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Dicas sobre criação de ruas??

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DÚVIDA Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por dazentt55 em Ter Ago 08, 2017 12:27 am

Preciso de algumas dicas de como criar algumas ruas no jogo, já pesquisei um pouco e o que eu achei seria modelar cada parte da pista e ir montando na unity mesmo, mas eu teria que montar várias partes para que eu pudesse contruir como se fosse uma "BR" uma avenida bem grande sem "padroes" pré definidos, entao eu queria saber se alguem tem algumas dicas do que eu possa usar para facilitar o trabalho e criar uma rua bem feita.

Obs: Já usei o easy roads 3d, o problema é que estou usando mais de um terreno e parece que ele nao se adapta mto bem com mais de um terreno, quando eu crio uma rua em um terreno eu so posso modificar, criar mais ruas naquele terreno e nao em outros.

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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por artplayer em Ter Ago 08, 2017 2:19 am

Você quer criar as ruas dinamicamente na Unity?
Estou enfrentando o mesmo problema eu creio. De primeira, estava modelando as partes da rua no blender ( Curvas, linhas retas e U ) e ia montando elas de forma aleatória na Unity conforme o personagem vai passando por Triggers.

O problema é que agora preciso fazer isso em terrenos montanhosos, e preciso que as ruas se encaixem perfeitamente nos declives/aclives. Então só pensei em duas possibilidades que pretendo testar: Crio as malhas dinamicamente na Unity usando Raycasting ou algo parecido pra detectar as elevações, ou crio partes do terreno já com as ruas encaixadas no blender e vou montando na Unity.

Foi mal não esclarecer sua dúvida, é que as vezes trocando idéias pensamos melhor.

Abraços!


EDIT:
Eu nunca testei, mas estou pensando seriamente em usar esse plugin. Eles tem uma versão gratuita, talvez ajude.


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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por AndyShow em Ter Ago 08, 2017 3:52 pm

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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por dazentt55 em Ter Ago 08, 2017 4:55 pm

artplayer escreveu:Você quer criar as ruas dinamicamente na Unity?
Estou enfrentando o mesmo problema eu creio. De primeira, estava modelando as partes da rua no blender ( Curvas, linhas retas e U ) e ia montando elas de forma aleatória na Unity conforme o personagem vai passando por Triggers.

O problema é que agora preciso fazer isso em terrenos montanhosos, e preciso que as ruas se encaixem perfeitamente nos declives/aclives. Então só pensei em duas possibilidades que pretendo testar: Crio as malhas dinamicamente na Unity usando Raycasting ou algo parecido pra detectar as elevações, ou crio partes do terreno já com as ruas encaixadas no blender e vou montando na Unity.

Foi mal não esclarecer sua dúvida, é que as vezes trocando idéias pensamos melhor.

Abraços!


EDIT:
Eu nunca testei, mas estou pensando seriamente em usar esse plugin. Eles tem uma versão gratuita, talvez ajude.


Houdini Engine for Unity | Curve Decorator Asset from Go Procedural on Vimeo.



Valeu mesmo amigo, é exatamente o que eu necessito, vou tentar usar esse plugin para meu projeto valeu pela dica e boa sorte com seu projeto Very Happy

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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por dazentt55 em Ter Ago 08, 2017 4:56 pm

AndyShow escreveu:EasyRoad o melhor Free pra isso 

https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/987

Entao como eu disse, o easy roads é muito bom, o problema é que eu nao consigo usar ele se eu tiver mais de um terreno na minha cena, nao sei se estou fazendo errado ou ele nao suporta mais terrenos mesmo

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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 08, 2017 4:58 pm

soh com o EasyRoads PRO

mas cara, vai usar mais do que 1 terreno?
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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por dazentt55 em Ter Ago 08, 2017 5:04 pm

Sim, pois eu preciso de um terreno bem grande, quanto maior mais dificil fica modelar esse terreno

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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por dazentt55 em Ter Ago 08, 2017 5:08 pm

Fiquei em duvida sobre esse plugin Roudini, ele é free mesmo ou é só versao de estudante?

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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por dazentt55 em Ter Ago 08, 2017 5:19 pm

Achei esse asset, parece ser bem útil também 
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/41155

E nao está caro

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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por joabr em Ter Ago 08, 2017 7:48 pm

Boa noite amigão! Tudo em ordem?

Não precisa montar várias partes, daria muito trabalho! Eu conheço as seguintes dicas:

1 - Monte normalmente um pedaço do asfalto com a largura e comprimento que você quer e sempre organizando os polígonos, triângulos, vértices, etc... para facilitar na texturização, ganhar desempenho e tempo posteriormente;

2 -  Depois basta aplicar um modificador "symmetry (simetria)" ou algo similar, para criar as outras partes idênticas e sem esforços, como se fosse uma cinemática inversa, sem serrilhados ou falhas, economiza 10x do seu tempo;

3 - Para criar as curvas, o seu app deve haver um modificador de "curvatura" ou algo do gênero, selecione os polígonos que você desejar criar a curva ou deformação e aplique o modificador;

4 - Para criar as lombadas e elevações, utilize algum modificador de "onda" ou de "fumaça" ou algo do gênero ou se quiser mais detalhes, crie as lambadas, elevações selecionando manualmente os pontos por vértices, etc...

