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Como faz para pular?

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DÚVIDA Como faz para pular?

Mensagem por DUT em Dom Maio 21, 2017 5:45 pm

Meu personagem é 2D,mas,pode andar para qualquer lado:




Eu preciso faze-lo pular.Eu ja coloquei um codigo:

Código:
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space)){
         GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Vector3.up * 130);
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.Space)){
                        GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Vector3.down * 50);
}

Ele pula normal e cai,mas,quando aperto varias vezes o espaço ele vai subindo infinitamente:



(Vou fazer a animação dele pulando ainda)


Como eu posso corrigir isso?Quando eu apertar para pular ele pula,mas,se apertar mais de uma vez ele não vai ganhar mais impulso!so se ele ja estiver tocado no chão por exemplo  Neutral
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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por DuViDoSo em Dom Maio 21, 2017 5:50 pm

Video, nesse video la pro meio ele encina a fazer isso, boa sorte!
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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por DUT em Dom Maio 21, 2017 5:54 pm

Ok,obrigado  Smile
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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por DUT em Seg Maio 22, 2017 2:02 pm

Eu consegui obrigado Smile
mas,eu preciso fazer a animação.Então fiz assim:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PuloRaposa : MonoBehaviour {

   public bool poderpular;
   public float ForçaDoPulo = 180;
   private Animator ControlAgachar;


   // Update is called once per frame
   void Update () {
      RaycastHit pontocolisao;
      if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up,out pontocolisao, 1)) {
         Debug.Log (pontocolisao.point);
         Debug.DrawLine (transform.position, pontocolisao.point);
         poderpular = true;

      } else {
         poderpular = false;
      }
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && poderpular == true) {
         GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Vector3.up * ForçaDoPulo);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 25);
      }
      if (poderpular == false) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
      }
   }
}

Mas,este erro acontece:

NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
PuloRaposa.Update () (at Assets/Scripts/PuloRaposa.cs:28)


oque eu poço fazer?
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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 23, 2017 3:40 pm

o código não achou o animator... você provavelmente não associou
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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por DUT em Ter Maio 23, 2017 4:02 pm

Eu ja consegui colocar a animação,mas quando ele cai,ele trava na animação de pular(ja consegui arrumar colocando getkeyup e umas coisas,mas,ele so volta a animação dele parado quando solto).Como eu poderia colocar ele na animação de parado quando ja estiver no chao?
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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 23, 2017 4:04 pm

você está errando na hora de fazer os estados no animator.
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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por DUT em Ter Maio 23, 2017 4:12 pm

Vou ver,mas saca só quanta flechinha kkkkkkkkkkk

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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por DUT em Ter Maio 23, 2017 5:32 pm

Não estou entendendo,esta dando certo a animação e tals,e no animator tb,mas ele continua dando certo com este negoso de voltar a animação parado só quando solto a tecla.Não tem como usar o raycast?
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DÚVIDA Re: Como faz para pular?

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Maio 24, 2017 1:56 pm

cara, precisamos do projeto em si... é impossível saber onde está o problema com tantos parâmetros no animator.
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