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Dúvida, como transferir dados para outra cena (Iniciante)

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DÚVIDA Dúvida, como transferir dados para outra cena (Iniciante)

Mensagem por JohnnyKills em Sab Nov 07, 2015 10:02 pm

Olá pessoal, sou iniciante na unity e estou fazendo um jogo simples em 2D. Estou seguindo um tutorial para a pontuação e recorde, mas ele não ensina a mostrar a pontuação em outra cena(o recorde aparece). Tentei seguir este tópico: http://www.schultzgames.com/t599-sistema-de-pontuacao-duvida mas não entendi direito o que tenho que fazer. Estou usando este script, poderiam modificá-lo e me explicar o que foi feito para eu entender a lógica?

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class Manager : MonoBehaviour {
 
 public Text Highscore;
 public Text Score;
 public int score = 0;
 
 
 // Use this for initialization
 void Start () {
 Highscore.text = " " + PlayerPrefs.GetInt ("Highscore");
 Score.text = " " + score;
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
 if (score > PlayerPrefs.GetInt ("Highscore")) {
 PlayerPrefs.SetInt("Highscore", score);
 }
 Score.text = " " + score;
 }
}


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DÚVIDA Re: Dúvida, como transferir dados para outra cena (Iniciante)

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Nov 07, 2015 10:16 pm

Infelizmente este é um conceito não tão básico, más que precisa ser aprendido para transferir dados de uma cena para outra...

Tenho 2 vídeos que podem ajudar...






Para esta situação, o segundo é mais útil... pois você transfere o seu banco de dados de uma cena para outra de maneira simples

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DÚVIDA Re: Dúvida, como transferir dados para outra cena (Iniciante)

Mensagem por JohnnyKills em Sab Nov 07, 2015 10:45 pm

obrigado, vou assistir Smile

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DÚVIDA Re: Dúvida, como transferir dados para outra cena (Iniciante)

Mensagem por JohnnyKills em Dom Nov 08, 2015 2:49 am

Marcos, tentei usar/alterar o que você az nos scripts dos vídeos, mas não deu certo. Tem como me explicar de uma maneira mais simples?

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DÚVIDA Re: Dúvida, como transferir dados para outra cena (Iniciante)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Nov 08, 2015 1:06 pm

Vou resumir para você então

Tenha um objeto vazio em sua primeira cena com este script

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class BancoDeDados : MonoBehaviour {
                  
   public static bool SalvarScore;
   public static int score;

   private GameObject[] Datas;
   void Awake (){
      Datas = GameObject.FindGameObjectsWithTag ("DATA");
      if (Datas.Length >= 2) {
         Destroy(Datas[0]);
      }
      DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
   }
   
   void Start () {
      SalvarScore = false;
      score = PlayerPrefs.GetInt("savScore");
   }
   
   void Update () {
      if (SalvarScore == true) {
         PlayerPrefs.SetInt ("savScore", score);
         SalvarScore = false;
      }
   }
}


Este objeto deve ter a tag "DATA" para ser detectado onde for.

ele já irá salvar o seu score e transferi-lo de cena em cena.


Se quiser consultar o score e transferi-lo para uma "int" em outro script, use isto:

Código:
varInt = BancoDeDados.score;

desta maneira você irá pegar o valor atual da variavel "score" que está no script banco de dados.

se quiser salvar o valor do score, apenas faça isto:

Código:
varInt = BancoDeDados.SalvarScore = true;

desta maneira o banco de dados fará um PlayerPrefs para salvar o valor que está na variavel score

simples assim.

E quando você iniciar o jogo, o Banco de dados resgatará automaticamente o valor do score já salvo

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