SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
[PROBLEMA] Problema ao conectar a um host com o Unet. (Localmente)
[DÚVIDA] Como descobrir se o Player está na frente do Npc
[DUVIDA] como melhorar a jogabilidade de um jogo 2D
MoonthyStudios, se junte a nós e seja reconhecido.
Script que detecta o nome do objeto que colidiu
DESLIGAR E LIGAR O CARRO
[Dúvida] Movimentação com touch
Diminuir tamanho do //BUILD// do projeto
Desenvolvendo um aeronave VTOL
Preciso de ajuda com Programação no Unity
[Asset] sendo criada, Hotel Completo(Ainda n esta pronta)
Erro ao tentar instalar o Visual Studio 2015
Unity ADS tem limite de anuncios diarios?
Como colocar o personagem a piscar quando bate num espinho por exemplo e perde vida???
[____ADMINISTRADOR OFFLINE____]
Idéias para games
BRASILIAN TRUCK SIMULADOR
Skript para atravessar uma area e ir para outra cena já como personagem
Como muda o shaders da unity
[RESOLVIDO] Script
RIGIDBODY...
Uno Game with Unity 3D
multiplayer
Android Swipe
Menu Button UI
Objeto ir para raycast
Formaçao de equipe para jogo de sobrevivencia online
[MODELO 3D] Fita K7 para Uso Comercial
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES
Resolver Error
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER
Recarregador de arms
Alguém Para Dar Uma Avaliada no Meu Jogo de Terror :)
Tela rosa em jogos
MonoDevelop
[TUTORIAL] Cutscene inicial!
Design de apartamento (interior)
[RESOLVIDO] //Script// pressionar botão e destruir objeto não funciona
Objeto ultrapassando Colisor
Stop Animation
Como usar uma animação de uma arma animada na Unity...
Como funciona esse script?!
Delay e ativar variavel de audio
Text to Speech ou outra sugestão
[RESOLVIDO] Como deixar sempre com dois dígitos
[RESOLVIDO] ERRO NO SISTEMA DE FOME, VIDA, STAMINA ETC... DO MARCOS
[RESOLVIDO] VOID START???
[RESOLVIDO] Animação
jogo quiz 2D unity 5...
(Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.
Personagem em 3ª pessoa
Projeto - IMU, terror de sobrevivência em primeira pessoa (estilo silent hill)
JUMP no estilo Subwey surf
Auxilio para script de Câmera
[TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )
Criar varias funções de mesmo nome em um script
Como Que faço Para Quando Eu Reentrar no game o PlayerPrefs restaurar os dados salvos?
[ASSET] Cama Realista 3D + Download Grátis!
[RESOLVIDO] Meu Script Sumiu!
Como colocar arvores configuradas pelo terrain?
Duvida de camera
Problema de conexão com o fórum
Brasileiros podem usar o Unity ADS?
Desenvolvimento de game PokeGen MS - Vídeo e informações
dúvida com variáveis
Câmera tipo Uncharted
Como verificar se a animação términou no animator
[TUTORIAL] Sistema COMPLETO de câmeras
Iluminação unity 5
Procuro membros para minha Equipe (Programadores, designers, etc)
