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Me Ajudem com esse Error!

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DÚVIDA Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por bruxamissi em Sab Maio 13, 2017 12:56 pm

ENTÃO PESSOAL VOU EXPLICAR PARA VOCES ESSE ERROR ESTA DANDO NO SCRIPT DO INIMIGO EU COLOQUEI ELE PARA LINKAR O OBJETO AUTOMATICAMENTE ELE ESTA LINKANDO PERFEITAMENTE E ESTA INDO ATRAS DO PLAYER SÓ QUE QUANDO ELE MORRER ELE NAO ADICIONA +10 ONTOS NO SCORE E EM SEGUIDA DAR ESSE ERROR:



ABAIXO O SCRIPT DO INIMIGO:

Código:
using UnityEngine;
using CompleteProject;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class EnemyHealth : MonoBehaviour
{
 public int startingHealth = 100;
 public int currentHealth;
 public float sinkSpeed = 2.5f;
 public int scoreValue = 10;
 public AudioClip deathClip;


 Animator anim;
 AudioSource enemyAudio;
 ParticleSystem hitParticles;
 CapsuleCollider capsuleCollider;
 bool isDead;
 bool isSinking;

 ScoreManager sm;

 public GameObject ScoreGameObject;//Coloca o GameObject onde o ScoreManager esta ||||| SETA ISSOOOOOOOOO
 public GameObject Inimigo; //Inimigo ||||||||||||||||| ISSO TBM

 public float DelayDeath;//Daley para a destroy do inimigo
 float Ctime;

 void Start ()
 {
 if (ScoreGameObject == null)
 ScoreGameObject = GameObject.FindWithTag ("ScoreGameObject");
 }

 void Awake ()
 {
 anim = GetComponent <Animator> ();
 enemyAudio = GetComponent <AudioSource> ();
 hitParticles = GetComponentInChildren <ParticleSystem> ();
 /*if(ScoreGameObject  == null) {
 print ("OK");
 sm = ScoreGameObject.GetComponent<ScoreManager> ();
 }*/
 capsuleCollider = GetComponent <CapsuleCollider> ();

 currentHealth = startingHealth;
 }


 void Update ()
 {
 if(isSinking)
 {
 transform.Translate (-Vector3.up * sinkSpeed * Time.deltaTime);
 }
 }


 public void TakeDamage (int amount, Vector3 hitPoint)
 {
 if(isDead)
 return;

 enemyAudio.Play ();

 currentHealth -= amount;

 hitParticles.transform.position = hitPoint;
 hitParticles.Play();

 if(currentHealth <= 0)
 {
 Death ();
 }
 }


 void Death ()
 {
 //print("Death ok");
 currentHealth = 0;// setamos a vida pra 0 pra nao ficar negativa
 isDead = true;

 anim.SetTrigger ("Dead");

 enemyAudio.clip = deathClip;
 enemyAudio.Play ();

 // executamos o metodo StartSinking que não estava sendo usado
 StartSinking();
 }


 public void StartSinking ()
 {
 GetComponent <UnityEngine.AI.NavMeshAgent> ().enabled = false;
 GetComponent <Rigidbody> ().isKinematic = true;
 isSinking = true;
 print ("Pontos Ok");
 sm.score += scoreValue;
 Ctime += 1 * Time.deltaTime;
 if(Ctime == DelayDeath){    
 Destroy (Inimigo);
 }    

 }
}

OBS: A LINHA 41 ATÉ A 44 ESTÁ COMENTADA POR QUE ESTAVA DANDO ERROR E NAO ESTAVA LINKANDO O OBJETO:


E O INIMIGO NÃO ESTA SENDO DESTRUÍDO APOS A MORTE DEPOIS QUE ELE MORRE ELE FICA CAINDO O MAPA TODO INIFINITAMENTE!


