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[TUTORIAL] Movimentos de um Rigidbody

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TUTORIAL [TUTORIAL] Movimentos de um Rigidbody

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 11, 2014 12:50 pm

Elaborei este simples script, ele é responsavel pelos movimentos de um rigidbody ( frente, traz, direita, esquerda )


Crie uma share ( GameObject>Create Other> Share ) e adicione a ela um rigidbody

após isso, crie um script em C# com o nome RigidControlador e coloque este codigo nele

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class RigidControlador : MonoBehaviour{
    public float Force;
 void Update(){
        if (Input.GetKey("left")){
            this.rigidbody.AddForce(-Time.deltaTime * Force, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
        }
        if (Input.GetKey("right")){
            this.rigidbody.AddForce(Time.deltaTime * Force, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
        }
        if (Input.GetKey("up")){
            this.rigidbody.AddForce(0, 0, Time.deltaTime * Force, ForceMode.Acceleration);
        }
        if (Input.GetKey("down")){
            this.rigidbody.AddForce(0, 0, -Time.deltaTime * Force, ForceMode.Acceleration);
        }
 }
}

Jogue este script na sua share e pronto.




Tem este para jogos 2.5 D

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Controles : MonoBehaviour{
 public float Force;
 public bool contador;
 public float cronometro;
 public bool direita;
 void Update (){
 if (contador == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= 2) {
 contador = false;
 cronometro = 0;
 }
 }
 void OnGUI () {
 if (GUI.RepeatButton (new Rect (Screen.width / 3 - Screen.width / 3, Screen.height / 2 + Screen.height / 6, Screen.width/3, Screen.height/3), "",GUIStyle.none)) {
 this.rigidbody.AddForce (-Time.deltaTime * Force/15, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (GUI.RepeatButton (new Rect (Screen.width/2+Screen.width/6,Screen.height/2+Screen.height/6, Screen.width/3, Screen.height/3), "",GUIStyle.none)) {
 this.rigidbody.AddForce(Time.deltaTime * Force/15, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (GUI.Button (new Rect (Screen.width/2-Screen.width/6,Screen.height/2+Screen.height/6, Screen.width/3, Screen.height/3),"",GUIStyle.none) && contador == false) {
 contador = true;
 this.rigidbody.AddForce(0,Time.deltaTime * Force*3,0, ForceMode.Acceleration);
 }
}
}



OBS: SE ESTIVER UTILIZANDO A UNITY 5, USE OS SCRIPTS ABAIXO:



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class RigidControlador : MonoBehaviour{
 public float Force;
 void Update(){
 if (Input.GetKey("left")){
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce(-Time.deltaTime * Force, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (Input.GetKey("right")){
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce(Time.deltaTime * Force, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (Input.GetKey("up")){
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce(0, 0, Time.deltaTime * Force, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (Input.GetKey("down")){
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce(0, 0, -Time.deltaTime * Force, ForceMode.Acceleration);
 }
 }
}


E ESTE AQUI PARAJOGOS 2D:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Controles : MonoBehaviour{
 public float Force;
 public bool contador;
 public float cronometro;
 public bool direita;
 void Update (){
 if (contador == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= 2) {
 contador = false;
 cronometro = 0;
 }
 }
 void OnGUI () {
 if (GUI.RepeatButton (new Rect (Screen.width / 3 - Screen.width / 3, Screen.height / 2 + Screen.height / 6, Screen.width/3, Screen.height/3), "",GUIStyle.none)) {
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce (-Time.deltaTime * Force/15, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (GUI.RepeatButton (new Rect (Screen.width/2+Screen.width/6,Screen.height/2+Screen.height/6, Screen.width/3, Screen.height/3), "",GUIStyle.none)) {
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce(Time.deltaTime * Force/15, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (GUI.Button (new Rect (Screen.width/2-Screen.width/6,Screen.height/2+Screen.height/6, Screen.width/3, Screen.height/3),"",GUIStyle.none) && contador == false) {
 contador = true;
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce(0,Time.deltaTime * Force*3,0, ForceMode.Acceleration);
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:22 pm, editado 3 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Movimentos de um Rigidbody

Mensagem por Tiago9194 em Ter Jan 27, 2015 4:15 pm

Não cosigo encontra esse Share no meu n tem o meu e Unity Pro v4.3.4
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Movimentos de um Rigidbody

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 27, 2015 4:35 pm

GameObject > Create Other > Share
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Movimentos de um Rigidbody

Mensagem por BananaSmith em Ter Set 15, 2015 1:27 am

Como faço para criar botões touch? Quero mover meu personagem para esquerda e para direita.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Movimentos de um Rigidbody

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 15, 2015 12:44 pm

Com este tutorial que você já comentou...

http://www.schultzgames.com/t85-tutorial-mover-um-rigidbody-com-touch#1996


básicamente, você cria botões da mesma maneira que cria com a void OnGUI, más declara eles no Update, como uma área de toque, exemplo:

Código:
void Update (){
      Rect Esquerda = new Rect (10, 10, 50, 50);
      Rect Direita = new Rect (60 , 10, 50, 50);
}

Com isto eu declarei 2 áreas de toque, uma com o nome "esquerda" e outra com o nome "direita" e disse a posição e tamanho delas... 

agora você precisa interagir com estas áreas, e isto pode ser feito através de um for, ou um foreach, que foi como eu fiz... exemplo:

Código:
foreach (Touch t in Input.touches) {
        Vector2 vec = t.position;
        vec.y = Screen.height - vec.y;
        if (Esquerda.Contains (vec)) { // pergunto se houve toques na área esquerda
            //coloque comandos de ir para a esquerda
        }
        if (Direita.Contains (vec)) { // pergunto se houve toques na área direita
          //coloque comandos de ir para a direita
        }
      }

simples assim... e isto resultará no script que você viu no outro tópico, que é este aqui:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class NomeDoSeuScript : MonoBehaviour {
  public float Forca = 11500f;
  void Update (){
      Rect Esquerda = new Rect (Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
      Rect Direita = new Rect (Screen.width / 2 , Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
      foreach (Touch t in Input.touches) {
        Vector2 vec = t.position;
        vec.y = Screen.height - vec.y;
        if (Esquerda.Contains (vec)) {
            this.GetComponent<Rigidbody2D>().AddForce (-Vector2.right*Forca* Time.deltaTime*4);
        }
        if (Direita.Contains (vec)) {
            this.GetComponent<Rigidbody2D>().AddForce (Vector2.right*Forca* Time.deltaTime*4);
        }
      }
  }
}


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