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Variável static e script de inventário

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DÚVIDA Variável static e script de inventário

Mensagem por JoelMJunior em Ter Jun 27, 2017 3:35 am

Pessoal, estou fiz um inventário para o meu jogo e fiz um comando para remover alguns botões do inventário. Aí preciso de trocar o índice dos botões e estou com problema nisso.


Script em cada um dos botões:


Código:
public class Btn_Ave : MonoBehaviour {

   void Update () {

        RecebeAtualizaIndice = Inventario.atualizaIndice;
        verIndiceRemovido = Inventario.indiceBtn; // apagar

        if (Inventario.atualizaIndice == true && IndBotao > Inventario.indiceBtn)
        {
            teste = true; // apagar
            IndBotao = IndBotao - 1;
            Inventario.atualizaIndice = false;
        }


Script do Inventário:

Código:

public class Inventario : MonoBehaviour {

    public static int indiceBtn;
    public int verIndiceRemovido; // apagar depois
    public static bool atualizaIndice;
    public bool verAtualizaIndice; // apagar depois

   void Update () {

        if (BotaoOk.liberaRemover == true)
        {
            objetoRemover = GameObject.FindGameObjectWithTag("TagRemover");
            indiceBtn = objetoRemover.GetComponent<Btn_Ave>().IndBotao;
            RemoveBotao(indiceBtn);
            Btn_Remover.podeRemover = false;
            BotaoOk.liberaRemover = false;
        }
    }

    public void RemoveBotao(int ind)
    {
        content.GetChild(ind).parent = null;
        botoes.RemoveAt(ind);
        Destroy(objetoRemover);
        verIndiceRemovido = indiceBtn; //apagar
        atualizaIndice = true;
    }

Quando eu removo o botão com o maior índice, a variável atualizaIndice fica true.
Porém, quando há algum índice maior do que o que foi removido, o atualizaIndice fica false, mas a variável teste não fica true e a IndBotao não diminui em 1.

Alguém pode me explicar porque isso acontece e pode me ajudar a resolver? 
Obrigado.

JoelMJunior
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DÚVIDA Re: Variável static e script de inventário

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jun 27, 2017 4:39 pm

poste os códigos inteiros por favor... tem várias referências que estão faltando.
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MarcosSchultz
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DÚVIDA Re: Variável static e script de inventário

Mensagem por JoelMJunior em Ter Jun 27, 2017 10:54 pm

Antes de colocar os scripts inteiros... Você acha que tem a ver com o problema o fato de a variável ser do tipo static e ser alterada em um script que está em muitos objetos?

Script dos botões:



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Btn_Ave : MonoBehaviour {

    public float posX, posY, posZ;
    public GameObject objNovo;
    public string sexo;
    public Color vermelha, rosa, marrom, preta;
    public int indBotao;
    public bool RecebeAtualizaIndice; // apagar depois
    bool boolSexo = true;
    bool boolReduzIndice;
    public bool teste; // apagar depois
    public int verIndiceRemovido; // apagar depois

    // Use this for initialization
    void Start () {
        posX = transform.position.x;
        posY = transform.position.y;
        posZ = transform.position.z - 0.1f;
        gameObject.tag = "Untagged";
        indBotao = Inventario.passaIndBotao;
        objNovo = GameObject.FindGameObjectWithTag("ObjNovo");
        TrocarTextoIndice();

        if (objNovo != null)
        {
            GameObject btn = Instantiate(objNovo, new Vector3(posX, posY, posZ), Quaternion.identity, gameObject.transform);
            btn.transform.localScale = new Vector3(25, 25, 1);
        }
    }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
        if (objNovo != null && boolSexo == true)
        {
            sexo = objNovo.GetComponent<AveInCarac>().sexo;
            boolSexo = false;
        }

        RecebeAtualizaIndice = Inventario.atualizaIndice;
        verIndiceRemovido = Inventario.indiceBtn; // apagar

        if (Inventario.atualizaIndice == true && indBotao > Inventario.indiceBtn)
        {
            teste = true; // apagar
            indBotao = indBotao - 1;
            Inventario.atualizaIndice = false;
        }
            // RecebeAtualizaIndice = false;
            // Inventario.atualizaIndice = false; //Analisar onde esse comando deve ficar.
        
