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Alcance de Ataque

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DÚVIDA Alcance de Ataque

Mensagem por Renan Arruda em Ter Dez 08, 2015 12:10 pm

Eu queria saber como fazer um alcance pro ataque do meu personagem
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por hellkiller em Ter Dez 08, 2015 12:58 pm

Como assim , tipo ele so pode atacar se estiver perto?
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 08, 2015 1:00 pm

Quando for criar tópicos, por favor, seja mais específico. dê exemplos.

Assim como está não consigo nem saber direito o tipo de sistema que você está tentando fazer
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por Renan Arruda em Ter Dez 08, 2015 1:18 pm

Eu quero que o inimigo receba dano se meu personagem estiver perto o suficiente do inimigo ao atacar
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 08, 2015 1:21 pm

Já tem algum sistema de ataque pronto?

Tem algum sistema para vida do inimigo pronto?

Já utilizou Vector3.Distance?(é este metodo que vamos utilizar)

Tem que ter os 2 primeiros sistemas prontos. Fazer a implementação do Vector3.Distance é facil
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por Renan Arruda em Ter Dez 08, 2015 1:26 pm

Sim já tenho os dois sistemas.

Ainda não tentei usar esse método.
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 08, 2015 2:19 pm

Poste os scripts dos 2 sistemas que eu ajudo a implementar
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por Renan Arruda em Ter Dez 08, 2015 3:37 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ObjectDestructive : Destructive {

 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {

 if(Input.GetKeyDown(KeyCode.T)){
 ApplyDamage(3);
 }
 
 }

 public override void OnDestroyed ()
 {
 Destroy(gameObject);
 }
}


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public abstract class Destructive : MonoBehaviour {

 public float currentLife;

 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
 
 }

 public void ApplyDamage(int damage){
 currentLife -= damage;

 if(currentLife <= 0){
 OnDestroyed();
 }
 }

 public abstract void OnDestroyed();
}
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 08, 2015 3:54 pm

Ok, temos um pequeno problema de lógica aqui...

você tem uma void publica

Código:
public void ApplyDamage(int damage){
      currentLife -= damage;

      if(currentLife <= 0){
         OnDestroyed();
      }
   }

e no script que acredito estar no seu Player você tem esse comando:

Código:
if(Input.GetKeyDown(KeyCode.T)){
         ApplyDamage(3);
      }

Então se você chamar a função "ApplyDamage", todos os objetos que contem o script com esta função, irão sofrer o efeito.


Nestes casos eu costumo utilizar alguns parametros para detectar qual é o objeto que está proximo, por exemplo:

OnTriggerEnter(Collider other)
ou
Raycast - hit
ou
Linecast - hit

destas formas, você pode dizer que o hit.script.variavel vai ser reduzido, e não irá aplicar o dano a todos os objetos da cena.


Diga-me, você terá que estar apontando para o objeto que quer atacar para ele receber dano? por que se for assim, Raycast ou Linecast dão uma resolução bastante simples para tudo isso
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por Renan Arruda em Ter Dez 08, 2015 3:57 pm

Sim isso mesmo
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 08, 2015 4:18 pm

Tente algo assim:

Este script vai na camera do seu Player

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ObjectDestructive : MonoBehaviour {
   public int danoPorHit = 30;
   public int DistanciaMaxima = 5;
   public string TagDosAlvos = "OBJETO";
   void Update () {
      RaycastHit PontoDeColisao;
      Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, 100);
      if (Vector3.Distance (transform.position, PontoDeColisao.point) <= DistanciaMaxima && PontoDeColisao.transform.gameObject.tag == TagDosAlvos) {
         if(Input.GetKeyDown(KeyCode.T)){
            PontoDeColisao.transform.gameObject.GetComponent<Destructive>().currentLife -= danoPorHit;
         }
      }
   }
}

e este script vai no seu inimigo:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Destructive : MonoBehaviour {

   public float currentLife = 100;

   void Update (){
      if(currentLife <= 0){
         Destroy (gameObject);
      }
   }
}



Más lembre-se de colocar no inimigo a tag que você deve definir no script do Player.


Já deixei as variáveis para configurar
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DÚVIDA Re: Alcance de Ataque

Mensagem por Renan Arruda em Ter Dez 08, 2015 4:53 pm

Valeu ta funcionando!
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