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[TUTORIAL] Menu Principal, utilizando UI..

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TUTORIAL [TUTORIAL] Menu Principal, utilizando UI..

Mensagem por LeonSK em Seg Maio 08, 2017 12:08 am

Esse é um Menu Principal que fiz utilizando algumas técnicas que aprendi, não recomendo que novatos usem, é necessário um conhecimento intermediário para modificá-lo..

Uma das técnicas que utilizei foi criar um Código para "melhorar" o salvamento através do PlayerPrefs:

  • O salvamento é feito usando: "Dados.SaveInt, Dados.SaveFloat, Dados.SaveString e Dados.SaveBool".
  • O carregamento é feito usando: "Dados.LoadInt, Dados.LoadFloat, Dados.LoadString e Dados.LoadBool".
  • Agora é possível o salvamento e carregamento de valores 'booleanos'.
  • E não é mais necessário a utilização de 'PlayerPrefs.Save()'.
  • O nome da função 'PlayerPrefs.HasKey' foi alterada para 'Dados.KeyExists'.


Outra técnica utilizada é a transição de Menus e execução de funções diretamente pelos botões... 
O componente 'Button' possui uma área chamada 'OnClick()' você pode ativar/desativar objetos, executar funções dos scripts, entre outras coisas... E eu utilizo com muita frequência..



No caso da imagem acima, estou usando o 'OnClick()' para desativar o 'menu_principal' e ativar o 'menu_créditos' sem nenhuma necessidade de código..

OBS: Abaixo do 'OnClick()' é possível ver um componente chamado 'EventTrigger'.. ele funciona de forma semelhante ao 'OnClick()' do botão, mas é mais versátil e detecta várias outras formas de Eventos.. Estou utilizando-o para fazer tocar o som dos botões e elementos do menu..

Esse menu tem: seleção de mapas, opções básicas, sons nos elementos clicáveis do ui e tela de carregamento..
Exemplo de algumas Imagens do Menu..

OBS²: A tela de carregamento tem uma opção chamada "Carregamento Falso".. Quando você usa o SceneManager.LoadLevelAsync e o seu mapa for muito leve a tela de carregamento irá basicamente piscar e carregar o mapa, se ativar o carregamento falso é possível desacelerar esse carregamento, fazendo com que apareça a tela de carregamento..

Modo de Instalação:

  1. Faça download do UnityPackage nesse link: Download
  2. Abra seu projeto no Unity.
  3. Clique duas vezes no arquivo baixado.
  4. Quando abrir no Unity, clique em 'Import'.


AVISO: As cenas do seu projeto devem ser adicionadas na variável "Mapas" que fica no objeto 'GameManager', lembre-se de setar tudo corretamente para não ocorrer erros..

Caso tenham algum problema podem perguntar.. quando eu tiver tempo irei postar um vídeo sobre como utilizá-lo e modificá-lo corretamente..

LeonSK
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Principal, utilizando UI..

Mensagem por dstaroski em Seg Maio 08, 2017 7:35 am

Muito bom cara! Parabéns pela iniciativa!

Abraço!
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dstaroski
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Principal, utilizando UI..

Mensagem por IanLuan em Seg Maio 08, 2017 10:05 am

Muito bom!!
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IanLuan
Programador

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Idade : 17
Áreas de atuação : Programação, Modelagem Intermediária e Design (Ilustrator e Photsohop)
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