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Erro na movimentação

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DÚVIDA Erro na movimentação

Mensagem por jaojao em Ter Nov 24, 2015 12:04 am

Olá, estou com um problema. Meu joguinho é 2d, fiz a movimentação onde ele corre e pula, normal. Depois decidi criar a animação onde ele atira. Criei os parametros, liguei as transiçoes la no animator, tudo certo. Ai no script tentei usar o mesmo metodo do sistema do pulo.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class PlayerBehaviour : MonoBehaviour {
   public float speed=2;
   private Animator anim;
   private Rigidbody2D rgd2;
   public Transform ground;
   private bool isGround;


   void Start () {
   
      rgd2 = GetComponent<Rigidbody2D> ();
      anim = GetComponentInChildren<Animator> ();

      
   }
   

   void Update () {
      Moviment ();
   }

   private void Moviment()
   {


      isGround = Physics2D.Linecast (transform.position,ground.position,1 << LayerMask.NameToLayer ("Ground"));
      //mexendo com a rotacao do sprite
      if (Input.GetAxis ("Horizontal") < 0)
      {
         transform.Translate(Vector2.right * speed *Time.deltaTime);
         anim.SetFloat("walk",Mathf.Abs(Input.GetAxis("Horizontal")));
         transform.eulerAngles = new Vector2 (0, 180);
      } else
         if (Input.GetAxis ("Horizontal") > 0)
      {
         transform.Translate(Vector2.right * speed *Time.deltaTime);
         anim.SetFloat("walk",Mathf.Abs(Input.GetAxis("Horizontal")));
         transform.eulerAngles = new Vector2 (0, 0);
      }

      Jump ();
      Atirar ();

   }

   private void Jump()
   {

      if (isGround != false && Input.GetKey (KeyCode.X)) {
         anim.SetBool("jump",!isGround);
         rgd2.AddForce (Vector2.up * 500);

   
      } else {
         anim.SetBool("jump",!isGround);
      }


   }

   private void Atirar()
   {
      if ( Input.GetKey (KeyCode.Z)) {

         anim.SetBool ("atirar", isGround);

      }

      }
   }
la em private void Atirar. IsGround é um objeto vazio q fica pouco abaixo do player, ele indica se o player esta ou não no chão.

Porém quando eu aperto z, o personagem começa a executar a animação e só para se eu pular e no alto apertar z. Bom resumindo o que eu quero. Quando o player estiver no chão e apertar z, ele vai começar a executar a animação de atirar, apenas se estiver no chão.



O video q fiz do problema. Aos 0:13 eu aperto z e então o player não faz outra animação se não a de atirar, quando aperto as teclas ou quando aperto x, ele não executa a animação de andar ou de pular.Ele so volta ao normal, quando pulo e aperto o botao de atirar no alto, ai ele volta para a animação do pulo e quando toca no chão volta para a de idle.

Help!!!!!(Provavelmente esse problema é por que eu fiz alguma cagada, não sei programar direito ainda).

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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 24, 2015 12:20 am

O vídeo está privado
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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por jaojao em Ter Nov 24, 2015 12:45 pm

Desculpe, pode ver agora.

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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 24, 2015 1:42 pm

Acho que o erro está no seu animator e não no script...

Dê uma olhada:




Você criou um estado de volta para a animação de atirar??? Tipo, quando a bool for falsa, voltar a algum estado default
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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por jaojao em Ter Nov 24, 2015 3:02 pm

Da uma olhada no animator, criei uma transição voltando ne todos.



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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 24, 2015 3:07 pm

Ai entra o problema da sua lógica

em nenhum momento você deixou a booleana da animação falsa, para a animação poder voltar ao estado default

E outra coisa... Por que você está relacionando o seu comando de atirar com "isGround"???

Tente isto:

Código:
private void Atirar(){
      if ( Input.GetKey (KeyCode.Z)) {
         anim.SetBool ("atirar", true);
      }else{
        anim.SetBool ("atirar", false);
      }
}
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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por jaojao em Ter Nov 24, 2015 3:18 pm

Eita, antes de ver esse seu comentario eu estava vendo o script e fiz exatamente isso que vc colocou hahahaha, bom, meio que "resolveu", um probleminha que ainda tem é que, se enquanto eu estiver atirando, seu eu apertar as setas o personagem vai pra frente ou pra tras enquanto executa a anim de atirar,fica bem tosco. A ideia era, quando o z fosse pressionado, o perso executaria a anim de atirar e não conseguiria executar mais nenhuma enquanto n soltasse o z.

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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por jaojao em Ter Nov 24, 2015 3:25 pm

Tentei de um jeito simples, coloquei que caso fosse apertado z, o speed, que trata a velocidade do player, seria igual a zero, else, voltaria a velocidade normal, ai no caso "resolveu", porem maiiis um probleminha, caso eu esteja apertando a seta para o player andar, e apertar o z mantendo a seta pressionada, o player para(ja que o speed vai estar igual a 0),porem a animação de andar continua, o player anda sem sair do lugar. Ai no caso so posso ativar a anim de atirar se o player estiver parado.

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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 24, 2015 3:28 pm

Você vai poder andar ou pular enquanto atira?

OBS: olhe as regras do fórum... edite o post em vez de comentar denovo
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DÚVIDA Re: Erro na movimentação

Mensagem por jaojao em Ter Nov 24, 2015 3:38 pm

Não. Mas enfim, resolvi, deu certo colocando true ou false, é que eu tinha deletado as transiçoes de atirar pra walk e jump. Agora se eu apertar z ele imediatamente para e executa a anim de atirar. Ainda tenho um probleminha com o pulo, mas ja enchi seu saco demais né rsrs. Brigadão cara Very Happy

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