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Como limitar a rotação no RotateAround?

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Resolvido Como limitar a rotação no RotateAround?

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Qua Jan 03, 2018 7:30 pm

Olá, estou tentando desenvolver um sistema de terceira pessoa para aprimorar meus conhecimentos em programação, porém não consigo limitar a rotação do ângulo da câmera com o RotateAround. Já tentei usar Mathf.clamp, porém não funciona... Eu quase fiz isto funcionar, porém quando eu movo a câmera no eixo X muito rápido, a câmera vai começar a sair do limite de ângulo. Aqui está o código : 

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class nada : MonoBehaviour {


    public float sensibilidade;
    private float roHo;
    private float roVe;
    public float minRotacao;
    public float maxRotacao;
    public float x;
    public GameObject personagem;

    void Update() {
        roHo = Input.GetAxis("Mouse X") * sensibilidade * Time.deltaTime;
        roVe = Input.GetAxis("Mouse Y") * -sensibilidade * Time.deltaTime;
        x += roVe;
        x = Mathf.Clamp(x, -maxRotacao, minRotacao);

        transform.RotateAround(personagem.transform.position, Vector3.up, roHo);
        if (x > -maxRotacao && x < minRotacao)
        {
            transform.RotateAround(personagem.transform.position, transform.right, roVe);
        }
    }
}

Alguém sabe como resolvê-lo?
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Resolvido Re: Como limitar a rotação no RotateAround?

Mensagem por Zecandy em Qua Jan 03, 2018 8:35 pm

Aqui vai um exemplo, espero que ajude Smile

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class GiroPlayer : MonoBehaviour {

private float velocidadeGirar =2;
 public float anguloX,anguloY,anguloMiraMinX, anguloMiraMaxX,anguloMiraMinY, anguloMiraMaxY;

 void Start ()
 {
 
 }
 
 void Update ()
 {
 anguloY += Input.GetAxis("Mouse X")*velocidadeGirar;
 anguloX -= Input.GetAxis("Mouse Y")*velocidadeGirar;
 
 anguloX = Mathf.Clamp(anguloX,anguloMiraMinX,anguloMiraMaxX);
 anguloY = Mathf.Clamp(anguloY,anguloMiraMinY,anguloMiraMaxY);
    transform.rotation = Quaternion.Euler(anguloX,anguloY,0);

 }
}
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Resolvido Re: Como limitar a rotação no RotateAround?

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Qua Jan 03, 2018 8:51 pm

Obrigado por tentar ajudar mas não é isto o que eu quero, eu queria tentar fazer a câmera rotacionar ao redor do objeto usando o RotateAround, porém estou tentando adicionar um limite de rotação no eixo X mas não estou conseguindo.
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Resolvido Re: Como limitar a rotação no RotateAround?

Mensagem por Before Dawn em Qua Jan 03, 2018 10:42 pm

wiki.unity3d.com/index.php?title=MouseOrbitImproved

Voce precisa usar Quaternions quando for fazer qualquer coisa que envolva rotacionar um objeto.

en.wikipedia.org/wiki/Quaternion

docs.unity3d.com/ScriptReference/Quaternion.html


Por algum motivo, não posso postar os links. Mas o primeiro é um script de câmera orbital, o segundo é o do wikipédia sobre o que é um quaternion matematicamente, e o segundo sobre como o Unity lida com ele.
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Resolvido Re: Como limitar a rotação no RotateAround?

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Qua Jan 03, 2018 10:53 pm

@Before Dawn escreveu:wiki.unity3d.com/index.php?title=MouseOrbitImproved

Voce precisa usar Quaternions quando for fazer qualquer coisa que envolva rotacionar um objeto.

en.wikipedia.org/wiki/Quaternion

docs.unity3d.com/ScriptReference/Quaternion.html


Por algum motivo, não posso postar os links. Mas o primeiro é um script de câmera orbital, o segundo é o do wikipédia sobre o que é um quaternion matematicamente, e o segundo sobre como o Unity lida com ele.
Ok obrigado.
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Resolvido Re: Como limitar a rotação no RotateAround?

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Ter Jan 09, 2018 3:42 pm

RESOLVIDO : 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class OrbitaCamera : MonoBehaviour
{

    public Transform heroi;
    public float distancia = 5.0f;
    public float sensibilidadeX = 120.0f;
    public float sensibilidadeY = 120.0f;

    public float limiteMin = -20f;
    public float limiteMax = 80f;

    private Rigidbody rb;

    float x = 0.0f;
    float y = 0.0f;

    // Use this for initialization
    void Start()
    {
        Vector3 angles = transform.eulerAngles;
        x = angles.y;
        y = angles.x;

        rb = GetComponent<Rigidbody>();

        // Make the rigid body not change rotation
        if (rb != null)
        {
            rb.freezeRotation = true;
        }
    }

    void LateUpdate()
    {
        if (heroi)
        {
            x += Input.GetAxis("Mouse X") * sensibilidadeX * distancia * 0.02f;
            y -= Input.GetAxis("Mouse Y") * sensibilidadeY * 0.02f;

            y = ClampAngle(y, limiteMin, limiteMax);

            Quaternion rotation = Quaternion.Euler(y, x, 0);

            Vector3 negDistance = new Vector3(1.0f, 0.5f, -distancia);
            Vector3 position = rotation * negDistance + heroi.position;

            transform.rotation = rotation;
            transform.position = position;
        }
    }

    public static float ClampAngle(float angle, float min, float max)
    {
        if (angle < -360F)
            angle += 360F;
        if (angle > 360F)
            angle -= 360F;
        return Mathf.Clamp(angle, min, max);
    }
}
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Resolvido Re: Como limitar a rotação no RotateAround?

Mensagem por Zecandy em Ter Jan 09, 2018 4:24 pm

Obrigado, por compartilhar a resolução, irá ajudar muitos.
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