        CorPadrao();
    }

    public void CorPadrao()
    {
        if (BotaoReproduzir.podeReproduzir == false && GetComponent<Image>().color == rosa)
        {
            gameObject.tag = "Untagged";
            GetComponent<Image>().color = marrom;
        }
        else if (BotaoLutar.podeLutar == false && GetComponent<Image>().color == vermelha)
        {
            gameObject.tag = "Untagged";
            GetComponent<Image>().color = marrom;
        }
        else if (Btn_Remover.podeRemover == false && GetComponent<Image>().color == preta)
        {
            GetComponent<Image>().color = marrom;
        }

    }
    public void OnMouseUpAsButton()
    {
        if (BotaoReproduzir.podeReproduzir == true)
        {
            GameObject tagPai = GameObject.FindGameObjectWithTag("BtnPai");
            GameObject tagMae = GameObject.FindGameObjectWithTag("BtnMae");

            if (sexo == "Macho")
            {
                if (gameObject.tag == "Untagged")
                {
                    if (tagPai != null)
                    {
                        tagPai.gameObject.tag = "Untagged";
                        tagPai.GetComponent<Image>().color = marrom;
                    }
                    gameObject.tag = "BtnPai";
                    GetComponent<Image>().color = rosa;
                }
                else if (gameObject.tag == "BtnPai")
                {
                    gameObject.tag = "Untagged";
                    GetComponent<Image>().color = marrom;
                }
            }
            else if (sexo == "Fêmea")
            {
                if (gameObject.tag == "Untagged")
                {
                    if (tagMae != null)
                    {
                        tagMae.gameObject.tag = "Untagged";
                        tagMae.GetComponent<Image>().color = marrom;
                    }
                    gameObject.tag = "BtnMae";
                    GetComponent<Image>().color = rosa;
                }
                else if (gameObject.tag == "BtnMae")
                {
                    gameObject.tag = "Untagged";
                    GetComponent<Image>().color = marrom;
                }
            }
        }
        else if (BotaoLutar.podeLutar == true && sexo == "Macho")
        {
            GameObject c1 = GameObject.FindGameObjectWithTag("BtnCombat1");
            GameObject c2 = GameObject.FindGameObjectWithTag("BtnCombat2");

            if (gameObject.tag == "Untagged")
            {
                if (c1 == null)
                {
                    gameObject.tag = "BtnCombat1";
                    GetComponent<Image>().color = vermelha;
                }
                else if (c2 == null)
                {
                    gameObject.tag = "BtnCombat2";
                    GetComponent<Image>().color = vermelha;
                }
                else if (c1 != null && c2 != null)
                {
                    c1.gameObject.tag = "Untagged";
                    c1.GetComponent<Image>().color = marrom;
                    c2.gameObject.tag = "BtnCombat1";
                    c2.GetComponent<Image>().color = vermelha;
                    gameObject.tag = "BtnCombat2";
                    GetComponent<Image>().color = vermelha;
                }
            }
            else if (GetComponent<Image>().color == vermelha)
            {
                if (gameObject.tag == "BtnCombat1" && c2 != null)
                {
                    c2.gameObject.tag = "BtnCombat1";
                    c2.GetComponent<Image>().color = vermelha;
                }
                gameObject.tag = "Untagged";
                GetComponent<Image>().color = marrom;
            }
        }
        else if (Btn_Remover.podeRemover == true)
        {
            GameObject tagRemover = GameObject.FindGameObjectWithTag("TagRemover");

            if (gameObject.tag == "Untagged")
            {
                if (tagRemover != null)
                {
                    tagRemover.gameObject.tag = "Untagged";
                    tagRemover.GetComponent<Image>().color = marrom;
                }
                gameObject.tag = "TagRemover";
                GetComponent<Image>().color = preta;
            }
            else if (gameObject.tag == "TagRemover")
            {
                gameObject.tag = "Untagged";
                GetComponent<Image>().color = marrom;
            }
        }
    }

    public void TrocarTextoIndice ()
    {
        if (indBotao < 9)
        {
            transform.GetChild(0).GetComponent<Text>().text = "0" + (indBotao + 1);
        }
        else
        {
            transform.GetChild(0).GetComponent<Text>().text = (indBotao + 1) + "";
        }
    }
}


Script do Inventário:


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Inventario : MonoBehaviour {

    public RectTransform content; 
    public List<GameObject> botoes;
    public static int passaIndBotao;
    public static int indiceBtn;
    public int verIndiceRemovido; // apagar depois
    public static bool atualizaIndice;
    public bool verAtualizaIndice; // apagar depois
    public GameObject objetoBotao;
    public GameObject objetoAve;
    public GameObject objetoRemover;
    public float scaleX, scaleY, scaleZ;

