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Problema com giro de objeto

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DÚVIDA Problema com giro de objeto

Mensagem por Flávio em Sab Dez 23, 2017 11:48 pm

Galera, estou fazendo esse giro do inimigo em relação ao jogador, mas a face do inimigo não está de frente para o jogador postei um video p mostrar


achei esse script em um site e me serviu , estou usando no inimigo
Código:
public float moveSpeed;
    private Transform pl;

    void Start() {
        pl = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player").transform;
    }

    void Update() {
        transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, pl.position, moveSpeed * Time.deltaTime);

        // Rotaciona
        var direcao = pl.transform.position - transform.position;
        var rotacao = Quaternion.LookRotation(direcao, transform.TransformDirection(Vector3.up));
        transform.rotation = new Quaternion(0, 0, rotacao.z, rotacao.w);
    }

o script funciona mas como falei o inimigo nao vira de frente, fica só de lado.  como faço p ficar sempre de frente para o jogoador?
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por Zecandy em Sab Dez 23, 2017 11:50 pm

Tente criar um objeto vazio jogar o inimigo dentro e o script do inimigo no objeto que criou.
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por Flávio em Sab Dez 23, 2017 11:57 pm

@Zecandy escreveu:Tente criar um objeto vazio jogar o inimigo dentro e o script do inimigo no objeto que criou.

Zecandy continua do mesmo jeito..
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por Zecandy em Dom Dez 24, 2017 12:07 am

Ve assim
Código:
public float moveSpeed,velocidadeRotacao;
   private Transform pl;
   Vector3 direcao;


   void Start()
   {
      pl = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player").transform;
   }
   
   void Update() {
      transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, pl.position, moveSpeed * Time.deltaTime);
      
      // Rotaciona
      direcao = pl.transform.position - transform.position;

      transform.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation,Quaternion.LookRotation(direcao),velocidadeRotacao*Time.deltaTime);
   }
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por Flávio em Dom Dez 24, 2017 1:23 am

Tambem nao funcionou
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por Zecandy em Dom Dez 24, 2017 1:32 am

Os eixos do inimigo devem estar invertidos;
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por Flávio em Dom Dez 24, 2017 1:54 am

@Zecandy escreveu:Os eixos do inimigo devem estar invertidos;

descobri que Vector3.up é o mesmo que Vector3(0,1,0)

ele tava rodando no eixo Y entao eu escrevi (0,0,1) aí agora consertou
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por recagonlei em Dom Dez 24, 2017 11:35 am

Tome cuidado... Vector3.up(down, right, left, ou outros do tipo Vector2 também), são Vetores globais, de acordo com o lado... Preste bem atenção e veja quando deve ser utilizado o eixo global ou local, do transform(transform.down, right, left ou whatever).
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por Flávio em Qua Jan 10, 2018 10:50 pm

@recagonlei escreveu:Tome cuidado... Vector3.up(down, right, left, ou outros do tipo Vector2 também), são Vetores globais, de acordo com o lado... Preste bem atenção e veja quando deve ser utilizado o eixo global ou local, do transform(transform.down, right, left ou whatever).

é isso que eu nao entendo ainda, quando é eixo global e eixo local.
 quando que se usa um e outro?

se puder postar exemplos de uso fica melhor!
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DÚVIDA Re: Problema com giro de objeto

Mensagem por recagonlei em Qui Jan 11, 2018 4:16 pm

É meio que auto explicativo... Os eixos dos transforms(transform.forward, transform.up, etc), são orientados de acordo com o Transform em que se está chamando e é modificado de acordo com a rotação do mesmo e o Vector3.up(Vector.forward, etc), são eixos estáticos do mundo, eles não mudam de acordo com algum objeto ou algo do tipo. Se o objeto estiver com o eixo Z para frente e chamar o transform.forward, ele mostrará o mesmo que o Vector.forward, agora se rotaciona-lo ele mostrará de acordo com o objeto e seu valor será diferente do eixo global z(forward e back).
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