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[Resolvido]Customização

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Resolvido [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Qua Maio 10, 2017 11:31 pm

Alguém que entenda sobre customização, tipo roupa,cabelo,cor,carro,casa etc
vi varios videos inclusive ,tal customização como setactive e shaders do marcos, mas pra tal finadade isso não ajuda
a real ultilização de ativa e desativar

alguem que possa me explicar como faz
ou tal finalidade do setactive como usar na customização já que vi varias pessoas dizendo que o setactive é umas das maneira de se fazer
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por artplayer em Qui Maio 11, 2017 11:14 am

Basicamente existem duas formas. Ou você tem todos os componentes ( tipos de roupa, cabelos, ect) no mesmo personagem e habilita conforme necessário, ou você tem as partes separadas mas riggadas com a mesma estrutura de bones e usa Skinned Mesh Renderer.


Aqui no fórum tem alguns tópicos sobre o assunto.

Abraços!
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 12, 2017 3:28 am

Arplayer tipo já tenho todos os componente, mas como faço pra ativar e desativar em certo tempo na hora da customização, essa é a parte naqual não sei por onde começar,
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 12, 2017 11:13 am

Bom.. Digamos que você tenha uma loja, e o jogador quer comprar um tenis. Voce pode fazer o seguinte..

Crie uma variavel do tipo String, essa variavel vai armazenar o nome da roupa atual que seu jogador comprou.

Tudo que a loja vai fazer é mudar essa variavel. E quando o jogador clicar em comprar um tenis por exemplo, sera cobrado 50 moedas, e a loja alterara essa variavel para..

RoupaAtual = TenisNikeVerde;

Daí, no seu player você pode botar o seguinte..

Código:
if(RoupaAtual == ("TenisNikeVerde"){ //Aqui verificamos se a roupa ativa é o tenis da nike, se for..
TenisNikeVerde.SetActive(true) //O tenis sera ativado
}
if(RoupaAtual != ("TenisNikeVerde"){ //Mais se a roupa for qualquer outra, que não seja o tenis...
TenisNikeVerde.SetActive(false); //Ele será desativado
}

É bem simples.. Isso foi só um exemplo pra você ter uma noçãozinha.. Se quiser eu posso tentar explicar melhor.
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 12, 2017 2:51 pm

Se ''puder'' explicar melhor agradeceria e muito
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 12, 2017 2:59 pm

Você entende de programação? Se sim,  já ira facilitar bastante..

Mais ok. Me explica como você quer fazer a customização.. Sabe? Se você vai utilizar loja, etc.. Como ela vai ser feita.. essas coisas
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 12, 2017 4:20 pm

da pra levar, já que o jogo tá todo terminado só falta msm um menu de customização.
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 12, 2017 4:30 pm

irei citar um  modelo básico pra me baseia-se
sabe need for speed, com o menu de pintura, e troca de componentes,
mais ao invés disso ,eu irei colocar como roupas,acessorios e outras coisas

tipo loja se é que me entende
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 12, 2017 4:32 pm

AAH SIM! Tudo bem, eu vou montar um exemplo pra você ok? Um projetinho de exemplo, daí é só vc importar pra você ver! Assim que ficar pronto coloco o link aqui pra você baixar.
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 12, 2017 7:25 pm

Aqui esta!

Desculpe a demora, estava tentando concertar uma coisa no meu jogo...

Bom. É o seguinte.. Nesse projeto, eu coloquei 3 formas de custumização, e são as que eu conheço..

 - Alterar textura
 - Ativar/Desativar acessorios
 - Alterar volume do modelo (BlendShapes)

O nome do personagem é Peter.

O projeto pode ser baixado aqui:

http://www.mediafire.com/file/uxw8r0yuwcrcwr7/Exemplo_para_estudo_-_Customiza%C3%A7%C3%A3o.unitypackage

Para importa-lo, é so ir na aba "Assets" em seguida "Import Package" e depois "Custom Package" aí é so selecionar o arquivo que baixou.

