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Ativar Canvas C#

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DÚVIDA Ativar Canvas C#

Mensagem por Gilliard em Qui Jun 15, 2017 1:30 pm

Olá a todos.

Eu criei um script c# e inseri na camera e gostaria de ativar uma Canvas, mas não estou conseguindo, já busquei no Google e nada.

Estou fazendo assim:

Código:
void OnMouseDown ()
{
  Debug.Log ("Exibir Menu");
  GameObject MeuMenu = GameObject.Find ("MeuMenuCanvas");
  MeuMenu.SetActive (true);
}

Obrigado

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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por Bruno em Qui Jun 15, 2017 2:29 pm

Posta O Script Td
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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por Gilliard em Qui Jun 15, 2017 2:43 pm

A minha cena esta vazia, apenas tenho o canvas com um botão, no canvas eu mudei o nome para MeuMenuCanvas e dentro da camera esa o script com o trecho de código que postei, não tem mais nada.

Obrigado

Gilliard
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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por Encracker em Qui Jun 15, 2017 2:56 pm

Gilliard escreveu:A minha cena esta vazia, apenas tenho o canvas com um botão, no canvas eu mudei o nome para MeuMenuCanvas e dentro da camera esa o script com o trecho de código que postei, não tem mais nada.

Obrigado
vamos la entao...
pelo que eu entendi..vc quer apertar o butao do teclado e aparecer o button certo...ou canvas que seja...entao faz assim

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class TestCanvas : MonoBehaviour {

public Canvas oquevaiaparecer;
public bool ativado;
void Start(){
      oquevaiaparecer.enabled = false;
   }

void Update(){

if(ativado == true){
oquevaiaparecer.enabled = true;
}else{
oquevaiaparecer.enabled = false;
}

if(input.GetKeyDown(KeyCode.E)){
ativado = !ativado;
}
}
}

SEMPRE QUE VC APERTAR A LETRA "E" ELE VAI APARECER...SEMPRE QUE APERTAR DENOVO DESAPARECE

LINK O CANVAS NO INSPECTOR

SCRIPT COM O NOME TestCanvas
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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por Gilliard em Qui Jun 15, 2017 3:07 pm

Legal, mas tem como fazer isso utilizando por exemplo um GetComponent ? Assim eu poderia exibir e esconder vários canvas ao mesmo tempo.

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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por Encracker em Qui Jun 15, 2017 3:18 pm

Gilliard escreveu:Legal, mas tem como fazer isso utilizando por exemplo um GetComponent ? Assim eu poderia exibir e esconder vários canvas ao mesmo tempo.
rapaz...vc poderia usar varias bool's ...e ativar mais canvas...vc cria...varios canvas...a linka eles no script...e usar o bool para ativar eles....ai vc ativa e desativa ate mil se quizer...
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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por Gilliard em Qui Jun 15, 2017 4:35 pm

Sim, Com certeza é uma solução utilizar bool, mas eu quero aprender sobre o uso do GetComponent,  teria como fazer isso utilizando GetComponent ? É para eu estudar e entender na pratica.

Obrigado

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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por Encracker em Qui Jun 15, 2017 5:31 pm

Gilliard escreveu:Sim, Com certeza é uma solução utilizar bool, mas eu quero aprender sobre o uso do GetComponent,  teria como fazer isso utilizando GetComponent ? É para eu estudar e entender na pratica.

Obrigado
vai no canal do youtube do Marcos Schultz
la se eu nao me engano ele ensina

se nao

qualquer tutorial do youtube sobre GetComponent do unity 5 vc aprende
vc nao precisa saber sobre isssso exatamente...mas aprendendo sobre...vc aplica crtinho...eu faco assim..boa sorte amigo bounce bounce
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Encracker
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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por fecirineu em Qui Jun 15, 2017 6:36 pm

Gilliard escreveu:Olá a todos.

Eu criei um script c# e inseri na camera e gostaria de ativar uma Canvas, mas não estou conseguindo, já busquei no Google e nada.

