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Sistema de fazes

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DÚVIDA Sistema de fazes

Mensagem por GustavoMaster em Seg Nov 30, 2015 5:19 pm

Tentei pensar em uma lógica mas nada apareceu , como faço um sisteminha q tenha um X números d fazes e se eu passar por uma eu posso liberar a outra ? queria um método o mais simples possível ! obrigado
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por hellkiller em Seg Nov 30, 2015 5:31 pm

Quando fiz um jogo para android eu fiz com os botoes de fazes eles eram em UI, ai eu colocava uma outra imagem por cima, tipo usando GameObject.setActive, eu desativava e ativava, não sei como vc ta fazendo mais tipo

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Fases : MonoBehaviour {

    public int fases = 0;
    public bool[] faseAtual = new bool[4];
 // Use this for initialization
 void Start () {
 

 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {

        if (faseAtual[0] == true)
        {
            //pode ir para a segunda fase
        }
        if (faseAtual[1] == true)
        {
            //pode ir para a terceira fase
        }
        if (faseAtual[2] == true)
        {
            //pode ir para a quarta fase
        }

        //...

        if (fases == 1)
        {
            faseAtual[0] = true;
            faseAtual[1] = false;
            faseAtual[2] = false;
            faseAtual[3] = false;
            faseAtual[4] = false;
        }
        if (fases == 2)
        {
            faseAtual[0] = false;
            faseAtual[1] = true;
            faseAtual[2] = false;
            faseAtual[3] = false;
            faseAtual[4] = false;
        }
        if (fases == 3)
        {                        //dependendo do jogo vc pode deixar true
            faseAtual[0] = false;//true
            faseAtual[1] = false;//true
            faseAtual[2] = true;
            faseAtual[3] = false;
            faseAtual[4] = false;
        }
        if (fases == 4)
        {
            faseAtual[0] = false;
            faseAtual[1] = false;
            faseAtual[2] = false;
            faseAtual[3] = true;
            faseAtual[4] = false;
        }
        if (fases == 5)
        {
            faseAtual[0] = false;
            faseAtual[1] = false;
            faseAtual[2] = false;
            faseAtual[3] = false;
            faseAtual[4] = true;
        }

    }
}


Toda vez que ele passa de fase vc fais uma ligação do seu script com esse e acrescenta +1 .Ai nesse script pelas bools vc deixa ele passar ou não!
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por GustavoMaster em Seg Nov 30, 2015 5:42 pm

Para manter o valor vou ter q usar o PlayerPrafs para salvar ao passar da cena e quando chegar na cena em q estão as missoes resgato o valor, ou tem outro método ?
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por hellkiller em Seg Nov 30, 2015 5:58 pm

vc vai ter que usar , e um jogo 3d continuando e??ou tem sistema de escolha de fazes?
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por GustavoMaster em Seg Nov 30, 2015 6:02 pm

È um joguinho 2D q tem um sistema de escolha de fases mas quero que se eu passar a primeiras fases desbloqueia a segunda assim consecutivamente !
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por hellkiller em Seg Nov 30, 2015 6:12 pm

vc pode colocar uma imagem por cima das proximas fases ai ativa e desativa esse imagem se estiver passado da anterior!

PlayerPrefs.SetInt("1", fases);

exemplo de como ativar e desativar fazes :
Código:


using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Fases : MonoBehaviour {

    public int fases = 0;
    public bool[] faseAtual = new bool[4];

    public GameObject Fase2Block, Fase3Block, Fase4Block, Fase5Block;
   // Use this for initialization
   void Start () {

        Fase2Block.SetActive(true);
        Fase3Block.SetActive(true);
        Fase4Block.SetActive(true);
        Fase5Block.SetActive(true);
   
    }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {

        if (faseAtual[0] == true)
        {
            //pode ir para a segunda fase
            Fase2Block.SetActive(false);
        }
        if (faseAtual[1] == true)
        {
            //pode ir para a terceira fase
            Fase3Block.SetActive(false);
        }
        if (faseAtual[2] == true)
        {
            //pode ir para a quarta fase
            Fase4Block.SetActive(true);
        }

        //...

        if (fases == 1)
        {
            faseAtual[0] = true;
            faseAtual[1] = false;
            faseAtual[2] = false;
            faseAtual[3] = false;
            faseAtual[4] = false;
        }
        if (fases == 2)
        {
            faseAtual[0] = true;
            faseAtual[1] = true;
            faseAtual[2] = false;
            faseAtual[3] = false;
            faseAtual[4] = false;
        }
        if (fases == 3)
        {                        //dependendo do jogo vc pode deixar true
            faseAtual[0] = true;//true
            faseAtual[1] = true;//true
            faseAtual[2] = true;
            faseAtual[3] = false;
            faseAtual[4] = false;
        }
        if (fases == 4)
        {
            faseAtual[0] = true;
            faseAtual[1] = true;
            faseAtual[2] = true;
            faseAtual[3] = true;
            faseAtual[4] = false;
        }
        if (fases == 5)
        {
            faseAtual[0] = true;
            faseAtual[1] = true;
            faseAtual[2] = true;
            faseAtual[3] = true;
            faseAtual[4] = true;
        }

    }
}

Ai vc adiciona nesse gameobjects imagens que estajam pro cima do seu menu Ui;
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por GustavoMaster em Seg Nov 30, 2015 6:20 pm

ok vou dar um jeito ! vlw amigo Very Happy
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por hellkiller em Seg Nov 30, 2015 6:34 pm

Dnd Mano!
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 01, 2015 12:48 pm

Bom, isto é algo um pouco complexo de fazer...

Primeiramente você precisará de um objeto (avião), que eu mostro como fazer neste tutorial:



Depois de criar este "Banco de dados offline", você precisará lidar muito com arrays ou listas.

Eu pessoalmente usaria listas, ou uma array de booleanas. se você passa da fase 1 por exemplo, acontece isto:

Código:
niveis[0] = true;

nisto, supondo que a variável "niveis" é uma array de booleanas.
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por GustavoMaster em Ter Dez 01, 2015 2:32 pm

Como faço para desativar um botão UI ?
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 01, 2015 3:07 pm

Ué, use Set Active O.o
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DÚVIDA Re: Sistema de fazes

Mensagem por RenanMSV em Sex Dez 04, 2015 5:16 am

Mais simples. Sete todos levels como false. Depois libere o proximo ao terminar o level em questao. Nao precisa desse monte de true e false do codigo acima. (caso mostre as fases como Angry Birds) Se em questao a fase nao for liberada voce deixa nela um sprite de fase nao liberada. Usa o PlayerPrefs pra salvar as fases. Cria tambem um verificador de new game, ai seta tudo false pra comecar do zero.
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