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Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente

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DÚVIDA Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente

Mensagem por Gazoles em Ter Nov 21, 2017 10:16 am

Eu tenho 4 GameObjects que precisam receber cada um uma das 4 Tags referentes a eles, de forma que cada Tag fique em apenas 1 dos objetos, sem se repetir nos outros. É que quero fazer com que cada vez que o Jogo for aberto, os "inimigos" de cada cor se comportem de maneira diferente, tipo, o Azul vai para cima quando tiver a Tag "Cima", porem vai pra Esquerda se tiver a tag "Esquerda"... e assim com os inimigos "verde", "amarelo" e "vermelho" tambem.
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DÚVIDA Re: Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente

Mensagem por googolepton em Ter Nov 21, 2017 10:44 am

Gazoles escreveu:Eu tenho 4 GameObjects que precisam receber cada um uma das 4 Tags referentes a eles, de forma que cada Tag fique em apenas 1 dos objetos, sem se repetir nos outros. É que quero fazer com que cada vez que o Jogo for aberto, os "inimigos" de cada cor se comportem de maneira diferente, tipo, o Azul vai para cima quando tiver a Tag "Cima", porem vai pra Esquerda se tiver a tag "Esquerda"... e assim com os inimigos "verde", "amarelo" e "vermelho" tambem.
Código:
List<string> lista = new List<string>();
 for (int i = 0; i < 4; i++)
 {
 lista.Add("tag"+i);
 }
 gameObject.tag = lista[Random.Range(0, lista.Count-1)];

ou se preferir use um comando switch com random tambem serve

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DÚVIDA Re: Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente

Mensagem por Gazoles em Qua Nov 22, 2017 11:41 pm

googolepton escreveu:
Gazoles escreveu:Eu tenho 4 GameObjects que precisam receber cada um uma das 4 Tags referentes a eles, de forma que cada Tag fique em apenas 1 dos objetos, sem se repetir nos outros. É que quero fazer com que cada vez que o Jogo for aberto, os "inimigos" de cada cor se comportem de maneira diferente, tipo, o Azul vai para cima quando tiver a Tag "Cima", porem vai pra Esquerda se tiver a tag "Esquerda"... e assim com os inimigos "verde", "amarelo" e "vermelho" tambem.
Código:
List<string> lista = new List<string>();
 for (int i = 0; i < 4; i++)
 {
 lista.Add("tag"+i);
 }
 gameObject.tag = lista[Random.Range(0, lista.Count-1)];

ou se preferir use um comando switch com random tambem serve

Eu sou bem leigo em programação ainda... não consegui introduzir esse metodo no meu script... :/
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DÚVIDA Re: Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente

Mensagem por dimmuo em Qua Nov 22, 2017 11:49 pm

Tags nao sao usadas para esse tipo de coisa. Nao precisa de tags pra fazer isso. Apenas com a logica de programacao voce consegue definir as direcoes para que cada inimigo mova.

Exemplo:

Class Enemy
 - Segura informacoes de direcao, cor, id, nome.

Class EnemyManager
-
Segura os possiveis inimigos na cena, randomiza suas cores e posicoes e os spawna randomicamente.

Tenta pensar um pouco ai, faca algum codigo e poste novamente, ai te ajudamos com todo prazer!

Boa sorte, nao desista.

Obs: Caso nao consiga, passa mais detalhes que faco pra voce... (Mas apenas se nao conseguir realmente)
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DÚVIDA Re: Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente

Mensagem por Gazoles em Qui Nov 23, 2017 12:23 am

dimmuo escreveu:Tags nao sao usadas para esse tipo de coisa. Nao precisa de tags pra fazer isso. Apenas com a logica de programacao voce consegue definir as direcoes para que cada inimigo mova.

Exemplo:

Class Enemy
 - Segura informacoes de direcao, cor, id, nome.

Class EnemyManager
-
Segura os possiveis inimigos na cena, randomiza suas cores e posicoes e os spawna randomicamente.

Tenta pensar um pouco ai, faca algum codigo e poste novamente, ai te ajudamos com todo prazer!

Boa sorte, nao desista.

Obs: Caso nao consiga, passa mais detalhes que faco pra voce... (Mas apenas se nao conseguir realmente)

Vou tentar aqui dessa forma, mas vou te dar os detalhes aqui pra você ver se vai dar certo mesmo.
É que quero que cada vez que o jogo for carregado o comando pra destruir o inimigo de cada cor seja diferente.
Exemplo, se o Inimigo azul é destruido com o comando pra cima, mas na proxima vez que abrir o jogo o comando pode ser outro, e eu precisaria fazer com que no "tutorial" mostrasse o comando atual.
Ai pensei em fazer usando as Tags... 
Tipo
Se a Tag for do Inimigo for "Cima", entao iria iria ser o Case 1, onde ia estar definido o comando do controle pra direção Cima e o SetActive com uma seta indicando pra cima no tutorial.
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DÚVIDA Re: Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente

Mensagem por googolepton em Sex Nov 24, 2017 12:04 pm

Gazoles escreveu:
googolepton escreveu:
Gazoles escreveu:Eu tenho 4 GameObjects que precisam receber cada um uma das 4 Tags referentes a eles, de forma que cada Tag fique em apenas 1 dos objetos, sem se repetir nos outros. É que quero fazer com que cada vez que o Jogo for aberto, os "inimigos" de cada cor se comportem de maneira diferente, tipo, o Azul vai para cima quando tiver a Tag "Cima", porem vai pra Esquerda se tiver a tag "Esquerda"... e assim com os inimigos "verde", "amarelo" e "vermelho" tambem.
Código:
List<string> lista = new List<string>();
 for (int i = 0; i < 4; i++)
 {
 lista.Add("tag"+i);
 }
 gameObject.tag = lista[Random.Range(0, lista.Count-1)];

ou se preferir use um comando switch com random tambem serve

Eu sou bem leigo em programação ainda... não consegui introduzir esse metodo no meu script... :/
coloque seus objetos na list objetos e as tags na lista tags, nao se esqueca que as tags deverao estar criadas na unity

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class lista : MonoBehaviour {
 public List<GameObject> objetos;
 List<string> tags;
 // Use this for initialization
 void Start () {
 tags = new List<string>();
 tags.Add("direita");
 tags.Add("esquerda");
 tags.Add("cima");
 tags.Add("baixo");

 int indice;
 for (int i = 0; i < objetos.Count; i++)
 {
 indice = Random.Range(0,tags.Count-1);
 objetos[i].tag = tags[indice];
 tags.RemoveAt(indice);
 }
 }
 
}

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