AQUI ESTA O SCRIPT DO SCORE:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ScoreManager : MonoBehaviour
{
 public int score;        
 public UnityEngine.UI.Text text;//coloca a label(Text UI) aqui

 void Update ()
 {

 text.text = "Score: " + score;
 }
}



EU CHEGUEI A ESSE SCRIPT COM A AJUDA DESSE OUTRO TÓPICO:
http://www.schultzgames.com/t4474-score-ao-matar-inimigo#31347

AVISO: SOU NOVO EM PROGRAMAÇÃO COMECEI A ESTUDAR ESSA SEMANA ESTUDO EM CASA PELA INTERNET E TUTORIAL NO YOUTUBE. :study:
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por Weslley em Sab Maio 13, 2017 2:06 pm

provavelmente você esqueceu de setar a referencia do objeto da linha 101
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por bruxamissi em Sab Maio 13, 2017 2:10 pm

weslleyFx escreveu:provavelmente você esqueceu de setar a referencia do objeto da linha 101
não entendi como assim? como faço?
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por Weslley em Sab Maio 13, 2017 2:18 pm

acredito que a referencia seja nula para sm
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por bruxamissi em Sab Maio 13, 2017 2:28 pm

ASSIM?
Código:
if( sm == null)
      {
      print ("Pontos Ok");
      sm.score += scoreValue;
   }

DEU O MESMO ERROR DEPOIS QUE O INIMIGO MORRE
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por fecirineu em Sab Maio 13, 2017 3:09 pm

@bruxamissi escreveu:ENTÃO PESSOAL VOU EXPLICAR PARA VOCES ESSE ERROR ESTA DANDO NO SCRIPT DO INIMIGO EU COLOQUEI ELE PARA LINKAR O OBJETO AUTOMATICAMENTE ELE ESTA LINKANDO PERFEITAMENTE E ESTA INDO ATRAS DO PLAYER SÓ QUE QUANDO ELE MORRER ELE NAO ADICIONA +10 ONTOS NO SCORE E EM SEGUIDA DAR ESSE ERROR:


tente colocar o  ScoreGameObject = GameObject.FindWithTag ("ScoreGameObject");
dentro do start sem o if;
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por fecirineu em Sab Maio 13, 2017 3:12 pm

@fecirineu escreveu:
@bruxamissi escreveu:ENTÃO PESSOAL VOU EXPLICAR PARA VOCES ESSE ERROR ESTA DANDO NO SCRIPT DO INIMIGO EU COLOQUEI ELE PARA LINKAR O OBJETO AUTOMATICAMENTE ELE ESTA LINKANDO PERFEITAMENTE E ESTA INDO ATRAS DO PLAYER SÓ QUE QUANDO ELE MORRER ELE NAO ADICIONA +10 ONTOS NO SCORE E EM SEGUIDA DAR ESSE ERROR:


tente colocar o  ScoreGameObject = GameObject.FindWithTag ("ScoreGameObject");
dentro do start sem o if;
verifique tambem o objeto com a tag : ScoreGameObject, pois se ela tiver uma letra errada ou diminuitiva ou maiscula pode dar erro..
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por bruxamissi em Sab Maio 13, 2017 3:24 pm

@fecirineu escreveu:
@bruxamissi escreveu:ENTÃO PESSOAL VOU EXPLICAR PARA VOCES ESSE ERROR ESTA DANDO NO SCRIPT DO INIMIGO EU COLOQUEI ELE PARA LINKAR O OBJETO AUTOMATICAMENTE ELE ESTA LINKANDO PERFEITAMENTE E ESTA INDO ATRAS DO PLAYER SÓ QUE QUANDO ELE MORRER ELE NAO ADICIONA +10 ONTOS NO SCORE E EM SEGUIDA DAR ESSE ERROR:


tente colocar o  ScoreGameObject = GameObject.FindWithTag ("ScoreGameObject");
dentro do start sem o if;
FUNCIONOU DO MESMO JEITO ELE LINKOU O OBJETO NORMAL MAIS QUANDO AMTO O INIMIGO ELE DA ESSE ERROR E NAO AUMENTA O SCORE
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por bruxamissi em Sab Maio 13, 2017 3:27 pm

