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[Ajuda] Zoom ao mirar

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DÚVIDA [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Seg Dez 14, 2015 7:30 pm

Estou criando um sistema na unity 5, de quando o player aperta, o botão (1)Direito do mause, ele da o Zoom, e quando eu aperta novamente ele Retira o Zoom, tipo Awm de fps, mais ainda não sei como, Tirar o Zoom apertando a mesma Tecla.
Código:


#pragma strict

 var ROTSpeed = 10f;
 var min : float = -50.0;
 var max : float = 20.0;
 
 function Start()
 {
     min = Camera.main.fov + min;
     max = Camera.main.fov + max;
 }
 
 function Update()
 {
    if(Input.GetMouseButtonDown(1))
     {
     Camera.main.fov = min;
     }

     }

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Dez 14, 2015 7:36 pm

você precisará do auxilio de uma variavel booleana para isto...

boleana é tipo, verdadeiro ou falso, então quando fica verdadeira, da zoom. quando fica falsa, retira o zoom.

Agora me diga, quer ficar no javaScript mesmo ou quer tentar o C#? todo o auxilio que damos aqui e no fórum wmag é em C#, visto que é uma linguagem melhor e mais potente

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Seg Dez 14, 2015 7:48 pm

Obrigado, eu faço em JS por que eu estou aprendendo assim, vou terminar este projeto que estou fazendo, e começar a programa em C#, Por que ela é mais potente assim como você disse. valeu pela dica.

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Dez 14, 2015 7:59 pm

Acabei de elaborar este exemplo simples em C#

o nome do script deve ser "Zoom" 

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Zoom : MonoBehaviour {
   [Range(10,55)]
   public float zoomMaximo = 55;
   private Camera cameraPlayer;
   private bool temZoom = false;

   void Start (){
      cameraPlayer = Camera.main.GetComponent<Camera> ();
      cameraPlayer.fieldOfView = 60;
   }

   void Update () {
      if(Input.GetMouseButtonDown(1)) {
         temZoom = !temZoom;
      }
      if (temZoom == true) {
         cameraPlayer.fieldOfView = 60 - zoomMaximo;
      } else {
         cameraPlayer.fieldOfView = 60;
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Seg Dez 14, 2015 8:21 pm

Obrigado pelo Script, como você disse que C# é mais potente, tentei arruma um pequeno erro que deu, Chamado:

Type `Camera' does not contain a definition for `fieldOfView' and no extension method `fieldOfView' of type `Camera' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)

Mais infelizmente não consegui resolver, devo abrir um novo topico para a solução?

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Dez 14, 2015 8:31 pm

rafaelllsd escreveu:Obrigado pelo Script, como você disse que C# é mais potente, tentei arruma um pequeno erro que deu, Chamado:

Type `Camera' does not contain a definition for `fieldOfView' and no extension method `fieldOfView' of type `Camera' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)

Mais infelizmente não consegui resolver, devo abrir um novo topico para a solução?

Diga, qual versão da Unity está utilizando? por que algumas coisas foram atualizadas da Unity 4 para a 5.

antigamente o parametro a ser alterado chamava-se "fov". agora ele chama-se "fieldOfView"

Se está com alguma versão anterior a Unity 5, aconselho atualizar, pois tem MUITA coisa boa nela, recursos de otimização, entre outros benefícios.

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 15, 2015 10:53 am

Minha versão é 5.3.0f4 Atualizei a pouco tempo.

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 15, 2015 1:47 pm

rafaelllsd escreveu:Minha versão é 5.3.0f4 Atualizei a pouco tempo.

Então você está criando o script em java, ou esta dando o nome errado para ele ou o erro é em outro script, ou a sua camera não está com a tag 'MainCamera'

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 15, 2015 2:19 pm

o script ta em C#, e o nome está igual, por que copiei e colei, e a camera ja conferi e está certo, Seria um bug da versão?
Script


Camera

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 15, 2015 3:39 pm

O seu Player está com a tag Player? 

Deixe-me ver a sua aba de tag, por que o erro é que ele não está conseguindo achar a "MainCamera" mesmo tendo a tag O.o

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 15, 2015 3:46 pm

Acho que deve ser um bug desta versão, se precisar posso baixar uma mais antiga sem problemas, ou a versão que você está usando se não for está.


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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 15, 2015 3:52 pm

Tente achar a camera diretamente pela tag dela:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Zoom : MonoBehaviour {
   [Range(10,55)]
   public float zoomMaximo = 55;
   private Camera cameraPlayer;
   private bool temZoom = false;

   void Start (){
      cameraPlayer = GameObject.FindWithTag("MainCamera").GetComponent<Camera> ();
      cameraPlayer.fieldOfView = 60;
   }

   void Update () {
      if(Input.GetMouseButtonDown(1)) {
         temZoom = !temZoom;
      }
      if (temZoom == true) {
         cameraPlayer.fieldOfView = 60 - zoomMaximo;
      } else {
         cameraPlayer.fieldOfView = 60;
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 15, 2015 4:05 pm

Já fiz oque pediu, e o script novo corrigiu 1 erro que tinha, o seguinte erro corrigido:

Assets/ArmasT/Zoom.cs(13,31): error CS0117: ´camera' does not contain a definition for 'main' (Corrigido)

Mais o erro FieldOfView não ;/


Marcos, se funcionar na versão que você está utilizando, diga a mim qual a versão sua que eu baixo!


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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 15, 2015 7:47 pm

Por acaso tem outra camera em cena?

Poderia zipar o projeto e mandar para que eu possa analiza-lo? Este seu erro não faz o menor sentido, tem cara de bug mesmo.

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 16, 2015 3:34 pm

Cara, baixei o projeto, pelo que vi, a Unity 5 não conseguiu atualizar os scripts de tanto asset que tem no projeto, e manteve a antiga API, algumas coisas da Unity 3 inclusive O.o

Se você deletar tudo o que tem nesse projeto e apenas utilizar o script, você verá que irá compilar bem certo...


O problema é que este projeto está demasiadamente cheio de coisas da antiga API, e não pode ser transferido para a Unity 5

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Qua Dez 16, 2015 3:58 pm

Então eu devo, Transferir oque eu realmente irei utilizar, para outro projeto? ou basicamente os excluir?

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 16, 2015 4:07 pm

rafaelllsd escreveu:Então eu devo, Transferir oque eu realmente irei utilizar, para outro projeto? ou basicamente os excluir?

Crie um novo projeto e vá transferindo asset por asset, más apenas o que for REALMENTE necessário, por que tem muitos scripts obsoletos naqueles assets

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Zoom ao mirar

Mensagem por rafaelllsd em Qua Dez 16, 2015 4:22 pm

Realmente, Criei um novo projeto e o script parou com o erro, muito obrigado pela paciência marcos.

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