Para detalhar o asfalto para ficar bonito e real, separe os polígonos, vértices, etc... de acordo com o designer que você deseja.

5 - Para os abjetos se encaixarem nos declives, aclives, etc... Existe vários modificadores, como a fusão, etc...

Qualquer coisa, procure na internet sobre modificadores do seu aplicativo 3D que vai facilitar e muito sua vida, abraço e sucesso!! Deus abençoe!


Última edição por joabr em Ter Ago 08, 2017 8:12 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Ortografia)
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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por dazentt55 em Qua Ago 09, 2017 12:35 am

joabr escreveu:Boa noite amigão! Tudo em ordem?

Não precisa montar várias partes, daria muito trabalho! Eu conheço as seguintes dicas:

1 - Monte normalmente um pedaço do asfalto com a largura e comprimento que você quer e sempre organizando os polígonos, triângulos, vértices, etc... para facilitar na texturização, ganhar desempenho e tempo posteriormente;

2 -  Depois basta aplicar um modificador "symmetry (simetria)" ou algo similar, para criar as outras partes idênticas e sem esforços, como se fosse uma cinemática inversa, sem serrilhados ou falhas, economiza 10x do seu tempo;

3 - Para criar as curvas, o seu app deve haver um modificador de "curvatura" ou algo do gênero, selecione os polígonos que você desejar criar a curva ou deformação e aplique o modificador;

4 - Para criar as lombadas e elevações, utilize algum modificador de "onda" ou de "fumaça" ou algo do gênero ou se quiser mais detalhes, crie as lambadas, elevações selecionando manualmente os pontos por vértices, etc...

Para detalhar o asfalto para ficar bonito e real, separe os polígonos, vértices, etc... de acordo com o designer que você deseja.

5 - Para os abjetos se encaixarem nos declives, aclives, etc... Existe vários modificadores, como a fusão, etc...

Qualquer coisa, procure na internet sobre modificadores do seu aplicativo 3D que vai facilitar e muito sua vida, abraço e sucesso!! Deus abençoe!

Valeu pelas dicas amigo, isso e bem util, mas para meu projeto acho que seria dificil montar uma rua com o terreno somente na unity, eu teria que adequar o terreno para a rua e nao a rua para o terreno e isso iria dificultar bastante, outro ponto é o tamanho dessa rua, depois que importar na unity pode ser que fique bem desajeitada.
Mas obrigado pelas dicas Very Happy

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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por joabr em Qua Ago 09, 2017 5:11 am

Não é ideal desenvolver a maioria dos cenários ou objetos no motor Unity, o adequado é em um aplicativo 3D uma vez que você tem controle sobre polígonos, vértices, triângulos,etc, assim, garantindo uma boa taxa de quadros por segundos em seu projeto, quanto a escala do objeto você pode exportar do app 3D adequando ao motor Unity(seu cenário) para ficar com as proporções ideais. Abraço!


Última edição por joabr em Qua Ago 09, 2017 5:23 am, editado 2 vez(es) (Razão : Ortografia :-))
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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por artplayer em Qua Ago 09, 2017 10:09 am

joabr escreveu:Não é ideal desenvolver a maioria dos cenários ou objetos no motor Unity, o adequado é em um aplicativo 3D uma vez que você tem controle sobre polígonos, vértices, triângulos,etc, assim, garantindo uma boa taxa de quadros por segundos em seu projeto, quanto a escala do objeto você pode exportar do app 3D adequando ao motor Unity(seu cenário) para ficar com as proporções ideais. Abraço!

No meu caso específico, modelo as partes do cenário no Blender ( na verdade o terreno também). Então a minha necessidade é apenas instanciar as partes das ruas de forma procedural, mas de forma que se encaixe nas partes do(s) terreno(s) que também são geradas proceduralmente e aleatoriamente*, essas partes podem conter aclives/declives ou não.

O plugin me auxiliou e tem funcionado bem, apesar de eu estar fazendo um sistema por conta própria ( não curto assets que vem com dll embutida).

Resumindo: As meshs são criadas no Blender, mas instanciadas de forma procedural e aleatória na Unity.
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DÚVIDA Re: Dicas sobre criação de ruas??

Mensagem por joabr em Qua Ago 09, 2017 11:27 am

artplayer escreveu:
joabr escreveu:Não é ideal desenvolver a maioria dos cenários ou objetos no motor Unity, o adequado é em um aplicativo 3D uma vez que você tem controle sobre polígonos, vértices, triângulos,etc, assim, garantindo uma boa taxa de quadros por segundos em seu projeto, quanto a escala do objeto você pode exportar do app 3D adequando ao motor Unity(seu cenário) para ficar com as proporções ideais. Abraço!

No meu caso específico, modelo as partes do cenário no Blender ( na verdade o terreno também). Então a minha necessidade é apenas instanciar as partes das ruas de forma procedural, mas de forma que se encaixe nas partes do(s) terreno(s) que também são geradas proceduralmente e aleatoriamente*, essas partes podem conter aclives/declives ou não.

O plugin me auxiliou e tem funcionado bem, apesar de eu estar fazendo um sistema por conta própria ( não curto assets que vem com dll embutida).

Resumindo: As meshs são criadas no Blender, mas instanciadas de forma procedural e aleatória na Unity.
Entendo! Valeu amigão:-)
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