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[TUTORIAL] Sistema simples de Inventario e Crafting de Itens...customizavel

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema simples de Inventario e Crafting de Itens...customizavel

Mensagem por Encracker em Qua Jun 14, 2017 4:25 pm

sistema simples de inventario e crafting

o script vai na camera do player 

vamos la

queremos fazer um machado

precisamos de

MADEIRA
CORDA
PEDRA

crie 3 game objects e coloque as tags neles


obj MADEIRA = TAG "Madeira"
obj CORDA = TAG "Corda"
obj PEDRA = TAG "Pedra"

faca deles prefabs...e tire eles de cena...PFV NAO ESQUECE QUE TEM QUE TER COLLIDER

blz
agora crie um gameobject que sera o machado

renomeio para MACHADO ou qcomo quizer e coloque ele dentro da camera do player na posicao que desejar

agora crie...com ui..um button..e renomei ele para craftbutton

e tbm...uma mira..que fique centralizada...por causa do raycast

pronto...agora coloca cada tag em seu respectivo objeto...e coloque eles em cena na quantidade que quizer...bote 2 de cada..aconselhavel

coloque o script na camera do player

e link as coisas

no craftmenu do inspector ...link o button


oq acontece?

para fazer o machado,...vc precisa apertar TAB para abrir o menu de craft e clicar no button e fazer o machado
mas para isso vc precisa ter em seu inventario..no minimo 1 de cada component (madeira, corda, pedra);

entao..se vc tiver menos que isso...vc vai clicar em vão...

saia pelo mapa...coletando com o butao esquerdo do mouse (MOUSE0) OS COMPONENTS
veja no inspector que o QUANT de cada item vai aumentando

depois de ter 1 ou mais e cada

aperte  TAB e cllick no button....e o machado aparecera no devido lugar

vc pode alter o script para fazer diversos crafts..com os mais diferentes objetos com as quantidades que quizer...

segue o script....

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class CraftingSystem : MonoBehaviour {

 [Header("Colectaveis")]
 public GameObject Madeira;
 public GameObject Corda;
 public GameObject Pedra;
 public int Quantmadeira;
 public int QuantCorda;
 public int QuantPedra;

 [Header("PlayerGuns")]
 public GameObject Machado;

 [Header("CraftMenu")]
 public Button Craft;
 private bool ativando;

 void Start () {
 Craft.gameObject.SetActive (false);
 ativando = false;
 Quantmadeira = 0;
 QuantCorda = 0;
 QuantPedra = 0;
 Machado.gameObject.SetActive  (false);
 }
 

 void Update () {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Tab)) {
 ativando = !ativando;
 }

 if (ativando == true) {
 Cursor.visible = true;
 Craft.gameObject.SetActive (true);
 } else {
 Cursor.visible = false;
 Craft.gameObject.SetActive (false);
 }

 Craft.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();

 if (Quantmadeira >= 1 && QuantCorda >= 1 && QuantPedra >= 1) {
 Craft.onClick.AddListener (() => Craftou ());
 }


 RaycastHit hit = new RaycastHit();
 Vector3 dir = transform.TransformDirection(Vector3.forward);
 Debug.DrawRay(transform.position, dir * 2, Color.red);

 if (Physics.Raycast (transform.position, dir, out hit, 10f)) {
 //Inv----------------------------------------------------------------------------------------
 //Madeira
 if (hit.collider.gameObject.tag == "Madeira") {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Mouse0)) {
 Quantmadeira += 1;
 Destroy (hit.collider.gameObject);
 
 }
 }

 //Corda
 if (hit.collider.gameObject.tag == "Corda") {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Mouse0)) {
 QuantCorda += 1;
 Destroy (hit.collider.gameObject);

 }
 }

 //Pedra
 if (hit.collider.gameObject.tag == "Pedra") {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Mouse0)) {
 QuantPedra += 1;
 Destroy (hit.collider.gameObject);
 
 }
 }
 }
 }

 void Craftou(){
 QuantCorda -= 1;
 Quantmadeira -= 1;
 QuantPedra -= 1;
 Machado.gameObject.SetActive  (true);
 }
}

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Encracker
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