Galera aki tenho um site com muitos models 3d
COMO COLOCO LANTERNA DE LED NO MEU JOGO DE BUS
DUVIDA SCRIPT DO MARCOS SELEÇÃO DE PERSONAGEM !
SOBRE "IK" INVERSE KINEMATICS
Duvida como instância um game objeto com Raycast
Hoje à(s) 1:45 am
Hoje à(s) 1:07 am
Hoje à(s) 1:01 am
Hoje à(s) 12:57 am
Ontem à(s) 11:46 pm
Ontem à(s) 11:01 pm
Ontem à(s) 10:34 pm
Ontem à(s) 10:15 pm
Ontem à(s) 8:15 pm
Ontem à(s) 6:49 pm
Ontem à(s) 6:36 pm
Ontem à(s) 6:19 pm
Ontem à(s) 6:14 pm
Ontem à(s) 4:41 pm
Ontem à(s) 3:08 pm
Ontem à(s) 1:25 pm
Ontem à(s) 1:07 pm
Ontem à(s) 12:56 pm
Ontem à(s) 12:23 pm
Ontem à(s) 12:22 pm
Ontem à(s) 12:21 pm
Ontem à(s) 8:23 am
Sab Jan 21, 2017 10:13 pm
Sab Jan 21, 2017 10:04 pm
Sab Jan 21, 2017 9:39 pm
Sab Jan 21, 2017 9:34 pm
Sab Jan 21, 2017 9:17 pm
Sab Jan 21, 2017 4:48 pm
Sab Jan 21, 2017 4:08 pm
Sab Jan 21, 2017 3:21 pm
Sab Jan 21, 2017 2:22 pm
Sab Jan 21, 2017 1:45 pm
Sab Jan 21, 2017 1:23 pm
Sab Jan 21, 2017 1:16 pm
Sab Jan 21, 2017 2:31 am
Sab Jan 21, 2017 1:38 am
Sab Jan 21, 2017 12:07 am
Sex Jan 20, 2017 10:23 pm
Sex Jan 20, 2017 9:23 pm
Sex Jan 20, 2017 8:04 pm
Sex Jan 20, 2017 7:56 pm
Sex Jan 20, 2017 7:51 pm
Sex Jan 20, 2017 2:53 pm
Sex Jan 20, 2017 10:34 am
Sex Jan 20, 2017 5:22 am
Qui Jan 19, 2017 10:05 pm
Qui Jan 19, 2017 10:04 pm
Qui Jan 19, 2017 3:31 pm
Qui Jan 19, 2017 2:41 pm
Qui Jan 19, 2017 11:02 am
Qui Jan 19, 2017 10:17 am
Qui Jan 19, 2017 9:58 am
Qua Jan 18, 2017 11:04 pm
Qua Jan 18, 2017 10:35 pm
Qua Jan 18, 2017 10:10 pm
Qua Jan 18, 2017 8:27 pm
Qua Jan 18, 2017 8:27 pm
Qua Jan 18, 2017 7:45 pm
Qua Jan 18, 2017 7:21 pm
Qua Jan 18, 2017 5:32 pm
Qua Jan 18, 2017 4:53 pm
Qua Jan 18, 2017 3:58 pm
Qua Jan 18, 2017 3:04 pm
Qua Jan 18, 2017 2:07 pm
Qua Jan 18, 2017 12:59 pm
Qua Jan 18, 2017 12:23 pm
Qua Jan 18, 2017 12:22 pm
Qua Jan 18, 2017 4:58 am
Ter Jan 17, 2017 8:57 pm
Ter Jan 17, 2017 8:17 pm
Ter Jan 17, 2017 6:54 pm
Ter Jan 17, 2017 5:13 pm
Ter Jan 17, 2017 4:33 pm
Ter Jan 17, 2017 1:19 pm
Ter Jan 17, 2017 11:57 am
marcos4503
artplayer
artplayer
artplayer
weslleyFx
tom ramber
TassoCervi
AndyShow
gametrueheroes
kalel013
LukkaFA
Fabroid
Kenji Haruno
John Rambo
John Rambo
MateusWTP
kalel013
kalel013
lucasfera15
GabrielRaaposo
lucasfera15
dstaroski
anizioNoob
anizioNoob
TassoCervi
George Lucas Vieira
MateusWTP
John Rambo
Alerson Software
OnofreUnity
joabr
Callyde Jr
Moa
weslleyFx
Alerson Software
Dayzr
LukkaFA
joabr
AndyShow
weslleyFx
weslleyFx
weslleyFx
GustavoMaster
AndyShow
AndyShow
Joker 22
lucasfera15
GustavoMaster
Kenji Haruno
luKkaSs
AndyShow
joabr
poker14k
artplayer
Pedro Canassa Garcia
pablo10544
LegendGames
artplayer
AndyShow
artplayer
weslleyFx
Weverton Borges da Silva
Hardencio
AndyShow
AndyShow
John Rambo
John Rambo
MonsaM
John Rambo
dstaroski
MonsaM
John Rambo
LuizFixa3D
XavezZ
R R