PS: Blendshapes, são formas pré-definidas de seu modelo, elas servem para por exemplo.. Você cria um nariz pro seu personagem durante a modelagem. Então, você cria um nariz maior, mais o deixa desativado, então, quando importar seu modelo para a Unity, você tem a opção de manipular aquele nariz.

O script Custom, é onde se encontra tudo. Ele esta totalmente comentado. Estude-o, e tambem analise o Canvas e seus botões que coloquei.

Aqui um printsinho do que você vai baixar:



Edit: Ao importa-lo, ira aparecer uma pasta no seu unity.. A pasata é "Exemplo custumização", lá tera uma scene chamada "Cena" é só abrir e testar.

Espero ter ajudado!
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 12, 2017 9:05 pm

Eita negocio que só dá dor de cabeça

Olha só Marcos
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 12, 2017 9:08 pm

Nossa... Eu nunca tinha visto isso antes.. Seu unity é o 5.6?

Edit: Você possui o Blender instalado em seu computador?
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 12, 2017 9:24 pm

é pra quebrar a cabeça msm
unity é 5.6 e não tenho o blender
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 12, 2017 9:27 pm

AAH sim! Tenta instalar o blender! Pelo que eu li no Console, pode ser porque você não o tem!

Aqui esta um link para baixa-lo
(64 bits)
http://mirror.cs.umn.edu/blender.org/release/Blender2.78/blender-2.78c-windows64.msi
(32 bits)
http://mirror.cs.umn.edu/blender.org/release/Blender2.78/blender-2.78c-windows32.msi
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 12, 2017 9:51 pm

Caramba que sufoco
agora irei dar uma estudada no script e nas canvas e no save é claro ^^

Bom queria agradecer pelo suporte e pela paciência
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 12, 2017 9:52 pm

Tudo bem! Espero que esteja entendivel, é que eu não sou bom pra explicar as coisas ;-;

mais! É isso ai, se precisar de algo so perguntar pra gente!
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Ter Maio 16, 2017 7:50 am

Desculpa o incomodo de novo, acabei que só pegando agora script pra ler

para fazer a troca de textura, tem que ser feito por material tipo mapeamento?
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Ter Maio 16, 2017 7:52 am

Não. Você pode criar uma textura, dai vc pode usar um editor de imagem qualquer, e salvar uma copia dessa textura, só que com cor diferente, daí é so voce trocar a textura lá no material.
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Ter Maio 16, 2017 9:18 am

Caramba, esse script não tá entrando de jeito nenhum na minha cabeça
tá parecendo codigo em hexa
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Ter Maio 16, 2017 9:21 am

Tenta pesquisar sobre cada comando que eu usei no script... Talvez facilite mais pra aprender..
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por IanLuan em Ter Maio 16, 2017 10:14 am

Que isso, vou até salvar esse tópico aqui para quando eu precisar usar hehe. Dica para Michelly: é como o Marcos falou, estude os comandos. Procure no youtube "SetActive Marcos Schultz". Tem um vídeo explicando como usar o comando SetActive (que vc vai usar muito) e ele ainda exemplifica, criando situações utilizando o comando. E se não estiver conseguindo msm assim, têm vídeos no youtube ensinando a customizar o personagem, onde ele cria isso do zero. Abraços.
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Qui Maio 18, 2017 6:35 pm

Ian ativar e desativar é fácil ,o negocio é linka todos os componentes da cena ao botão
isso é que não estou entendendo

Lá vai nois de novo marcos
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Qui Maio 18, 2017 7:13 pm



AAAH! Simples. Eu não detalhei bem isso, me desculpa. Bom, vou dividir o que você deve fazer pra linkar seu botão ao script. Bom. Vamos lá

1 - No seu script, crie uma PUBLIC VOID. Essa public void serve para ser acessado pelo seu botão. Sempre que o player clica no seu botão, todo o script que estiver dentro dessa public void sera rodado.

