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Personagem dar apenas um pulo

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DÚVIDA Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por ruanzikaad em Qua Fev 14, 2018 8:05 pm

Boa noite, gostaria de saber como faço uma verificação para que o meu personagem dê apenas um pulo e só possa dar outro quando estiver no chão ? 
Este é o script que estou usando : 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class movimentacaoPersonagem : MonoBehaviour
{

    public float velocidadeMovimento;
    public bool animacao;
    public Animator animator;
    public float forcapulo;
    public Rigidbody PlayerRigid;
    public GameObject floor;


    void Start()
    {
        animacao = true;
    }


    void Update()
    {
        if (animacao == true)
        {
            transform.Translate(0, 0, velocidadeMovimento);
            animator.SetBool("walk", true);
        }
        else
        {
            animator.SetBool("walk", false);
        }

    }


    void OnCollisionEnter(Collision collision)
    {
        // Não sei qual parâmetro para ler que o player está em cima do colisor
        if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
        {
            transform.Translate(0, forcapulo, 0);
            animator.SetBool("jump", true);

        }
        else
        {
            animator.SetBool("jump", false);
            transform.Translate(0, 0, 0);
        }
    }
}
Alguma ajuda ? <3

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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por Phph09 em Qua Fev 14, 2018 9:07 pm

@ruanzikaad escreveu:Boa noite, gostaria de saber como faço uma verificação para que o meu personagem dê apenas um pulo e só possa dar outro quando estiver no chão ? 
Este é o script que estou usando : 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class movimentacaoPersonagem : MonoBehaviour
{

    public float velocidadeMovimento;
    public bool animacao;
    public Animator animator;
    public float forcapulo;
    public Rigidbody PlayerRigid;
    public GameObject floor;


    void Start()
    {
        animacao = true;
    }


    void Update()
    {
        if (animacao == true)
        {
            transform.Translate(0, 0, velocidadeMovimento);
            animator.SetBool("walk", true);
        }
        else
        {
            animator.SetBool("walk", false);
        }

    }


     void OnCollisionEnter(Collision collision)
    {
        // Não sei qual parâmetro para ler que o player está em cima do colisor
        if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
        {
            transform.Translate(0, forcapulo, 0);
            animator.SetBool("jump", true);

        }
        else
        {
            animator.SetBool("jump", false);
            transform.Translate(0, 0, 0);
        }
    }
}
Alguma ajuda ? <3
Translate não eh nada legal em movimentação, recomendo o rigidbody.velocity;

Veja isso:
utilize isso como base para verificar se ele está no  chão,caso não o player teria que esperar para poder pular novamente;


https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Physics.Raycast.html
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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por ruanzikaad em Qua Fev 14, 2018 10:41 pm

@Phph09 escreveu:
@ruanzikaad escreveu:Boa noite, gostaria de saber como faço uma verificação para que o meu personagem dê apenas um pulo e só possa dar outro quando estiver no chão ? 
Este é o script que estou usando : 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class movimentacaoPersonagem : MonoBehaviour
{

    public float velocidadeMovimento;
    public bool animacao;
    public Animator animator;
    public float forcapulo;
    public Rigidbody PlayerRigid;
    public GameObject floor;


    void Start()
    {
        animacao = true;
    }


    void Update()
    {
        if (animacao == true)
        {
            transform.Translate(0, 0, velocidadeMovimento);
            animator.SetBool("walk", true);
        }
        else
        {
            animator.SetBool("walk", false);
        }

    }


     void OnCollisionEnter(Collision collision)
    {
        // Não sei qual parâmetro para ler que o player está em cima do colisor
        if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
        {
            transform.Translate(0, forcapulo, 0);
            animator.SetBool("jump", true);

        }
        else
        {
            animator.SetBool("jump", false);
            transform.Translate(0, 0, 0);
        }
    }
}
Alguma ajuda ? <3
Translate não eh nada legal em movimentação, recomendo o rigidbody.velocity;

Veja isso:
utilize isso como base para verificar se ele está no  chão,caso não o player teria que esperar para poder pular novamente;


https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Physics.Raycast.html
Qual a diferença do rigid body para o translate ?

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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por ruanzikaad em Qua Fev 14, 2018 10:46 pm

Cara, não tem como eu fazer isso com um trigger ? Ou com um collisionEnter?

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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por parkournick em Qua Fev 14, 2018 11:10 pm

tem sim fera! vo te mandar a msg no privado pq o pessoal do fórum ta cansado de sistema de pulo haha :D
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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por ruanzikaad em Qua Fev 14, 2018 11:43 pm

Chamei la no pv :D

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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por Phph09 em Qui Fev 15, 2018 7:09 am

@ruanzikaad escreveu:
@Phph09 escreveu:
@ruanzikaad escreveu:Boa noite, gostaria de saber como faço uma verificação para que o meu personagem dê apenas um pulo e só possa dar outro quando estiver no chão ? 
Este é o script que estou usando : 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class movimentacaoPersonagem : MonoBehaviour
{

    public float velocidadeMovimento;
    public bool animacao;
    public Animator animator;
    public float forcapulo;
    public Rigidbody PlayerRigid;
    public GameObject floor;


    void Start()
    {
        animacao = true;
    }


    void Update()
    {
        if (animacao == true)
        {
            transform.Translate(0, 0, velocidadeMovimento);
            animator.SetBool("walk", true);
        }
        else
        {
            animator.SetBool("walk", false);
        }

    }


     void OnCollisionEnter(Collision collision)
    {
        // Não sei qual parâmetro para ler que o player está em cima do colisor
        if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
        {
            transform.Translate(0, forcapulo, 0);
            animator.SetBool("jump", true);

        }
        else
        {
            animator.SetBool("jump", false);
            transform.Translate(0, 0, 0);
        }
    }
}
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Veja isso:
utilize isso como base para verificar se ele está no  chão,caso não o player teria que esperar para poder pular novamente;


https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Physics.Raycast.html
Qual a diferença do rigid body para o translate ?

O rigidbody ele obedece as físicas da unity, sempre é recomendado utilizar ele em movimentos que se usam físicas, o Translate simplesmente não obedecem as físicas, gerando muitos problemas caso esse objeto tenha física, recomendo ele apena quando o objeto a ser movimentado não tem física;

Caso resolva por lá, poste aqui como que você fez para resolver o problema;
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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Qui Fev 15, 2018 1:23 pm

Cara, é so usar um raycast! Com ele vc detecta se algum raio está detectando um objeto, na direçao que vc programar :

Código:
if (physics.raycast(transform.position,Vector3.down,1f) && input.GetKeyDown(KeyCode.Space)
//faça seu pulo
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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Qui Fev 15, 2018 1:25 pm

Vou logo avisando que usar uma void OnCollisionStay é EXTREMAMENTE não recomendado, ja que esse não foi feito para esse tipo de função.
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DÚVIDA Re: Personagem dar apenas um pulo

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Qui Fev 15, 2018 1:27 pm

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Physics.Raycast.html
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