Estou fazendo assim:

Código:
void OnMouseDown ()
{
  Debug.Log ("Exibir Menu");
  GameObject MeuMenu = GameObject.Find ("MeuMenuCanvas");
  MeuMenu.SetActive (true);
}

Obrigado


tente trocar o canvas por gameObject:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class gerenciadorCenas : MonoBehaviour {
    public GameObject popupCanvas;
    public bool popupbool;
   // Use this for initialization
   void Start () {
      
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
// se eu apertar o botao ele vai destivar o meu canvas..
      if(popupbool)
        {
            popup.SetActive(false);
        }
   }
// abaixo se eu estiver aperto o botão de fechar canvas entao ele retonar para popupbool
    public void loadinggame(bool loaded)
    {
        popupbool = loaded;
    }
}
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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por Gilliard em Sex Jun 16, 2017 10:38 am

fecirineu escreveu:
Gilliard escreveu:Olá a todos.

Eu criei um script c# e inseri na camera e gostaria de ativar uma Canvas, mas não estou conseguindo, já busquei no Google e nada.

Estou fazendo assim:

Código:
void OnMouseDown ()
{
  Debug.Log ("Exibir Menu");
  GameObject MeuMenu = GameObject.Find ("MeuMenuCanvas");
  MeuMenu.SetActive (true);
}

Obrigado


tente trocar o canvas por gameObject:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class gerenciadorCenas : MonoBehaviour {
    public GameObject popupCanvas;
    public bool popupbool;
 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
// se eu apertar o botao ele vai destivar o meu canvas..
 if(popupbool)
        {
            popup.SetActive(false);
        }
 }
// abaixo se eu estiver aperto o botão de fechar canvas entao ele retonar para popupbool
    public void loadinggame(bool loaded)
    {
        popupbool = loaded;
    }
}

Olá fecirineu. Gostrei de sua idéia, o GameObject irá funcionar como um ( Gerenciador ), mas suponhamos que eu tenha 2 canvas com nome diferente, como eu faço para fechar ele separadamente ?

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DÚVIDA Re: Ativar Canvas C#

Mensagem por PauloFR em Sex Jun 16, 2017 11:34 am

Gilliard escreveu:
tente trocar o canvas por gameObject:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class gerenciadorCenas : MonoBehaviour {
    public GameObject popupCanvas;
    public bool popupbool;
 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
// se eu apertar o botao ele vai destivar o meu canvas..
 if(popupbool)
        {
            popup.SetActive(false);
        }
 }
// abaixo se eu estiver aperto o botão de fechar canvas entao ele retonar para popupbool
    public void loadinggame(bool loaded)
    {
        popupbool = loaded;
    }
}

Olá fecirineu. Gostrei de sua idéia, o GameObject irá funcionar como um ( Gerenciador ), mas suponhamos que eu tenha 2 canvas com nome diferente, como eu faço para fechar ele separadamente ?

Há vários métodos,você poderia criar 2 objetos diferentes,uma array, talvez um enum ;-; e etc

Um Exemplo de como seria por array:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class gerenciadorCenas : MonoBehaviour {
    public GameObject[] popupCanvas;
    public bool popupbool;
 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
// se eu apertar o botao ele vai destivar o meu canvas..
 if(popupbool)
        {
            popupCanvas[0].SetActive(false); // No caso no lugar do 0 seria algum elemento da array
            popupCanvas[1].SetActive(false);
        }
 }
// abaixo se eu estiver aperto o botão de fechar canvas entao ele retonar para popupbool
    public void loadinggame(bool loaded)
    {
        popupbool = loaded;
    }
}

// Só que nesse caso você provavelmente precisaria de várias bools ou trocar a bool por uma int que guarde o EstadoAtual dos canvas...

Outro método de fazer isso é usando a própria UnityEngine.UI da unity

Código:
using UnityEngine.UI;

public Canvas[] Hud;
bool Estado = true;

public void AtivarCanvas;
if (Estado == true){
    Hud.enabled = true;
} else {
    Hud.enabled = false;
}

// Não é um script completo...
// Provavelmente daria para usar o " ? " em vez de declarar um if...
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