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[TUTORIAL] Movendo Objetos Usando o Raycast[stylo gancho]

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TUTORIAL [TUTORIAL] Movendo Objetos Usando o Raycast[stylo gancho]

Mensagem por FelipeSouza11 em Qui Jan 25, 2018 12:02 am

e ai galera ,boas noites ,como sempre, sempre ando nas praticas e avançando cada vez mas,nao costumo guardar muito meus scripts entao venho compartilhar com vcs é um pouco avançado,mas espero q seja util um dia hehe.

obs 1-o que ele faz?? assista  a demostracao no video,
obs 2-como usar?
obs 3-geralmente meus tuto nao uso personagens,uso objetos simples para isso,mas vc criando e add no seu personagem pode dar de boa.
obs 4-nao uso rigidbody em testes,por tanto aqui estou usando Translate,

instruçoes:
1-crie um cubo e deixeo em formato de chao/piso  e de o nome de chao para um melhor intedimento
2-crie um objeto capsule e de o Nome de Player 
3-add um rigidbody no Player e marca as caixinha de rotaçao
4-crie um cubo e coloque como filho do player deixe ele no formato mostrado no video.
5-crie uns cubos e separe entre o chao e de uma tag para eles com o nome da tag "caixote"ou qualqer outra e modifique a tag do script e add rigidbody em todos e marque as caixinhas de rotaçao,
6-agora crie um script com o nome "PlayerMov" copie o codigo abaixo, cole e salve,e add no objeto Player.

obs: as teclas do Movimento do player podem ser mudado no Inspetor,as cetinhas do pc/notebook sao os controles d movimentos do guia/guincho.









Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine.AI;
using UnityEngine.EventSystems;

public class PlayerMov : MonoBehaviour
{
    //teclas do player vc pode mudar no inspector
    [Header("teclas Mov Player")]
    public KeyCode[] Tecla= {KeyCode.W, KeyCode.S, KeyCode.A, KeyCode.D};

    //objeto filho do player um tipo de guia para arragar objetos
    public Transform TargetGuia;

    //distancia do raycast
    public float distance;

    //velocidade e rotacao do player
    public float speed, speedrot;
    //raio
    RaycastHit hit;

    //condicoes booleanas ,podepegar e se ja tem aquele objeto no guincho targetguia
   public bool PodePegar,TemObjeto;
   
    private void Update()
    {
        //debug para testar a distancia do raio
        Debug.DrawRay(TargetGuia.position, -TargetGuia.up * distance, Color.red);

        if(Physics.Raycast(TargetGuia.position,-TargetGuia.up*distance,out hit, distance))
        {
            //defina uma tag caixote  ou de sua preferencia e coloque no if
            if (hit.collider.tag=="caixote")
            {
                //se colidir com objeto da determinada tag
                PodePegar = true;
                distance = hit.distance;
            }
        }
        else
        {
            //se nao
            PodePegar = false;
            distance = 1;
        }

        //controla o player
        KEYS();

        //controla o guia
        GuiaControl();

        //tecla para pegar o objeto
        PegarObj();
    }

    void PegarObj()
    {
        if (Input.GetKey(KeyCode.Space) && PodePegar && TemObjeto==false) {
            if (!(TargetGuia.GetComponentInChildren<Transform>().tag == "caixote"))
            {
                hit.collider.transform.SetParent(TargetGuia.transform);
                if (!hit.collider.gameObject.GetComponent<Rigidbody>())
                {
                    hit.collider.gameObject.AddComponent<Rigidbody>();
                }
               
                    hit.collider.gameObject.GetComponent<Rigidbody>().useGravity = false;
                    TemObjeto = true;
                
            }
            
        }
        else
        //ao soltar o spaco
        if (Input.GetKeyUp(KeyCode.Space) &&TemObjeto == true)
        {
            if (TargetGuia.GetChild(0).gameObject.tag == "caixote")
            {
                hit.collider.transform.parent = null;
                if (!hit.collider.gameObject.GetComponent<Rigidbody>())
                {
                    hit.collider.gameObject.AddComponent<Rigidbody>();
                }

                hit.collider.gameObject.GetComponent<Rigidbody>().useGravity = true;
                TemObjeto = false;

            }

        }

    }
    //controle Player Mov
        void KEYS() { 
        if (Input.GetKey(Tecla[0]))
        {
            transform.Translate(new Vector3(0,0,speed * Time.deltaTime));
        }

        if (Input.GetKey(Tecla[1]))
        {
            transform.Translate(0,0,-speed * Time.deltaTime);
        }

        if (Input.GetKey(Tecla[2]))
        {
            transform.Rotate(0,-speedrot * Time.deltaTime,0);
        }else

        if (Input.GetKey(Tecla[3]))
        {
            transform.Rotate(new Vector3(0,speedrot * Time.deltaTime,0));
        }

       
    }

    //mover o guia Ray
    void GuiaControl()
    {
        if (Input.GetKey(KeyCode.LeftArrow))
        {
            TargetGuia.transform.Translate(new Vector3(0, 0, -speed * Time.deltaTime));
        }

        if (Input.GetKey(KeyCode.RightArrow))
        {
            TargetGuia.transform.Translate(new Vector3(0, 0, speed * Time.deltaTime));
        }

        if (Input.GetKey(KeyCode.UpArrow))
        {
            TargetGuia.transform.Translate(new Vector3(0, speed * Time.deltaTime,0));
        }
        else
        if (Input.GetKey(KeyCode.DownArrow))
        {

            TargetGuia.transform.Translate(new Vector3(0, -speed * Time.deltaTime, 0));
        }
        else
        {
            TargetGuia.GetComponent<Rigidbody>().velocity = Vector3.zero;
        }

    }

}


Última edição por MarcosSchultz em Sab Jan 27, 2018 9:39 pm, editado 2 vez(es) (Razão : correçao de palavras)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Movendo Objetos Usando o Raycast[stylo gancho]

Mensagem por FelipeSouza11 em Qui Jan 25, 2018 12:03 am

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