Exemplo:

Código:
public void Botao (){
Debug.Log("Você clicou no botão!");
}

Bom. O comando é suuuper simples. Tudo que esta dentro dessa void só é executado se o jogador clicar no botão. Bom.

Note que o nome dessa void, é "Botão". Ok. Tendo isso em mente, vamos continuar.

2 - Vá até o seu botão na UI. Procure o componente Button (Script), que esta no seu botão.

Esse é o componente:



Bom. Nele, você pode ver que tem esse componente chamado "On Click()".

O que ele faz? Simples, ele é o responsavel por rodar a sua Public Void Botao, lembra dela?
Então, esse é o segredo da coisa. É aqui que você ira linkar o seu botão ao script! Então vamos lá.

3 - Selecione o objeto na sua cena, que contem essa public void. Para isso, é só arrastar o objeto para dentro desse retangulo que tem escrito "None Object" que fica ao lado dessa bolinha, como na imagem



4 - Em seguida, é só ir naquela Drop Box, que esta escrito "No Function". Se você clicar nela, você vai notar que aparece escrito o nome do seu script, como uma opção selecionavel. Selecione seu script, e em seguida, procure pelo nome da sua public void, e a selecione!

5 - Agora o botão já esta acessando sua public void! Se você copiou esse scriptzinho de exemplo que coloquei aqui nessa mensagem, você vai notar que quando clicar no seu botão, vai aparecer uma mensagem no seu console! É assim que você executa um código a partir do seu botão!

Desculpa se ta meio confuso ;-;
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 19, 2017 2:07 am

Essa está sendo a minha última tentativa marcos .já estou enchendo mto sua paciência
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por bruxamissi em Sex Maio 19, 2017 7:57 am

Sabe a Void que voce criou? 
Ex: se ela estiver assim nao vai aparecer a funçao no Button.
Código:
void SuaVoid (){
}

Para ela aparecer tem esta assim:
Código:
public void SuaVoid (){

}

Entao para sua void aparecer tem que ter o "public" na frente!
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 19, 2017 11:57 am

kkkkkkkk Relaxa

É como ele disse aqui acima, você tem que criar o seu código como public void, tipo.. A voida que é acessada pelo seu botão, não depende da Update! Ela só é executada quando clicado no botão. Voce jogou o objeto certo ali, só não apareceu porque você não criou a public void como no meu exemplo

Mais relaxa, se precisar de ajuda pode falar com a gente kkkkkk
Se ficar muito dificil de entender, eu gravo um videozinho de uns 15 segundos ensinando a linkar.
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 19, 2017 1:24 pm

Oi. Eu resolvi fazer o video logo pra te ajudar o mais rápido possivel. Eu comentei ele todinho, daí você pode dar uma pausa pra ler os comentarios e tal. Espero que agora dê pra entender! Se eu não tiver me atrapalhado todo na explicação como sempre faço ;-;




Nesse vídeo eu ensino como linkar o botão no script, e dou um códigozinho bem simples como exemplo.

Se tiver alguma dúvida, pode postar ai!
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 19, 2017 3:41 pm

eu fiz assim está certo marcos, o botão true funciona mais o false não


using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class teste : MonoBehaviour
{
    public GameObject image;
   
    public void botaoaparecer()
    {
        aparece.SetActive (true);
        desaparece.SetActive (false);
    }
}
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 19, 2017 3:46 pm

Eu não entendi muito bem.. Poderia explicar melhor?
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por michelly em Sex Maio 19, 2017 4:16 pm

Bom, eu conseguir fazer com que objeto apareça, após clicar no botão
agora eu quero o inverso, igual o arquivo lá do capuz de tirar e botar no caso
ativar e desativar

por isso perguntei a ti, se estava certo o script
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Resolvido Re: [Resolvido]Customização

Mensagem por marcos4503 em Sex Maio 19, 2017 4:26 pm

Ah, sim, esta certo. Pra desativar é so usar um false no lugar do true.
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