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[TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por lesgoy em Seg Nov 27, 2017 5:43 pm

É algo simples mas que pode ajudar muita gente : 
Carregar uma cena em segundo plano enquanto a atual esta sendo executada , após carregada a cena NÃO VAI AUTOMATICAMENTE , ela espera um comando e ai sim carrega.

Primeiro passo :
importar o UnityEngine.SceneManagement (import em javaScript , e using em C#);

Depois você vai precisar de uma variável do tipo AsyncOperation.
ex :
 var asyncLoad   : AsyncOperation;(tanto faz o nome)

Agora na função start faça sua variável asyncLoad  receber a cena que irá ser carregada

asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel3");
asyncLoad.allowSceneActivation = false;

Porque definir allowSceneActivation  como false? Quando esta propriedade esta como falsa , o carregamento é feito e pausado em 0.9 , se você deixa marcado como verdadeiro(padrão) , ela carrega sim em segundo plano , mas ao terminar ela vai direto sem esperar nem mais 1 segundo.

Agora quando quiser ir para sua cena , basta digitar :
asyncLoad.allowSceneActivation = true;
Desta forma ele vai "despausar" o carregamento e ir para a sua cena.
Texto.text = "O carregamento terminou , pressione 'c' para continuar";
if(Input.GetKeyDown("c")){
   asyncLoad.allowSceneActivation = true;
}

Detalhe : Se você quer usar o allowSceneActivation  , e que o jogo só passe para a próxima cena quando o usuário apertar um botão , ou quando uma condição verdadeira os comandos :
asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel3");
asyncLoad.allowSceneActivation = false;
Devem obrigatoriamente estar na função Start , caso contrário quando você definir o allowSceneActivation  como true , não vai acontecer nada.

Mas caso você queira apenas que ele carregue em segundo plano , e quando acabar vá direto para a próxima cena, você por na função update mesmo.

Este tutorial foi mais para mostrar como carregar a cena em segundo plano e deixa-la armazenada .
Espero que tenha ajudado!

lesgoy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por dstaroski em Seg Nov 27, 2017 6:09 pm

lesgoy escreveu:É algo simples mas que pode ajudar muita gente : 
Carregar uma cena em segundo plano enquanto a atual esta sendo executada , após carregada a cena NÃO VAI AUTOMATICAMENTE , ela espera um comando e ai sim carrega.

Primeiro passo :
importar o UnityEngine.SceneManagement (import em javaScript , e using em C#);

Depois você vai precisar de uma variável do tipo AsyncOperation.
ex :
 var asyncLoad   : AsyncOperation;(tanto faz o nome)

Agora na função start faça sua variável asyncLoad  receber a cena que irá ser carregada

asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel3");
asyncLoad.allowSceneActivation = false;

Porque definir allowSceneActivation  como false? Quando esta propriedade esta como falsa , o carregamento é feito e pausado em 0.9 , se você deixa marcado como verdadeiro(padrão) , ela carrega sim em segundo plano , mas ao terminar ela vai direto sem esperar nem mais 1 segundo.

Agora quando quiser ir para sua cena , basta digitar :
asyncLoad.allowSceneActivation = true;
Desta forma ele vai "despausar" o carregamento e ir para a sua cena.
Texto.text = "O carregamento terminou , pressione 'c' para continuar";
if(Input.GetKeyDown("c")){
   asyncLoad.allowSceneActivation = true;
}

Detalhe : Se você quer usar o allowSceneActivation  , e que o jogo só passe para a próxima cena quando o usuário apertar um botão , ou quando uma condição verdadeira os comandos :
asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel3");
asyncLoad.allowSceneActivation = false;
Devem obrigatoriamente estar na função Start , caso contrário quando você definir o allowSceneActivation  como true , não vai acontecer nada.

Mas caso você queira apenas que ele carregue em segundo plano , e quando acabar vá direto para a próxima cena, você por na função update mesmo.

Este tutorial foi mais para mostrar como carregar a cena em segundo plano e deixa-la armazenada .
Espero que tenha ajudado!
Parabéns pela iniciativa cara! acredito que seria mais legal se você coloca-se os scripts dentro do botão "Script" do editor, fica mais didático.

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por lesgoy em Seg Nov 27, 2017 8:23 pm

Entendi então aqui está :

Código:
#pragma strict
import UnityEngine.UI;
import UnityEngine.SceneManagement;

var asyncLoad  : AsyncOperation;
var Texto : Text;

function Start () {
    asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("(Sua Cena)");
    asyncLoad.allowSceneActivation = false;
   
}

function Update () {
    /*ATENÇÃO ! Isto não é uma barra de loading ou algo do tipo,é apenas uma mensagem informando que a cena está pronta
    para ser jogada e que ele pode começar a jogar ao apertar a tecla c.
    Desta forma pode fazer uma cena em que você fica brincando enquanto o jogo carrega (como em jogos
    do FIFA que você fica treinando e depois aperta start a hora que quiser para começar a jogar)*/
    Texto.text= "Carregamento Completo , pressione 'c' para continuar!";
    if(Input.GetKeyDown("c")){
        asyncLoad.allowSceneActivation = true;
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?

Mensagem por lesgoy em Seg Nov 27, 2017 8:30 pm

Gente, acabei de testar , e ele não funciona somente na função start.
Oque acontece é que ele deve ser chamado apenas UMA vez.Se estiver na função update ele começa carregar várias cenas e nada acontece.
Portanto não precisa obrigatoriamente atribuir a cena ao async e marcar o allowSceneActivation como true na função start.Pode ser na update , contanto que seja chamado apenas uma vez.
Ex :

Código:
if(Input.GetKeyDown("c")){
  asyncLoad  = SceneManager.LoadSceneAsync("Nivel1");
  asyncLoad.allowSceneActivation = false;
}
if(Input.GetKeyDown("g"))//(Go)
{
  asyncLoad.allowSceneActivation = true;
}

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