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Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

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DÚVIDA Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por parkournick em Sab Fev 10, 2018 9:09 pm

Bom... Criei um script para movimentação de um objeto(um player), no entanto, "saporra" não para de andar nem em colisão.

código




Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Movimento : MonoBehaviour {

 public static float _velocidade = 0;
 public static bool _andando = false;
 public static bool _correndo = false;
 void Start () {
 
 }

 void Update () {
 if (Input.GetAxisRaw ("Vertical") == 0 && Input.GetAxisRaw ("Horizontal") == 0) {
 _andando = false;
 }else {
 if (Salto._noChao) {
 if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift)) {
 _correndo = true;
 _andando = false;

 } else {
 _correndo = false;
 _andando = true;
 }
 }
 }
                //##################----MOVIMENTAÇÃO----################### INICIO
 if (Input.GetAxisRaw("Horizontal") == 0) {
 if (Input.GetAxisRaw ("Vertical") >= 1) {
 transform.Translate (new Vector3(0, 0,_velocidade * Time.deltaTime));
 }
 if (Input.GetAxisRaw("Vertical") <= -1) {
 transform.Translate (new Vector3(0, 0,-_velocidade * Time.deltaTime));
 }
 }
 if (Input.GetAxisRaw("Vertical") == 0) {
 if (Input.GetAxisRaw("Horizontal") >= 1) {
 transform.Translate (new Vector3(Time.deltaTime * _velocidade, 0,0));
 }
 if(Input.GetAxisRaw("Horizontal") <= -1){
 transform.Translate (new Vector3(Time.deltaTime * -_velocidade, 0,0));
 }
 }
 //CIMA-DIREITA
 if (Input.GetAxisRaw("Vertical") >= 1 && Input.GetAxisRaw("Horizontal") >= 1) {
 transform.Translate (new Vector3(0, 0,(_velocidade / 2) * Time.deltaTime));
 transform.Translate (new Vector3(Time.deltaTime * (_velocidade / 2), 0,0));
 }
 //CIMA-ESQUERDA
 if (Input.GetAxisRaw("Vertical") >= 1 && Input.GetAxisRaw("Horizontal") <= -1) {
 transform.Translate (new Vector3(0, 0,(_velocidade / 2) * Time.deltaTime));
 transform.Translate (new Vector3(Time.deltaTime * (-_velocidade / 2), 0,0));
 }
 //BAIXO-DIREITA
 if (Input.GetAxisRaw("Vertical") <= -1 && Input.GetAxisRaw("Horizontal") >= 1) {
 transform.Translate (new Vector3(0, 0,(-_velocidade / 2) * Time.deltaTime));
 transform.Translate (new Vector3(Time.deltaTime * (_velocidade / 2), 0,0));
 }
 //BAIXO-ESQUERDA
 if (Input.GetAxisRaw("Vertical") <= -1 && Input.GetAxisRaw("Horizontal") <= -1) {
 transform.Translate (new Vector3(0, 0,(-_velocidade / 2) * Time.deltaTime));
 transform.Translate (new Vector3(Time.deltaTime * (-_velocidade / 2), 0,0));
 }
 //##################----MOVIMENTAÇÃO----################### FINAL
 }
}

Lembrando que as variaveis estão "static" pro level designer modifica-las em um unico script(que não é esse... obvio).


Vídeo que demonstra o bug




 




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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por Souris em Sab Fev 10, 2018 9:19 pm

Isto se deve ao fato que NUNCA se deve usar o Translate para movimentação, seja como for!

Use o Rigidbody.velocity. Além disso, o teu código está muito grande amigo, eu vou ver o que eu posso fazer para aprimorá-lo  Very Happy
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por parkournick em Sab Fev 10, 2018 9:24 pm

Souris escreveu:Isto se deve ao fato que NUNCA se deve usar o Translate para movimentação, seja como for!

Use o Rigidbody.velocity. Além disso, o teu código está muito grande amigo, eu vou ver o que eu posso fazer para aprimorá-lo  Very Happy

nunca nem vi esse tal de "Rigibody.velocity", mas vlw pela dica! vou pesquisar aqui e substituir o Translate por isso ai...


é nois  Wink
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por Souris em Sab Fev 10, 2018 9:30 pm

Só com este código acho que já faz uma movimentação legal!

(Depois é só mudar algumas float's e adicionar o pulo, obviamente).  Very Happy

Código:
Rigidbody rb;
void Start(){
rb = GetComponent<Rigidbody>();
}
void Update(){
float plusSpeed;
if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift))
plusSpeed = 1.5f;
else
plusSpeed = 1;
var x = Input.GetAxis("Horizontal") * Time.deltaTime * plusSpeed * 3;
var z = Input.GetAxis("Vertical") * Time.deltaTime * plusSpeed * 3;

rb.velocity = (x,rb.velocity.y,z);
}
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por parkournick em Sab Fev 10, 2018 9:36 pm

Souris escreveu:Só com este código acho que já faz uma movimentação legal!

