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fazer com que o personagem não pule infinitamente

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Resolvido fazer com que o personagem não pule infinitamente

Mensagem por thiagograssi em Dom Jan 07, 2018 3:40 am

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class controles : MonoBehaviour {

 //public GameObject Player;

 public KeyCode Frente;
 public KeyCode Tras;
 public KeyCode Direita;
 public KeyCode esquerda;
 public KeyCode pular;

 public Rigidbody rb;

 public float turnSpeed = 50f;
 public float moveSpeed = 10f;
 public float jumpSpeed = 50f;


 // Use this for initialization
 void Start () {
 rb = GetComponent<Rigidbody> ();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void FixedUpdate () {
 if (Input.GetKey(Frente)) {
 transform.Translate(Vector3.forward* moveSpeed *  Time.deltaTime);
 }

 if (Input.GetKey(Tras)) {
 transform.Translate(-Vector3.forward* moveSpeed *  Time.deltaTime);
 }

 if (Input.GetKey(Direita)) {
 transform.Rotate (Vector3.up, turnSpeed * Time.deltaTime);
 }

 if (Input.GetKey(esquerda)) {
 transform.Rotate (Vector3.up, -turnSpeed * Time.deltaTime);
 }

 if (Input.GetKey(pular)) {
 rb.AddForce(0,jumpSpeed,0);
 }
 }
}
tá ai o script q movimenta o meu "personagem", mas quando eu aperto space, ele pula inifnitamente, eu queria ajuda de como fazer isso não aconteçer, talvez usando o time.delta time quem sabe


Última edição por thiagograssi em Dom Jan 07, 2018 2:54 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: fazer com que o personagem não pule infinitamente

Mensagem por Goustkor em Dom Jan 07, 2018 5:14 am

Você tem que fazer algum sistema para checar quando o personagem entrou em contato com o chão ou algo que reinicie o pulo dele.





Você pode usar um detector de colisão, que ao tocar no chão ele mude uma variavel (inJump), para false, assim podendo pular novamente.

Ou pode fazer usando sistema de tempo, tipo apos 2 segundos ele muda a varivel para false permitindo pular novamente.

Código:

private bool inJump = false;

if (Input.GetKey(pular) && !inJump) {
        rb.AddForce(0,jumpSpeed,0);
        inJump = true;
      }
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Resolvido Re: fazer com que o personagem não pule infinitamente

Mensagem por felipehobs1 em Dom Jan 07, 2018 12:00 pm

geralmente um dos sistemas q uso q da super certo e isso :com rigidbody checando se ele esta no chao tambem,

Código:
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Space))
        {
            if (IsChao)
rb.AddForce(Vector3.up*JumpSpeed-rb.Velocity,ForceMode.Impulse);



bom dia!
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Resolvido Re: fazer com que o personagem não pule infinitamente

Mensagem por thiagograssi em Dom Jan 07, 2018 2:51 pm

obrigado a todos, consegui oque eu queria e o script ficou assim 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class controles : MonoBehaviour {

   public KeyCode Frente;
   public KeyCode Tras;
   public KeyCode Direita;
   public KeyCode esquerda;
   public KeyCode pular;

   public Rigidbody rb;

   public float turnSpeed = 50f;
   public float moveSpeed = 10f;
   public float jumpSpeed = 50f;

   public bool injump = false;
   public bool inchao = true;

   public float tempo;


   // Use this for initialization
   void Start () {
      rb = GetComponent<Rigidbody> ();
   }
   
   // Update is called once per frame
   void FixedUpdate () {
      if (Input.GetKey(Frente)) {
         transform.Translate(Vector3.forward* moveSpeed *  Time.deltaTime);
      }

      if (Input.GetKey(Tras)) {
         transform.Translate(-Vector3.forward* moveSpeed *  Time.deltaTime);
      }

      if (Input.GetKey(Direita)) {
         transform.Rotate (Vector3.up, turnSpeed * Time.deltaTime);
      }

      if (Input.GetKey(esquerda)) {
         transform.Rotate (Vector3.up, -turnSpeed * Time.deltaTime);
      }

      if (Input.GetKeyDown(pular)&& !injump) {
         StartCoroutine ("CronometroPular");
         rb.AddForce(0,jumpSpeed,0);
         inchao = false;
         injump = true;
         if (inchao = false);
            rb.AddForce(Vector3.up*jumpSpeed-rb.velocity,ForceMode.Impulse);


      }      

}
   IEnumerator CronometroPular () {
      yield return new WaitForSeconds (tempo);
      inchao = true;
      injump = false;
   }
}


Última edição por thiagograssi em Dom Jan 07, 2018 3:57 pm, editado 1 vez(es) (Razão : informação errada)
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Resolvido Re: fazer com que o personagem não pule infinitamente

Mensagem por Goustkor em Dom Jan 07, 2018 5:58 pm

thiagograssi escreveu:obrigado a todos, consegui oque eu queria e o script ficou assim 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class controles : MonoBehaviour {

 public KeyCode Frente;
 public KeyCode Tras;
 public KeyCode Direita;
 public KeyCode esquerda;
 public KeyCode pular;

 public Rigidbody rb;

 public float turnSpeed = 50f;
 public float moveSpeed = 10f;
 public float jumpSpeed = 50f;

 public bool injump = false;
 public bool inchao = true;

 public float tempo;


 // Use this for initialization
 void Start () {
 rb = GetComponent<Rigidbody> ();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void FixedUpdate () {
 if (Input.GetKey(Frente)) {
 transform.Translate(Vector3.forward* moveSpeed *  Time.deltaTime);
 }

 if (Input.GetKey(Tras)) {
 transform.Translate(-Vector3.forward* moveSpeed *  Time.deltaTime);
 }

 if (Input.GetKey(Direita)) {
 transform.Rotate (Vector3.up, turnSpeed * Time.deltaTime);
 }

 if (Input.GetKey(esquerda)) {
 transform.Rotate (Vector3.up, -turnSpeed * Time.deltaTime);
 }

 if (Input.GetKeyDown(pular)&& !injump) {
 StartCoroutine ("CronometroPular");
 rb.AddForce(0,jumpSpeed,0);
 inchao = false;
 injump = true;
 if (inchao = false);
 rb.AddForce(Vector3.up*jumpSpeed-rb.velocity,ForceMode.Impulse);


 }

}
 IEnumerator CronometroPular () {
 yield return new WaitForSeconds (tempo);
 inchao = true;
 injump = false;
 }
}


Acho que seria melhor usar um cronometro usando o Time.deltaTime

Código:
private float cronometro = false;

public float tempo = 4f;

void Update(){
    cronometro += Time.deltaTime;

    if(cronometro >= tempo){
        cronometro = 0f;

        //Código
    }
}
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Resolvido Re: fazer com que o personagem não pule infinitamente

Mensagem por felipehobs1 em Dom Jan 07, 2018 7:06 pm

kara esse teu script funcionou mesmo ?? só uma duvida,
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Resolvido Re: fazer com que o personagem não pule infinitamente

Mensagem por thiagograssi em Dom Jan 07, 2018 11:17 pm

felipehobs1 escreveu:kara esse teu script funcionou mesmo ?? só uma duvida,
funcionou, pode testar ai, e o tempo ideal de cada pulo é 2 segundos
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Resolvido Re: fazer com que o personagem não pule infinitamente

Mensagem por felipehobs1 em Seg Jan 08, 2018 5:16 am

perguntei por causa da linha 53:

Código:
if (inchao = false);

mas se funcionou,ta blz, boa sorte com seu jogo/app
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