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[RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

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Resolvido [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por MRX em Dom Mar 04, 2018 7:11 pm

Bom estou com meu projeto de TPS que anda evoluindo consideravelmente más meus estudos estão dando uma boa "brecada" no progresso pela falta de tempo, más emfim estava fazendo minha movimentação via mecanim apenas utilizando a movimentação das animações chamando elas pelo input, algo bem simples, então com algumas pesquisas vi que existem outros métodos de se fazer as movimentações de maneira mais fluida com scripts mais elaborados, ao contrario doque estou fazendo que é apenas receber o input dos eixos de direção e atualizar na float da mecanim, alguém sabe qual seria o melhor método de fazer a movimentação de um personagem em terceira pessoa e sabe algum tutorial que ajude ?


Última edição por dstaroski em Ter Mar 06, 2018 5:24 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Resolvido)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por dstaroski em Seg Mar 05, 2018 7:54 am

@MRX escreveu:Bom estou com meu projeto de TPS que anda evoluindo consideravelmente más meus estudos estão dando uma boa "brecada" no progresso pela falta de tempo, más emfim estava fazendo minha movimentação via mecanim apenas utilizando a movimentação das animações chamando elas pelo input, algo bem simples, então com algumas pesquisas vi que existem outros métodos de se fazer as movimentações de maneira mais fluida com scripts mais elaborados, ao contrario doque estou fazendo que é apenas receber o input dos eixos de direção e atualizar na float da mecanim, alguém sabe qual seria o melhor método de fazer a movimentação de um personagem em terceira pessoa e sabe algum tutorial que ajude ?
Bom dia cara! eu tinha um vídeo sobre isso, mas não achei mais, eu uso esse script para a rotação do player, e as animações eu uso o root motion do animator com IK nos pés para ficar mais legal.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MyController : MonoBehaviour {

   private string turnInputAxis = "Horizontal";

   [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
   public float rotationRate = 360;

   private void Update () {

      //Turn player
      float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

      ApplyInput (turnAxis);
      //

   }//end update

   //Void for Turn Player
   private void ApplyInput(float turnInput){
      Turn (turnInput);
   }
   //

   //Void for turn player
   private void Turn(float input){
      transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
   }
   //

}//end script
A movimentação você usar o root motion e criar os eventos dentro de uma blend tree, com o horizontal e Vertical. Para o IK eu usei esse vídeo aqui:


Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por Dom3000 em Seg Mar 05, 2018 11:45 am

@dstaroski escreveu:
@MRX escreveu:Bom estou com meu projeto de TPS que anda evoluindo consideravelmente más meus estudos estão dando uma boa "brecada" no progresso pela falta de tempo, más emfim estava fazendo minha movimentação via mecanim apenas utilizando a movimentação das animações chamando elas pelo input, algo bem simples, então com algumas pesquisas vi que existem outros métodos de se fazer as movimentações de maneira mais fluida com scripts mais elaborados, ao contrario doque estou fazendo que é apenas receber o input dos eixos de direção e atualizar na float da mecanim, alguém sabe qual seria o melhor método de fazer a movimentação de um personagem em terceira pessoa e sabe algum tutorial que ajude ?
Bom dia cara! eu tinha um vídeo sobre isso, mas não achei mais, eu uso esse script para a rotação do player, e as animações eu uso o root motion do animator com IK nos pés para ficar mais legal.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MyController : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360;

 private void Update () {

 //Turn player
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);
 //

 }//end update

 //Void for Turn Player
 private void ApplyInput(float turnInput){
 Turn (turnInput);
 }
 //

 //Void for turn player
 private void Turn(float input){
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
 //

}//end script
A movimentação você usar o root motion e criar os eventos dentro de uma blend tree, com o horizontal e Vertical. Para o IK eu usei esse vídeo aqui:


Abraço!
ola duvida como funciona este sistema ?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por dstaroski em Seg Mar 05, 2018 1:09 pm

@Dom3000 escreveu:
@dstaroski escreveu:
@MRX escreveu:Bom estou com meu projeto de TPS que anda evoluindo consideravelmente más meus estudos estão dando uma boa "brecada" no progresso pela falta de tempo, más emfim estava fazendo minha movimentação via mecanim apenas utilizando a movimentação das animações chamando elas pelo input, algo bem simples, então com algumas pesquisas vi que existem outros métodos de se fazer as movimentações de maneira mais fluida com scripts mais elaborados, ao contrario doque estou fazendo que é apenas receber o input dos eixos de direção e atualizar na float da mecanim, alguém sabe qual seria o melhor método de fazer a movimentação de um personagem em terceira pessoa e sabe algum tutorial que ajude ?
Bom dia cara! eu tinha um vídeo sobre isso, mas não achei mais, eu uso esse script para a rotação do player, e as animações eu uso o root motion do animator com IK nos pés para ficar mais legal.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MyController : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360;

 private void Update () {

 //Turn player
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);
 //

 }//end update

 //Void for Turn Player
 private void ApplyInput(float turnInput){
 Turn (turnInput);
 }
 //

 //Void for turn player
 private void Turn(float input){
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
 //

}//end script
A movimentação você usar o root motion e criar os eventos dentro de uma blend tree, com o horizontal e Vertical. Para o IK eu usei esse vídeo aqui:


Abraço!
ola duvida como funciona este sistema ?
Você quer dizer o IK?

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por Dom3000 em Seg Mar 05, 2018 1:11 pm

isso este script nao diz nada e ik
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por dstaroski em Seg Mar 05, 2018 1:17 pm

@Dom3000 escreveu:isso este script nao diz nada e ik
o script é para a rotação do player, sobre IK tem o vídeo que o brow ensina a programar o código.

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por MRX em Seg Mar 05, 2018 8:50 pm

@dstaroski escreveu:
@MRX escreveu:Bom estou com meu projeto de TPS que anda evoluindo consideravelmente más meus estudos estão dando uma boa "brecada" no progresso pela falta de tempo, más emfim estava fazendo minha movimentação via mecanim apenas utilizando a movimentação das animações chamando elas pelo input, algo bem simples, então com algumas pesquisas vi que existem outros métodos de se fazer as movimentações de maneira mais fluida com scripts mais elaborados, ao contrario doque estou fazendo que é apenas receber o input dos eixos de direção e atualizar na float da mecanim, alguém sabe qual seria o melhor método de fazer a movimentação de um personagem em terceira pessoa e sabe algum tutorial que ajude ?
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public class MyController : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360;

 private void Update () {

 //Turn player
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);
 //

 }//end update

 //Void for Turn Player
 private void ApplyInput(float turnInput){
 Turn (turnInput);
 }
 //

 //Void for turn player
 private void Turn(float input){
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
 //

}//end script
A movimentação você usar o root motion e criar os eventos dentro de uma blend tree, com o horizontal e Vertical. Para o IK eu usei esse vídeo aqui:


Abraço!

Cara show vlw msm me deu ótimas ideias e o IK vai ficar ótimo no meu projeto e nem lembrava, agora vamos ver se sei trabalhar com ele kk

Mas em relação ao código fiquei em duvida para que server essa linha "[Tooltip("Rate per seconds holding down input")]"
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por dstaroski em Seg Mar 05, 2018 8:53 pm

Colocando o [Tooltip("bla bla"] antes da sua variável, no inspector, quando deixar o cursor do mouse em cima da variável, aparecerá essa nota, Bla Bla, é basicamente dicas. Faça um teste, coloque o cursor do mouse no nome da variável rotation rate lá no inspector.

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por MRX em Seg Mar 05, 2018 9:11 pm

@dstaroski escreveu:Colocando o [Tooltip("bla bla"] antes da sua variável, no inspector, quando deixar o cursor do mouse em cima da variável, aparecerá essa nota, Bla Bla, é basicamente dicas. Faça um teste, coloque o cursor do mouse no nome da variável rotation rate lá no inspector.

Abraço!
Massa, não conhecia essa função, aproveitando tem alguma diferença de desempenho verificar se o jogo está rodando na hora de receber os Eixos? ex:
Código:
   void Update () {
      if (Application.isPlaying) {
         Move (Input.GetAxis ("Vertical"), Input.GetAxis ("Horizontal"));
      }
   }

Se tiver, porque ?  Neutro
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por dstaroski em Seg Mar 05, 2018 9:22 pm

@MRX escreveu:
@dstaroski escreveu:Colocando o [Tooltip("bla bla"] antes da sua variável, no inspector, quando deixar o cursor do mouse em cima da variável, aparecerá essa nota, Bla Bla, é basicamente dicas. Faça um teste, coloque o cursor do mouse no nome da variável rotation rate lá no inspector.

Abraço!
Massa, não conhecia essa função, aproveitando tem alguma diferença de desempenho verificar se o jogo está rodando na hora de receber os Eixos? ex:
Código:
 void Update () {
 if (Application.isPlaying) {
 Move (Input.GetAxis ("Vertical"), Input.GetAxis ("Horizontal"));
 }
 }

Se tiver, porque ?  Neutro
acredito que não cara, pois de qualquer forma a captura dos eixos deve ser feita no update. O que se pode fazer é um teste com o Profiler, com e sem, e veja se dá alguma diferença, creio que não.

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por NKKF em Seg Mar 05, 2018 9:26 pm

Há esse Atributo também:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/HeaderAttribute.html

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Acredito que não, pois ele sempre retornará true. Já que sempre estará rodando. Acho que se você utilizar Esta função você consegue o que quer.

Espero ter ajudado Smile
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NKKF
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual a melhor forma de fazer a movimentação em terceira pessoa?

Mensagem por MRX em Seg Mar 05, 2018 9:46 pm

Vlw obrigado pela duvida  Smile
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