Funcionamento do ThirdPersonController do proprio unity

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

DÚVIDA Funcionamento do ThirdPersonController do proprio unity

Mensagem por samoliver1813 em Sab Nov 21, 2015 4:35 pm

Estou tentando entende  como funciona o código do ThirdPersonController, estou quase entendendo tudo, mas não entendo por que o personagem para de rotaciona, mesmo sendo chamado o metodo Rotate no eixo y, e o valor passado não e zero.
Tipo quando eu aperto para ir para direita, se ele esta de costa para camera, ele rotaciona ate a direita e quando chega na direita ele  segui reto pela direita, mas ainda esta sendo chamado o metodo Rotate.
Se alguem sabe como o ThirdPersonController funciona, ou tem mas experiencia no c# e consegui entender como ele funciona, pode por favor me explica.

samoliver1813
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 487
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Funcionamento do ThirdPersonController do proprio unity

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Nov 21, 2015 8:08 pm

Ele não faz rotação em relação a camera, más sim, em relação ao mundo... ou seja, quando você aperta 'S' por exemplo, ele vai percorrer o mundo no eixo Z, decrescendo valores... se apertar 'W', ele vai percorrer o mundo no eixo Z, crescendo valores...

O rotate é chamado para dar a direção ao personagem... depois que a direção é a correta para o eixo, a função passa a conduzir o personagem naquela direção

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Funcionamento do ThirdPersonController do proprio unity

Mensagem por samoliver1813 em Dom Nov 22, 2015 11:34 am

MarcosSchultz escreveu:Ele não faz rotação em relação a camera, más sim, em relação ao mundo... ou seja, quando você aperta 'S' por exemplo, ele vai percorrer o mundo no eixo Z, decrescendo valores... se apertar 'W', ele vai percorrer o mundo no eixo Z, crescendo valores...

O rotate é chamado para dar a direção ao personagem... depois que a direção é a correta para o eixo, a função passa a conduzir o personagem naquela direção

Mas o que eu não entendi foi porque a função Rotate para de rotaciona, mas verifique pelo debug que o valor passado não e zero, eu botei um script num cubo com um valor  fixo e o cubo fica rodado sem para. Também percebi que quando ele roda ate a direção que foi apertado o botão, a animação fica na de ir para frente, e animação que faz ele para de rotacionar?

samoliver1813
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 487
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Funcionamento do ThirdPersonController do proprio unity

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 23, 2015 12:02 am

Bom, primeiramente você precisa entender como é feito o movimento, pois são coisas separadas... 

O movimento é feito por meio deste trecho de código:

Código:
float h = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Horizontal"); //pega os inuts horizontais
float v = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Vertical"); //pega os inputs verticais
bool crouch = Input.GetKey(KeyCode.C); //checa se esta abaixado

if (m_Cam != null){ //se existe uma camera com tag
m_CamForward = Vector3.Scale(m_Cam.forward, new Vector3(1, 0, 1)).normalized; // ajusta os inuts em relaçao a camera
  m_Move = v*m_CamForward + h*m_Cam.right;
}
else{ //se nao tem camera com tag
    m_Move = v*Vector3.forward + h*Vector3.right; //ajusta os inputs em relaçao ao mundo
}
m_Character.Move(m_Move, crouch, m_Jump); //chama a void "Move" do script "TirdPersonCharacter", passando os parametros (m_Move, crouch e m_Jump)

Se você possui alguma camera em cena com a tag "MainCamera", o jogador irá se mover em relação a camera... se não possuir, vai se mover em relação ao mundo.

Na void "Move" que é chamada, nós também chamamos a void "ApplyExtraTurnRotation()", que possui os seguintes comandos:

Código:
float turnSpeed = Mathf.Lerp(m_StationaryTurnSpeed, m_MovingTurnSpeed, m_ForwardAmount);
transform.Rotate(0, m_TurnAmount * turnSpeed * Time.deltaTime, 0);

que ajudam o personagem a girar mais rápido, pois parte do giro é feito pelo próprio corpo rigido do personagem, já que estamos lidando com Rigidbody


Você perguntou por que o personagem para de girar mesmo tendo alguns parametros de rotação ainda com valores, e a resposta é dada por esta linha de código:

Código:
transform.Rotate(0, m_TurnAmount * turnSpeed * Time.deltaTime, 0);

Você faz o giro do personagem no eixo Y, multiplicando: m_TurnAmount * turnSpeed * Time.deltaTime

Time.deltaTime é para normalizar a velocidade de acordo com os frames.
m_TurnAmount recebe a relação de movimento que o personagem está impondo, através destas linhas:

Código:
m_TurnAmount = Mathf.Atan2(move.x, move.z);

que são aqueles inputs do primeiro script em relação a camera ou ao mundo, que são passados...

para complementar, nós também vemos a variavel "m_TurnAmount" atuando no Animator, para definir a inclinação do personagem, deixando as animações realistas, por meio deste comando:

Código:
m_Animator.SetFloat("Turn", m_TurnAmount, 0.1f, Time.deltaTime);

este "m_TurnAmount" básicamente vai dar o angulo de inclinação que o personagem está, com base nos inputs de X e Y... então se um deles for zerado, o angulo será 0, o que causará 0 de alteração na rotação...

Tendo a rotação zerada, básicamente anula a rotação em Y, pois a rotação é uma multiplicação de 3 fatores, então se 1 deles for 0, automaticamente irá parar de rodar...

Más para complementar, ainda temos a variável "turnSpeed", que é composta por um Lerp de 3 outras variáveis, sendo elas:

"m_StationaryTurnSpeed", que é um valor fixo, definido no inspector.
"m_MovingTurnSpeed", que é um valor fixo, definido no inspector, e
"m_ForwardAmount", que nada mais é do que os inputs no eixo Z, do primeiro script.

é meio confuso e extenso, más é esta sopa que causa este efeito Very Happy

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Funcionamento do ThirdPersonController do proprio unity

Mensagem por samoliver1813 em Seg Nov 23, 2015 1:48 pm

Acho que agora eu entendi, muito obrigado MarcosSchultz! E parabéns pelo canal e esse forum são muito bons.

samoliver1813
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 487
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum