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[TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Out 16, 2015 12:06 am

Fala galera, estou trazendo este sistema simples para fazer um pet seguir o seu jogador, e se você apertar "e" ele para de seguir... e se apertar denovo, volta a seguir...

O sistema é bastante simples.

Primeiramente, vocês terão que jogar este script no seu Pet:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(NavMeshAgent))]
public class Pet : MonoBehaviour {
 private GameObject Jogador;
 private NavMeshAgent controlador;
 private bool ativarPet;
 public float Distancia = 5, velocidadeDoPet = 4;

 void Start () {
 ativarPet = true;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 controlador = GetComponent<NavMeshAgent> ();
 controlador.speed = velocidadeDoPet;
 }

 void Update () {
 if (Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position) > Distancia) {
 if(ativarPet == true){
 Seguir ();
 }else{
 FicarParado();
 }
 } else {
 FicarParado ();
 }
 if (Input.GetKeyDown ("e")) {
 ativarPet = !ativarPet;
 }
 }
 void Seguir (){
 controlador.speed = velocidadeDoPet;
 controlador.destination = Jogador.transform.position;
 }
 void FicarParado (){
 controlador.speed = 0;
 }
}

O script é em C# e deve ter o nome "Pet"


O próximo passo é colocar a tag "Player" no seu jogador, para que o pet possa saber quem seguir...


e a ultima coisa a fazer, é deixar o chão como estático e ir em Window>Navegation e fazer um Bake, conforme eu mostro neste vídeo:




Este passo acima é totalmente necessário para que o sistema possa funcionar...

Agora basta configurar a velocidade do Pet e a distancia que ele ficará do Player :D


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:16 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por NOME-ALEATORIO em Dom Out 18, 2015 11:05 am

legal meu pet vai ser um cubo '-'
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por Animdude em Ter Out 27, 2015 10:04 pm

como colocar animação do pet andar ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 27, 2015 11:10 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por Animdude em Sab Out 31, 2015 6:21 pm

Marcos qual o nome da musica da sua intro
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Out 31, 2015 8:10 pm

"Nice Electro/Dubstep music ! MrNicoLacro"
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por Animdude em Seg Nov 02, 2015 7:12 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por Tiago9194 em Qua Dez 16, 2015 5:55 pm

Esse script funciona em jogos 2D???
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Dez 17, 2015 2:10 pm

@Tiago9194 escreveu:Esse script funciona em jogos 2D???

Não... o sistema foi feito para jogos 3D apenas
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por Tiago9194 em Qui Dez 17, 2015 2:32 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'

Mensagem por kalielson em Qui Set 22, 2016 4:10 pm

E ai galera !

Disponibilizando este script pro pessoal que assim como eu teve dificuldade de colocar animação no "Pet", lembrando que é preciso conhecer um pouco do animator, mas é só assistir os videos que estão aqui neste tópico. Depois de pensar bastante consegui achar um calculo para minha animação ficar sincronizada.
Obs: Este script é o mesmo do tutorial do Marcos só implementei a animação, é muito importante estudar o código não apenas copiar e colar mas entender o que esta fazendo.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

[RequireComponent (typeof(NavMeshAgent))]
public class pet : MonoBehaviour
{
 private GameObject Jogador;
 private NavMeshAgent controlador;
 private bool ativarPet;
 public float Distancia = 5;
 public float velocidadeDoPet;
 public Animator anim;

 void Start ()
 {
 ativarPet = true;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 controlador = GetComponent<NavMeshAgent> ();
 controlador.speed = velocidadeDoPet;
 anim = GetComponent<Animator> ();
 }

 void Update ()
 {
 if (Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position) > Distancia) {
 if (ativarPet == true) {
 Seguir ();
 } else {
 FicarParado ();
 }
 } else {
 FicarParado ();
 }
 if (Input.GetKeyDown ("e")) {
 ativarPet = !ativarPet;
 }
 }

 void Seguir ()
 {
 velocidadeDoPet = velocidadeDoPet + 0.4f * Time.deltaTime;
 controlador.speed = velocidadeDoPet + 4;
 controlador.destination = Jogador.transform.position;
 anim.SetFloat ("Speed", velocidadeDoPet);
 }

 void FicarParado ()
 {
 if(velocidadeDoPet >= 0.1f){
 velocidadeDoPet = velocidadeDoPet - 2f * Time.deltaTime;
 controlador.speed = 0;
 anim.SetFloat ("Speed", velocidadeDoPet);
 }
 }
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