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Movimentação

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DÚVIDA Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 1:28 pm

Eu estou usando o analógico do tutorial do ismarspn.

E queria um script de movimentação em que quando eu arrastar o analógico pra cima, o personagem também ande pra cima.



Se eu arrastar o analógico pra esquerda, o personagem também ande pra esquerda.




E do mesmo jeito para as outras direções

Mas que ele ande sempre de frente pra direção em que ele está andando

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 2:39 pm

É só você mesmo mudar a direção no script, tipo: up= cima, down= baixo, forward = frente, back = trás, left = esquerda, right = direita...

você muda esse código:

Código:
player.transform.Translate(Vector3.right * speed * Time.deltaTime);

dá pra ver q ele tem Vector3.right, quer dizer q ele ta na direção direita, é só mudar esse right pra qualquer outra direção, isso também conta com os outros trechos no script

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 2:55 pm

Sim, mas eu queria que ele andase de frente para essas diréções

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 5:52 pm

Cara, fiz uns testes aqui e funcionou, mas tem que usar um rigidbody no seu player... adiciona um rogidbody, ai vai lá no seu script d joystick e coloca esse código:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using System.Collections;

public class VirtualJoystick : MonoBehaviour, IDragHandler, IPointerUpHandler, IPointerDownHandler  {

 private Image bgImg;
 private Image joystickImg;
 private Vector3 inputVector;

 public Rigidbody player;
 public float speed;

 private void Start(){
 bgImg = GetComponent<Image> ();
 joystickImg = transform.GetChild (0).GetComponent<Image> ();
 }
 public virtual void OnDrag(PointerEventData ped){

 Vector2 pos;
 if (RectTransformUtility.ScreenPointToLocalPointInRectangle (bgImg.rectTransform
                                                           , ped.position
                                                           , ped.pressEventCamera
                                                           , out pos))
 {
 pos.x = (pos.x / bgImg.rectTransform.sizeDelta.x);
 pos.y = (pos.y / bgImg.rectTransform.sizeDelta.y);

 inputVector = new Vector3(pos.x*3,0, pos.y*3);
 inputVector = (inputVector.magnitude > 1.0f)?inputVector.normalized:inputVector;

 // Move Joystick IMG
 joystickImg.rectTransform.anchoredPosition =
 new Vector3(inputVector.x * (bgImg.rectTransform.sizeDelta.x/3)
            ,inputVector.z * (bgImg.rectTransform.sizeDelta.y/3));
 }
 }

 public virtual void OnPointerDown(PointerEventData ped){
 OnDrag (ped);

 }
 public virtual void OnPointerUp(PointerEventData ped){

 inputVector = Vector3.zero;
 joystickImg.rectTransform.anchoredPosition = Vector3.zero;
 }

 void Update(){
 if (joystickImg.transform.localPosition.x > 20) {
 player.transform.GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Vector3.right * speed * Time.deltaTime);
 player.transform.eulerAngles = new Vector3 (0, 90, 0);
 }

 if (joystickImg.transform.localPosition.x < -20) {
 player.transform.GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Vector3.left * speed * Time.deltaTime);
 player.transform.eulerAngles = new Vector3 (0, -90, 0);
 }
 if (joystickImg.transform.localPosition.y > 20) {
 player.transform.GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
 player.transform.eulerAngles = new Vector3 (0, 0, 0);
 }
 
 if (joystickImg.transform.localPosition.y < -20) {
 player.transform.GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Vector3.back * speed * Time.deltaTime);
 player.transform.eulerAngles = new Vector3 (0, 180, 0);
 }
 }


}

aumenta o speed bastante, entre 800 ou mais, depois é só setar seu player de novo, aqui deu certo assim, ta olhando pro lado onde anda...

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 6:27 pm

Aki tá bugando quando eu aperto play câmera fica subindo e descendo

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 6:53 pm

A câmera? o.O aí eu não sei, esse script nem mexe na câmera

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 7:03 pm

Você fez alguma mudança no rigidbody?

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 7:10 pm

eu selecionei esses 3 eixos só pro objeto não virar


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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 7:14 pm

Ainda tá dando erro aki

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 7:15 pm

você ta usando a camera como filho do player?

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 7:16 pm

nao

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 7:20 pm

Então como que a camera fica bugando? ela tem algum follow no player?

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 7:24 pm

follow?

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 7:26 pm

algum script para a camera seguir o player

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 7:28 pm

então tem follow sim

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 7:30 pm

poste um print da Hierarchy do seu player e manda o script do follow da camera

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 7:37 pm




Esse é um script do Marcos de um vídeo dele

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Camera : MonoBehaviour {
 public GameObject cabeca;
 public GameObject[] posicoes;
 private int indice = 0;
 public float VelocidadeDeMovimento = 2;
 private RaycastHit hit;
 void FixedUpdate () {
 transform.LookAt (cabeca.transform);
 //CHECAR SE TEM COLISOR
 if (!Physics.Linecast (cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position)) {
 transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, posicoes[indice].transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position);
 }
 else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position,out hit)){
 transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
 }
 }

}

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 7:41 pm

Cara, aqui está funcionando perfeitamente... não sei porquê está acontecendo esse bug
a Hierarchy que eu falo é isso:


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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 7:50 pm


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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 7:53 pm

Não tem nenhum collider no player?

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 7:54 pm

nao

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 8:01 pm

Tem que adicionar pelo menos um Capsule collider para o player não cair no limbo, cara, porquê ele está com um rigidbory, e adicionar um colisor no terraço também.

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 8:06 pm

Até que funcionou mas agora o player não anda só fica virando pros lados

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 8:07 pm

acho que tem que aumentar mais a speed até ele conseguir andar

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Qua Dez 09, 2015 8:19 pm

o player não tá se movendo mas a camera se distancia

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qua Dez 09, 2015 8:22 pm

Cara, tem como upar seu projeto no MEGA e mandar o link para eu dar uma olhada no que está errado?

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Sex Dez 11, 2015 12:23 pm

cara, conseguiu ?

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Sex Dez 11, 2015 12:40 pm

Estou esperando você mandar seu projeto para eu dar uma olhada

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por Renan Arruda em Sex Dez 11, 2015 12:42 pm

eu mandei uma mp com o link do projeto

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DÚVIDA Re: Movimentação

Mensagem por ismarspn em Sex Dez 11, 2015 12:47 pm

Está pedindo uma chave para descriptografar

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