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Problema ao Configurar Objetos Estáticos - Luzes

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DÚVIDA Problema ao Configurar Objetos Estáticos - Luzes

Mensagem por perinaldoc em Ter Out 27, 2015 2:04 pm

Boa,

Estou enfrentando um problema chato com relação a dar baking em objetos estáticos. No começo estava dando crash com alguns objetos, daí mexi nas configurações e agora parou de dar crash e está até um pouco mais rápido, mas algumas paredes e chãos estão ficando escuros, com tonalidades diferentes para meshes com mesma textura e shaders. Inclusive algumas dessas paredes já estavam certas antes, mas depois bugaram. O que devo fazer? Seguem duas imagens pra comparar a diferença e uma terceira das minhas configs do bake. Alguma melhoria quanto as configs? Antes estava utilizando Atlas size de 1024 depois acabei colocando em 4096 e ficou mais rápido. O que é esse Atlas size? Outra coisa que mexi foi nos parâmetros. Antes era Default agora está em Low Resolution, mas não consigo mais voltar pra Default ou passar para High pois toda vez no final dá crash. Não sei mais o que fazer, me ajudem! Minha cena é enorme e estou fazendo bake por mesh ou por componente para não dar erro.

Aqui deu certo:


Aqui deu errado: (Notem que o teto ficou com duas tonalidades e as paredes também)


Minhas configs:


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DÚVIDA Re: Problema ao Configurar Objetos Estáticos - Luzes

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 27, 2015 2:11 pm

Acredito que o problema não seja nesta aba, e sim, no fato da sua spotLight estar em modo "auto" em vez de "important"


De qualquer modo, reparei que você está utilizando iluminação padrão ambiente, e isto não é muito interessante para ambientes internos, pois mesmo que não tenha nenhuma luz, o cenário terá uma iluminação padrão... seria interessante deixar totalmente escuro e iluminar apenas com as luzes da própria casa...

da uma olhada:

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DÚVIDA Re: Problema ao Configurar Objetos Estáticos - Luzes

Mensagem por perinaldoc em Ter Out 27, 2015 10:01 pm

Marcos blz?

Cara minhas luzes estão todas como important. Até olhei tudo de novo só pra garantir e já estavam. No caso de luz ambiente entendi o que vc quer dizer. É que no meu caso o jogo se passa em uma mansão e tem área externa também para explorar. Então o cara não fica enclausurado apenas na casa, ele consegue ir lá fora, só que não passa dos muros do condomínio. Mas fiz como vc disse e ficou melhor mesmo.
Olhei suas configurações no vídeo e fiz aqui. Depois do bake até corrigiu a parte do teto, mas ainda tem cômodos e algumas paredes totalmente escuras. Se não é luz como auto, nem textura, ou configuração do bake, o que pode ser agora? Lembrando que já está como static e até já tirei e coloquei de novo e não muda nada. Continua escuro. Não entendi como o teto teve alteração. Tem partes da parede que faz parte do mesmo mesh só que um lado é escuro e outro está claro. Shocked



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DÚVIDA Re: Problema ao Configurar Objetos Estáticos - Luzes

Mensagem por perinaldoc em Ter Out 27, 2015 10:05 pm

Esqueça a imagem acima, o teto foi corrigido já. O problema está em um cômodo inteiro que está todo escuro apesar de estar com as mesmas configs do resto que está OK!

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DÚVIDA Re: Problema ao Configurar Objetos Estáticos - Luzes

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 27, 2015 11:18 pm

O problema pode estar no fato de você utilizar um shader antigo "Legacy shaders"

Tente dar uma olhada neste tutorial:



Nele eu explico passo a passo como utilizar o shader padrão da Unity 5... da pra trabalhar com praticamente todas as texturas nele.
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DÚVIDA Re: Problema ao Configurar Objetos Estáticos - Luzes

Mensagem por perinaldoc em Qua Out 28, 2015 3:13 pm

Troquei a textura também e nada. Criei uma nova cena e fiz o bake apenas do andar com problema e deu certo. Só que estou tentando deletar o andar e não consigo. Ele calcula tudo de novo e dá crash. Queria deletar o antigo pra inserir um novo e poder dar bake no novo pra corrigir. Mas sempre dá crash. Mesmo que esteja fazendo por mesh. Os maiores sempre dão crash.
Maldito crash! Minha máquina é potente, pq não consigo tirar o static ou excluir essas partes agora?

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DÚVIDA Re: Problema ao Configurar Objetos Estáticos - Luzes

Mensagem por perinaldoc em Qua Out 28, 2015 9:36 pm

Marcos descobri o problema. Era na verdade algo a ver com o tamanho dos meshs do primeiro andar da casa que interferiam nos lightmaps do térreo. Enfim, resolvi usando mesh compression tipo High para o andar de cima apenas (paredes e chão). Depois disso os lightmaps ficaram foda!

Ah, obrigado quanto a questão de utilizar os shaders padrão da Unity 5. Realmente até as sombras dos objetos ficam melhores com esse tipo de shader. Vlw!

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