VOCE CONSEGUE FAZER ESSE SCRIPT LINKAR O "GAMEOBJECT" DA LINHA 21 AUTOMATICAMENTE?
POR QUE ESSE É O SCRIPT DO INIMIGO QUE FICA DANDO SPAWN SOZINHO.
[list=linenums]
[*]using UnityEngine;

[*]using CompleteProject;


[*]public class EnemyHealth : MonoBehaviour

[*]{

[*]    public int startingHealth = 100;

[*]    public int currentHealth;

[*]    public float sinkSpeed = 2.5f;

[*]    public int scoreValue = 10;

[*]    public AudioClip deathClip;



[*]    Animator anim;

[*]    AudioSource enemyAudio;

[*]    ParticleSystem hitParticles;

[*]    CapsuleCollider capsuleCollider;

[*]    bool isDead;

[*]    bool isSinking;


[*]    ScoreManager sm;

[*]    public GameObject ScoreGameObject;//Coloca o GameObject onde o ScoreManager esta ||||| SETA ISSOOOOOOOOO

[*]piblic GameObject Inimigo;//Inimigo ||||||||||||||||| ISSO TBM


[*]public float DelayDeath;//Daley para a destroy do inimigo

[*]float Ctime;


[*]    void Awake ()

[*]    {

[*]        anim = GetComponent <Animator> ();

[*]        enemyAudio = GetComponent <AudioSource> ();

[*]        hitParticles = GetComponentInChildren <ParticleSystem> ();

[*]sm = ScoreGameObject.GetComponent<ScoreManager>():

[*]        capsuleCollider = GetComponent <CapsuleCollider> ();


[*]        currentHealth = startingHealth;

[*]    }



[*]    void Update ()

[*]    {

[*]        if(isSinking)

[*]        {

[*]            transform.Translate (-Vector3.up * sinkSpeed * Time.deltaTime);

[*]        }

[*]    }



[*]    public void TakeDamage (int amount, Vector3 hitPoint)

[*]    {

[*]        if(isDead)

[*]            return;


[*]        enemyAudio.Play ();


[*]        currentHealth -= amount;

[*]           

[*]        hitParticles.transform.position = hitPoint;

[*]        hitParticles.Play();


[*]        if(currentHealth <= 0)

[*]        {

[*]            Death ();

[*]        }

[*]    }



[*]    void Death ()

[*]    {

[*]      print("Death ok");

[*]      currentHealth = 0;// setamos a vida pra 0 pra nao ficar negativa

[*]        isDead = true;


[*]        anim.SetTrigger ("Dead");


[*]        enemyAudio.clip = deathClip;

[*]        enemyAudio.Play ();

[*]     

[*]      // executamos o metodo StartSinking que não estava sendo usado

[*]      StartSinking();

[*]    }



[*]    public void StartSinking ()

[*]    {

[*]        GetComponent <UnityEngine.AI.NavMeshAgent> ().enabled = false;

[*]        GetComponent <Rigidbody> ().isKinematic = true;

[*]        isSinking = true;

[*]        sm.score += scoreValue;

[*]Ctime += 1 * Time.deltaTime;

[*]if(Ctime == DelayDeath){    

[*]   Destroy (Inimigo);

[*]}    


[*]}

[*]}

[/list]
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por Manawydan em Sab Maio 13, 2017 8:35 pm

Ja pensou em usar Singleton?
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class ScoreManager : MonoBehaviour
{
   public static ScoreManager Singleton{get; private set;}
    int score;


    Text text;


    void Awake ()
    {
      Singleton = this;
        text = GetComponent <Text> ();
        score = 0;
    }


    void Update ()
    {
        text.text = "Score: " + score;
    }
 
  public void AddScore(int ammount)
  {
      print("AddScore ok");
      score += ammount;
  }
}
Ai quando necessitar utilizar o ScoreManager é so usar:
Código:
ScoreManager.Singleton.SeuMetodo();
No caso so adicionar essa linha no codigo do Inimigo:
Código:
ScoreManager.Singleton.AddScore(scoreValue);
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por bruxamissi em Sab Maio 13, 2017 11:48 pm

