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Como adiciono mais botoes no MENU?

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DÚVIDA Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por DUT em Dom 27 Ago 2017 - 14:29

Eu fiz o meu menu com o video do schulz:



so que eu queria adicionar mais botoes,quando eu clikar em JOGAR em vez de ir direto para fase,eu quero que apareça 2 opções,um botão de ir ao tutorial que eu fiz e o outro para a fase 1,como faço?
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Phph09 em Dom 27 Ago 2017 - 14:32

Tipo modifica o script para quando apertar em Start ir para uma cena onde estará os 2 botoes ai quandi clicar em um vai pra cena de jogo e quando clicar em outro vai para a cena que está o tutorial
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por DUT em Dom 27 Ago 2017 - 14:47

vou tentar
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por DUT em Dom 27 Ago 2017 - 14:54

eu fiz este script aqui:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class MENU2 : MonoBehaviour {

   public Button BotaoTutorial,BotaoJogar,BotaoVoltar;
   public string nomeCenavoltar = "CENA1";
   public string nomeCenatutorial = "CENA2";
   public string nomeCenajogar = "CENA3";
   private string nomeDaCena;



   // Use this for initialization
   void Start () {
      
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      
   }
}


Como eu faço para quando clikar no botao voltar,vai para cena MENU?
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Phph09 em Dom 27 Ago 2017 - 17:15

geralmente não faço assim
 eu faço assim:


1 ai você cria um objeto vazio e joga esse script
2 vc vai no botao de start por exemplo
3 vc vai no inspector
4 desce até achar a função OnClick()
5 onde pede o game object vc seleciona esse game objecto vazio
(se não estiver pedindo um gameObject vc clica no sinalzinho de +)
6 na opção que aparecer do lado de onde vc jogou esse object vc clica
7 vc seleciona o nome do script
8 passa o mouse em cima(não aparecer nada vc clica)
9 vc clica na void que inicia o game
10 e assim por diante para cada botão vc seleciona a sua respectiva void
[list=linenums]
[*]using UnityEngine;
[*]using System.Collections;
[*]using UnityEngine.UI;
[*]using UnityEngine.SceneManagement;
[*]using System.Collections.Generic;
[*]using System.Linq;

[*]public class MENU2 : MonoBehaviour {

[*]   public string nomeCenavoltar = "CENA1";
[*]   public string nomeCenatutorial = "CENA2";
[*]   public string nomeCenajogar = "CENA3";
[*]

public void TutorialButton(){

SceneManager.LoadScene(nomeCenatutorial);
}
public void ExitScene(){


SceneManager.LoadScene(nomeCenavoltar);

}
public void GameScene(){
SceneManager.LoadScene(nomeCenajogar);
}

[*]}

[/list]
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Phph09 em Dom 27 Ago 2017 - 17:17

AVISO COMO COPIEI PARTE DO SEU , NÃO SAIU DIREITO PARA VC COPIAR E COLAR ENTÃO RECOMENDO VC A ESCREVE-LO

TODOS JUNTOS NA CRIAÇÃO DE GAMES
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Phph09 em Dom 27 Ago 2017 - 17:18

OU ENTÃO COPIA E COLA E TIRA ESSES ASTERISTICOS DO COMEÇO
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Fagner3Designer em Dom 27 Ago 2017 - 17:53

Olha, o ideal é fazer uma função "genérica", sem o nome da cena direto no código,

public void ChamaBotao(string Cena){//Eu passo uma string dentro da função/ dentro da Unity você diz qual é o nome da cena que será chamada.
SceneManager.LoadScene(Cena);

}
assim, você não precisa chamar cada uma no código, clicando na Onclick() do botão, você vai poder informar o nome da cena que quer chamar.
Só tenha certeza que ela está na lista em BuildSettings, e claro, que o nome esteja identico ao nome da cena.

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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Callyde Jr em Seg 28 Ago 2017 - 11:52

Voce adciona esse script em algum objeto em scena e usando butoes voce pode chamar as funçoes do script usando o Onclick
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class MENU2 : MonoBehaviour {

 
  public string nomeCenavoltar;
  public string nomeCenatutorial;
  public string nomeCenajogar;
  private string nomeDaCenaMenu;



  // Use this for initialization
  void Start () {
     
  }
 
  // Update is called once per frame
  void Update () {
     
  }
 
  public void Jogar()
  {
   SceneManager.LoadScene(nomeCenajogar);
 
  }
  public void Tutorial()
  {
   SceneManager.LoadScene(nomeCenatutorial);
 
