerAngles = new Vector3(0, 0, z);
            }

            if (!vaiEVolta) {
                if (z >= 68.71f || z <= -68.71f) {
                    vaiEVolta = true;
                    numero = 0;
                }
            }

            // Gira vai e volta entre 60 e -60 graus no eixo Z.
            if (vaiEVolta) {
                if (z >= 68.71f) {
                    positivo = false;
                }

                if (z <= -68.71f) {
                    positivo = true;
                }

                if (positivo) {
                    z = Mathf.MoveTowards(z, 68.71f, Time.deltaTime * velRotacao);
                    transform.eulerAngles = new Vector3(0, 0, z);
                }

                if (!positivo) {
                    z = Mathf.MoveTowards(z, -68.71f, Time.deltaTime * velRotacao);
                    transform.eulerAngles = new Vector3(0, 0, z);
                }
            }
        }
        else {
            z = Mathf.MoveTowards(z, 0, Time.deltaTime * 20f);
            transform.eulerAngles = new Vector3(0, 0, z);
        }
    }

    public void AtivarGiro() {
        numero = Random.Range(1, 3);
        posInicial = false;
        InvokeRepeating("AtiraBala", 0.0f, 0.15f);
        StartCoroutine("VoltarRotacaoZero");
    }
}

velRotacao e deixei em 80.
aproveitei e coloquei um efeito de tiros.
em um outro script no mesmo objeto vai ter um gatilho que dispara o giro e as balas, o gatilho é quando aperto a tecla space:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CanhaoControle : MonoBehaviour {

    private CanhaoScript scrCanhao;

   void Start () {
        scrCanhao = GetComponent<CanhaoScript>();
    }
   
   void Update () {
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Space)) {
            scrCanhao.AtivarGiro();
        }
    }
}

ficou como eu queria 
Fluttershy28 seu script tambem funcionou, agora tenho que acrescentar algumas coisas nele para ficar exatamente o efeito que consegui com o meu.
valeu a contribuição de todos!!
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