    // Use this for initialization
    void Start () {
        scaleX = 1;
        scaleY = 1;
        scaleZ = 1;
    }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {

        objetoBotao = GameObject.FindGameObjectWithTag("BtnNovo");
        objetoAve = GameObject.FindGameObjectWithTag("ObjNovo");

        verAtualizaIndice = atualizaIndice; // apagar depois

        if (objetoBotao != null && objetoAve != null)
        {
            AddBotao();
        }
        if (BotaoOk.liberaRemover == true)
        {
            objetoRemover = GameObject.FindGameObjectWithTag("TagRemover");
            indiceBtn = objetoRemover.GetComponent<Btn_Ave>().indBotao;
            RemoveBotao(indiceBtn);
            Btn_Remover.podeRemover = false;
            BotaoOk.liberaRemover = false;
        }
    }

    public void AddBotao ()
    {
        botoes.Add(objetoBotao);
        DesenhaBotao();
    }

    public void RemoveBotao(int ind)
    {
        content.GetChild(ind).parent = null;
        botoes.RemoveAt(ind);
        Destroy(objetoRemover);
        verIndiceRemovido = indiceBtn; //apagar
        atualizaIndice = true;
    }

    public void DesenhaBotao ()
    {
        if (content.childCount < botoes.Count) 
        {
            GameObject btn = Instantiate(botoes[content.childCount], content.position, Quaternion.identity, content.transform);
            btn.transform.localScale = new Vector3(scaleX, scaleY, scaleZ);
            passaIndBotao = content.childCount -1;
        }
    }
}

JoelMJunior
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DÚVIDA Re: Variável static e script de inventário

Mensagem por JoelMJunior em Qui Jun 29, 2017 2:12 am

Alguém tem alguma ideia do por que isso acontece?

Ou como posso fazer isso de outra forma?

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DÚVIDA Re: Variável static e script de inventário

Mensagem por JoelMJunior em Qui Jun 29, 2017 2:42 am

Pelo que estou notando, o problema é onde e quando setar a variável static atualizaIndice para false.

Se eu deixar ela true, até consigo atualizar os índices, mas todos os índices com valor maior do que o botão que foi deletado ficam com índice igual ao índice que foi deletado, porque vai reduzido de 1 em 1, até parar de ser maior do que ele.

JoelMJunior
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DÚVIDA Re: Variável static e script de inventário

Mensagem por dstaroski em Qui Jun 29, 2017 7:27 am

Bom dia brow! nunca programei um inventário, mas posso te dizer que a static as vezes causa o problema, por exemplo, se eu tenho vários inimigos no cenário com o mesmo script e com uma vida em static, ao causar dano em um, todos recebem o mesmo dano, por isso nesse caso não pode-se usar o static para o dano, só um exemplo.

Flw!
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DÚVIDA Re: Variável static e script de inventário

Mensagem por JoelMJunior em Sex Jun 30, 2017 2:12 am

O que eu não entendo é que a variável não fica true.

Tentei fazer de outra forma, mas também não funcionou. Tentei setar false para a variável atualizaIndice no próprio índice do inventário. 

Código:

void Update () {

        if (BotaoOk.liberaRemover == true)
        {
            objetoRemover = GameObject.FindGameObjectWithTag("TagRemover");
            indiceBtn = objetoRemover.GetComponent<Btn_Ave>().indBotao;
            RemoveBotao(indiceBtn);
            atualizaIndice = false; // desligo a variável aqui
            Btn_Remover.podeRemover = false;
            BotaoOk.liberaRemover = false;
        }
    }

    public void RemoveBotao(int ind)
    {
        content.GetChild(ind).parent = null;
        botoes.RemoveAt(ind);
        Destroy(objetoRemover);
        verIndiceRemovido = indiceBtn; //apagar
        atualizaIndice = true;
    } 


A ideia era fazer a variável ficar true, aí rodar o comando nos scripts dos botões, e setar false para a variável. Ela funcionaria como um "gatilho". Mas não deu certo não sei por quê.

Ainda não sei como resolver isso.

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DÚVIDA Re: Variável static e script de inventário

Mensagem por hen000 em Sex Jun 30, 2017 3:31 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Mortadela : MonoBehaviour {
 public static Mortadela instance { get; set; }// acho muito bom esse mas funciona so em alguns casos
 public static Mortadela m_Instance;
 public static bool canPeidarEmIngles;//não é muito bom usar esse depende
 public bool noHire = true;
 void Start () {
 instance = this;//não se esqueça mas o melhor seria no onEnable
 }
 void OnEnable () {//void bom
 m_Instance = this;//se eu não me engano sempre q atualizar o jogo ou unity ele recebe tal codigo
 }
 public void ButtonSoltarFlatulenciaCheirosa () {
 noHire = false;
 Mortadela.canPeidarEmIngles = !Mortadela.canPeidarEmIngles;
 Mortadela.canPeidarEmIngles = false;
 Mortadela.canPeidarEmIngles = true;
 Mortadela.instance.noHire = true;
 Debug.Log (Mortadela.canPeidarEmIngles); // true
 }

 public static class ClasseIdependente {
 public static void SouMesmo () {

 }
 }

 void Update () {
 if (!noHire) {
 if (canPeidarEmIngles) {
 print ("Que aliveo!");
 }
 }
 }
}

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DÚVIDA Re: Variável static e script de inventário

Mensagem por hen000 em Sex Jun 30, 2017 3:33 am

cara depende muito o que você pretende mas a ideia do inventario é você pensar como vc vai guardar as informações depois é a dica

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