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[TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

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TUTORIAL [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por JohnRambo em Qua Jan 03, 2018 11:22 pm

Saudações meus amados Players!

Recentemente tenho visto alguns desenvolvedores de games em 3ª pessoa enfrentar um probleminha quando querem que o personagem vire-se de frente para alguma coisa (as vezes, algum objeto no chão). O que acontece é que usando o simples transform.LookAt (ObjetoDestino) o personagem gira em todos os eixos necessários para estar totalmente de frente para o objeto. Vou deixar aqui um exemplo de como fazer um "LookAt" apenas no eixo Y.

Código:
public Transform player;

void Update () {
Vector3 estaPosicao = transform.position - player.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

player.rotation = Quaternion.Slerp (player.rotation, Quaternion.LookRotation (estaPosicao), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
player.eulerAngles = new Vector3 (0, player.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

este exemplo é para o caso em que o script está no objeto, agora se for o caso do script ser no player, basta deixá-lo assim:

Código:
public Transform objeto;

void Update () {
Vector3 PosicaoDoObjeto = objeto.position - transform.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, Quaternion.LookRotation (PosicaoDoObjeto), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
transform.eulerAngles = new Vector3 (0, transform.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

Espero que ajude quem precise! Smile
JohnRambo
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Moderador

Masculino PONTOS : 2725
REPUTAÇÃO : 507
Idade : 18
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Modelagem;
Música e Sonorização;
Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por dstaroski em Qui Jan 04, 2018 9:09 am

John Rambo escreveu:Saudações meus amados Players!

Recentemente tenho visto alguns desenvolvedores de games em 3ª pessoa enfrentar um probleminha quando querem que o personagem vire-se de frente para alguma coisa (as vezes, algum objeto no chão). O que acontece é que usando o simples transform.LookAt (ObjetoDestino) o personagem gira em todos os eixos necessários para estar totalmente de frente para o objeto. Vou deixar aqui um exemplo de como fazer um "LookAt" apenas no eixo Y.

Código:
public Transform player;

void Update () {
Vector3 estaPosicao = transform.position - player.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

player.rotation = Quaternion.Slerp (player.rotation, Quaternion.LookRotation (estaPosicao), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
player.eulerAngles = new Vector3 (0, player.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

este exemplo é para o caso em que o script está no objeto, agora se for o caso do script ser no player, basta deixá-lo assim:

Código:
public Transform objeto;

void Update () {
Vector3 PosicaoDoObjeto = objeto.position - transform.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, Quaternion.LookRotation (PosicaoDoObjeto), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
transform.eulerAngles = new Vector3 (0, transform.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

Espero que ajude quem precise! Smile
Excelente brow! vai ajudar muita gente!

Abraço!
dstaroski
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por Água Sem Hidrogênio em Qui Jan 04, 2018 9:43 pm

John Rambo escreveu:Saudações meus amados Players!

Recentemente tenho visto alguns desenvolvedores de games em 3ª pessoa enfrentar um probleminha quando querem que o personagem vire-se de frente para alguma coisa (as vezes, algum objeto no chão). O que acontece é que usando o simples transform.LookAt (ObjetoDestino) o personagem gira em todos os eixos necessários para estar totalmente de frente para o objeto. Vou deixar aqui um exemplo de como fazer um "LookAt" apenas no eixo Y.

Código:
public Transform player;

void Update () {
Vector3 estaPosicao = transform.position - player.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

player.rotation = Quaternion.Slerp (player.rotation, Quaternion.LookRotation (estaPosicao), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
player.eulerAngles = new Vector3 (0, player.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

este exemplo é para o caso em que o script está no objeto, agora se for o caso do script ser no player, basta deixá-lo assim:

Código:
public Transform objeto;

void Update () {
Vector3 PosicaoDoObjeto = objeto.position - transform.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, Quaternion.LookRotation (PosicaoDoObjeto), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
transform.eulerAngles = new Vector3 (0, transform.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

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Obrigado, espero que funcione no meu projeto Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por JohnRambo em Qui Jan 04, 2018 9:53 pm

@dstaroski escreveu:Excelente brow! vai ajudar muita gente!

Abraço!

:D


@Água Sem Hidrogênio escreveu:Obrigado, espero que funcione no meu projeto

Espero que ajude :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por Dom3000 em Qui Fev 15, 2018 4:13 pm

muito bom, muito util
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