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Como definir a saída de um Ray ?

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DÚVIDA Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por GustavoMaster em Dom Nov 29, 2015 4:14 pm

tenho uma variável do tipo Ray mas não to conseguindo definir de onde o raio vai sair !

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Nov 29, 2015 4:39 pm

posta o script, SEMPRE POSTEM O SCRIPT

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por GustavoMaster em Dom Nov 29, 2015 11:30 pm

não tem pra q postar o script só quero um jeito de fazer um raio sair de um determinado lugar tipo da ponta de um cubo !

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 30, 2015 1:18 pm

Ué, más é a estrutura básica do RayCast

você geralmente declara:

Código:
if (Physics.Raycast(transform.position,transform.forward, 10)) {

O primeiro parametro é "transform.position" 
Este é o lugar de onde o raio vai sair... você pode colocar por exemplo, "objeto.transform.position"

o segundo parametro é "transform.forward"
Isto é a direção que o raio vai seguir, que no caso, é para frente (forward)

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por GustavoMaster em Seg Nov 30, 2015 1:34 pm

MarcosSchultz escreveu:Ué, más é a estrutura básica do RayCast

você geralmente declara:

Código:
if (Physics.Raycast(transform.position,transform.forward, 10)) {

O primeiro parametro é "transform.position" 
Este é o lugar de onde o raio vai sair... você pode colocar por exemplo, "objeto.transform.position"

o segundo parametro é "transform.forward"
Isto é a direção que o raio vai seguir, que no caso, é para frente (forward)


Isso eu sei ! eu to querendo usar o RayCastHit e para usar o RayCastHit tem que um uma variável do tipo Ray e não sei um método de definir de onde ela saí !

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 30, 2015 2:03 pm

Não tem que ter variável do tipo ray, é exatamente isto que eu postei acima

você só precisa de um if com um ponto de lançamento, uma direção, uma distância, e se quiser, um Hit

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por GustavoMaster em Seg Nov 30, 2015 4:19 pm

como faço para quando o raio encostar no objeto destrui-lo ?

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 01, 2015 12:56 pm

Da mesma maneira que já expliquei... use um Hit

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Raycast : MonoBehaviour {

   void Update () {
      RaycastHit hit;
      if (Physics.Raycast(transform.position, transform.forward, out hit)) {
         Destroy(hit.transform.gameObject);
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por GustavoMaster em Ter Dez 01, 2015 2:31 pm

Da para usar esse mesmo sistema em um jogo 2D ?

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 01, 2015 3:07 pm

Este não... ai você precisa de um Raycast 2D e um RaycastHit 2D...

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por GustavoMaster em Ter Dez 01, 2015 3:18 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Raycast : MonoBehaviour {

  void Update () {
      RaycastHit hit;
      if (Physics.Raycast2D(transform.position, transform.forward, out hit)) {
        Destroy(hit.transform.gameObject);
      }
  }
}



Assim vai funcionar ?

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 01, 2015 3:53 pm

Tenho a leeeeve impressão de que você nem pesquisou. Quando trata-se de física 2D, tem que usar todos os parametros de Physics2D. Colocar 2D depois do Raycast só vai dar erro.

A solução é simples e está aqui: http://docs.unity3d.com/ScriptReference/Physics2D.Raycast.html

Unity 2D

Código:
RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast(transform.position, Vector2.right);
      if (hit.collider != null) {
         Destroy(hit.transform.gameObject);
      }

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por GustavoMaster em Ter Dez 01, 2015 4:06 pm

Código:
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl)) {
         RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast(transform.position, Vector2.right);
         if (hit.collider != null) {
            Destroy(hit.transform.gameObject);
         }

ta destruindo o q esta com o script !

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 01, 2015 11:20 pm

GustavoMaster escreveu:
Código:
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl)) {
 RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast(transform.position, Vector2.right);
 if (hit.collider != null) {
 Destroy(hit.transform.gameObject);
 }

ta destruindo o q esta com o script !

É por que o raio está batendo no próprio colisor do objeto. 

Para resolver este problema, você deve retirar o colisor do objeto ou utilizar LayerMask

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DÚVIDA Re: Como definir a saída de um Ray ?

Mensagem por GustavoMaster em Qua Dez 02, 2015 2:26 pm

Resolvido !

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