Entao no caso os Script ficaria assim:

Inimigo:
Código:
using UnityEngine;
using CompleteProject;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class EnemyHealth : MonoBehaviour
{
   public int startingHealth = 100;
   public int currentHealth;
   public float sinkSpeed = 2.5f;
   public int scoreValue = 10;
   public AudioClip deathClip;


   Animator anim;
   AudioSource enemyAudio;
   ParticleSystem hitParticles;
   CapsuleCollider capsuleCollider;
   bool isDead;
   bool isSinking;

   ScoreManager sm;

   public GameObject ScoreGameObject;//Coloca o GameObject onde o ScoreManager esta ||||| SETA ISSOOOOOOOOO
   public GameObject Inimigo; //Inimigo ||||||||||||||||| ISSO TBM

   public float DelayDeath;//Daley para a destroy do inimigo
   float Ctime;

   void Start ()
   {
      
      if (ScoreGameObject == null)
      ScoreGameObject = GameObject.FindWithTag ("ScoreGameObject");
   }

   void Awake ()
   {
      anim = GetComponent <Animator> ();
      enemyAudio = GetComponent <AudioSource> ();
      hitParticles = GetComponentInChildren <ParticleSystem> ();
   
         //print ("OK");
      //sm = ScoreGameObject.GetComponent<ScoreManager> ();
      
         capsuleCollider = GetComponent <CapsuleCollider> ();

      currentHealth = startingHealth;
   }


   void Update ()
   {
      if(isSinking)
      {
         transform.Translate (-Vector3.up * sinkSpeed * Time.deltaTime);
      }
   }


   public void TakeDamage (int amount, Vector3 hitPoint)
   {
      if(isDead)
         return;

      enemyAudio.Play ();

      currentHealth -= amount;

      hitParticles.transform.position = hitPoint;
      hitParticles.Play();

      if(currentHealth <= 0)
      {
         Death ();
      }
   }


   void Death ()
   {
      //print("Death ok");
      currentHealth = 0;// setamos a vida pra 0 pra nao ficar negativa
      isDead = true;

      anim.SetTrigger ("Dead");

      enemyAudio.clip = deathClip;
      enemyAudio.Play ();

      // executamos o metodo StartSinking que não estava sendo usado
      StartSinking();
   }


   public void StartSinking ()
   {
      GetComponent <UnityEngine.AI.NavMeshAgent> ().enabled = false;
      GetComponent <Rigidbody> ().isKinematic = true;
      isSinking = true;


      print ("Pontos Ok");
      ScoreManager.Singleton.AddScore(scoreValue);

      //sm.score += scoreValue;
   
      Ctime += 1 * Time.deltaTime;
      if(Ctime == DelayDeath){   
         Destroy (Inimigo);
      }   

   }
}

Score:
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class ScoreManager : MonoBehaviour
{
   public static ScoreManager Singleton{get; private set;}
   int score;


   Text text;


   void Awake ()
   {
      Singleton = this;
      text = GetComponent <Text> ();
      score = 0;
   }


   void Update ()
   {
      text.text = "Score: " + score;
   }

   public void AddScore(int ammount)
   {
      print("AddScore ok");
      score += ammount;
   }
}

NAO FUNCIONOU ESTA DANDO ERROR:
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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por rafaelllsd em Sab Maio 13, 2017 11:55 pm

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DÚVIDA Re: Me Ajudem com esse Error!

Mensagem por diegopds em Seg Maio 15, 2017 12:40 pm

@bruxamissi escreveu:
weslleyFx escreveu:provavelmente você esqueceu de setar a referencia do objeto da linha 101
não entendi como assim? como faço?

vc deve colocar assim,onde ta a linha "sm.score += scoreValue;" na sua void, vc apaga e coloca ScoreGameObject.GetComponent<ScoreManager>().score+=scoreValue

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