  }
  public void Menu()
  {
   SceneManager.LoadScene(nomeDaCenaMenu);
 
  }
  public void Voutar()
  {
    SceneManager.LoadScene(nomeCenavoltar);
 
  }
}
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por DUT em Sex 8 Set 2017 - 13:07

Como eu escrevo para quando eu clikar no botão jogar por exemplo,ele vai pra cena fase 1?como escrevo para quando clikar sendo mais especifico,como uso esse "Onclick"?
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por DUT em Sex 8 Set 2017 - 14:07

deixa eu ja consegui,Muito obrigado por responderem :D
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Brgs886 em Sex 8 Set 2017 - 14:21

@DUT escreveu:Como eu escrevo para quando eu clikar no botão jogar por exemplo,ele vai pra cena fase 1?como escrevo para quando clikar sendo mais especifico,como uso esse "Onclick"?
A função OnClick vai procurar por uma função de script contida no objeto que você adicionar nela. Então você precisa de uma função que mude a cena quando for acionada, e no caso de mudar a cena, receba em uma variável publica um numero de cena para ela usar como referência. 



Essa função funciona bem.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class ChangeMap : MonoBehaviour {

    public void ChangeToMap(int MapToChangeTo)
    {
        SceneManager.LoadScene(MapToChangeTo);
    }


Adiciona ela no Empty 
O Empty no "OnClick"
E procura a função ChangeMap.ChangeToMap
E coloca o numero da cena (Sendo que o menu vai ser a cena zero)

Não esqueça de adicionar as cenas na tela de build!

Você vai ter uma ideia mais ou menos de como funciona;

Não sei se expliquei direito kkk Mals
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Brgs886 em Sex 8 Set 2017 - 14:22

@Brgs886 escreveu:
@DUT escreveu:Como eu escrevo para quando eu clikar no botão jogar por exemplo,ele vai pra cena fase 1?como escrevo para quando clikar sendo mais especifico,como uso esse "Onclick"?
A função OnClick vai procurar por uma função de script contida no objeto que você adicionar nela. Então você precisa de uma função que mude a cena quando for acionada, e no caso de mudar a cena, receba em uma variável publica um numero de cena para ela usar como referência. 



Essa função funciona bem.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class ChangeMap : MonoBehaviour {

    public void ChangeToMap(int MapToChangeTo)
    {
        SceneManager.LoadScene(MapToChangeTo);
    }


Adiciona ela no Empty 
O Empty no "OnClick"
E procura a função ChangeMap.ChangeToMap
E coloca o numero da cena (Sendo que o menu vai ser a cena zero)

Não esqueça de adicionar as cenas na tela de build!

Você vai ter uma ideia mais ou menos de como funciona;

Não sei se expliquei direito kkk Mals


É mais simples que fazer uma referência por nome, creio que dá menos trabalho
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por DUT em Sex 8 Set 2017 - 14:24

Obrigado :D
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Brgs886 em Sab 9 Set 2017 - 2:52


Se ainda tiver dúvidas, veja esse tutorial em inglês
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DÚVIDA Re: Como adiciono mais botoes no MENU?

Mensagem por Fagner em Sab 9 Set 2017 - 2:55

@Brgs886 escreveu:
@Brgs886 escreveu:
@DUT escreveu:Como eu escrevo para quando eu clikar no botão jogar por exemplo,ele vai pra cena fase 1?como escrevo para quando clikar sendo mais especifico,como uso esse "Onclick"?
A função OnClick vai procurar por uma função de script contida no objeto que você adicionar nela. Então você precisa de uma função que mude a cena quando for acionada, e no caso de mudar a cena, receba em uma variável publica um numero de cena para ela usar como referência. 



Essa função funciona bem.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class ChangeMap : MonoBehaviour {

    public void ChangeToMap(int MapToChangeTo)
    {
        SceneManager.LoadScene(MapToChangeTo);
    }


Adiciona ela no Empty 
O Empty no "OnClick"
E procura a função ChangeMap.ChangeToMap
E coloca o numero da cena (Sendo que o menu vai ser a cena zero)

Não esqueça de adicionar as cenas na tela de build!

Você vai ter uma ideia mais ou menos de como funciona;

Não sei se expliquei direito kkk Mals


É mais simples que fazer uma referência por nome, creio que dá menos trabalho
Também acho, ao inves da int MaptoChange use uma string Maptochange, assim não corre o risco de tu deletar uma cena na build settings e os numeros ficarem errados. pelo nome é mais seguro..
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