(Depois é só mudar algumas float's e adicionar o pulo, obviamente).  Very Happy

Código:
Rigidbody rb;
void Start(){
rb = GetComponent<Rigidbody>();
}
void Update(){
float plusSpeed;
if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift))
plusSpeed = 1.5f;
else
plusSpeed = 1;
var x = Input.GetAxis("Horizontal") * Time.deltaTime * plusSpeed * 3;
var z = Input.GetAxis("Vertical") * Time.deltaTime * plusSpeed * 3;

rb.velocity = (x,rb.velocity.y,z);
}
affraid Fiquei 1 ano sem programar, fiz aquele código pra dar uma relembrada... agora eu percebi como perdi a pratica!
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por felipehobs1 em Sab Fev 10, 2018 9:45 pm

ja que vc esta usando o script em teste,poderia ate continuar com o Translate, adicionando apenas um Physics.Raycast para detectar se colidiu ou nao com uma parede usando uma variavel booleana,
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por Souris em Sab Fev 10, 2018 9:54 pm

Po, mas seria + trabalho e menos optimização assim, só acho :p
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por felipehobs1 em Sab Fev 10, 2018 10:00 pm

Souris escreveu:Só com este código acho que já faz uma movimentação legal!

(Depois é só mudar algumas float's e adicionar o pulo, obviamente).  Very Happy

Código:
Rigidbody rb;
void Start(){
rb = GetComponent<Rigidbody>();
}
void Update(){
float plusSpeed;
if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift))
plusSpeed = 1.5f;
else
plusSpeed = 1;
var x = Input.GetAxis("Horizontal") * Time.deltaTime * plusSpeed * 3;
var z = Input.GetAxis("Vertical") * Time.deltaTime * plusSpeed * 3;

rb.velocity = (x,rb.velocity.y,z);
}


se caso usar rigidbody,add um Physics Material no objeto parede etc para nao grudar na parede,caso grude quando pula, boa noite,


Última edição por felipehobs1 em Sab Fev 10, 2018 10:02 pm, editado 1 vez(es) (Razão : correçao de ortografia)
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por Souris em Sab Fev 10, 2018 10:03 pm

Não, não amigo.. O Rigidbody.velocity não precisa dos Physics Material, pois é só não ativar o Freeze Rotation nele (óbviamente, este caso só serve para o eixo Y, já que os outros não serão usados (Espero)..).

OBS.: Acho que você se confundiu com o Rigidbody.AddForce (Eu não sei muito sobre este AddForce).

>_O Espero que eu não tenha sido grosso ou falado alguma besteira!


Última edição por Souris em Sab Fev 10, 2018 10:04 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Erro em parte de explicação do que se deve fazer.)
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por felipehobs1 em Sab Fev 10, 2018 10:15 pm

Souris escreveu:Não, não amigo.. O Rigidbody.velocity não precisa dos Physics Material, pois é só não ativar o Freeze Rotation nele (óbviamente, este caso só serve para o eixo Y, já que os outros não serão usados (Espero)..).

OBS.: Acho que você se confundiu com o Rigidbody.AddForce (Eu não sei muito sobre este AddForce).

>_O Espero que eu não tenha sido grosso ou falado alguma besteira!


imagina,tou tranquilo,abraço
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por parkournick em Dom Fev 11, 2018 9:50 am

felipehobs1 escreveu:
Souris escreveu:Só com este código acho que já faz uma movimentação legal!

(Depois é só mudar algumas float's e adicionar o pulo, obviamente).  Very Happy

Código:
Rigidbody rb;
void Start(){
rb = GetComponent<Rigidbody>();
}
void Update(){
float plusSpeed;
if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift))
plusSpeed = 1.5f;
else
plusSpeed = 1;
var x = Input.GetAxis("Horizontal") * Time.deltaTime * plusSpeed * 3;
var z = Input.GetAxis("Vertical") * Time.deltaTime * plusSpeed * 3;

rb.velocity = (x,rb.velocity.y,z);
}


se caso usar rigidbody,add um Physics Material no objeto parede etc para nao grudar na parede,caso grude quando pula, boa noite,
Rapaz eu ia abrir um tópico sobre o player garrando na parede agora... vlw por prever o bug kkk Very Happy
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DÚVIDA Re: Collider invadindo outro!! Player atravessando parede.

Mensagem por marcos4503 em Dom Fev 11, 2018 9:49 pm

O transform.Translate só deve ser usado em objetos que você não quer aplicar física.. Por exemplo, um passaro voando distante do player. Para objetos como o Player o melhor a fazer é movimentar atráves de um RigidBody ou CharacterController. Eu pessoalmente prefiro o RigidBody kkkk
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