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Variáveis para usar em outro script

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DÚVIDA Variáveis para usar em outro script

Mensagem por JoelMJunior em Dom Maio 07, 2017 11:07 pm

Pessoal, queria saber como nomear variáveis diferentes para usá-las em outro script. Vou explicar melhor.
Estou fazendo um jogo de aves, onde posso reproduzi-las e colocá-las para lutar.
Estou com problema no script de Combate.


Código:
galo1 = GameObject.FindGameObjectWithTag("Combatente1");
galo2 = GameObject.FindGameObjectWithTag("Combatente2");

agressividadeGalo1 = galo1.GetComponent<NovaAve>().agressividadeFilho;
agressividadeGalo2 = galo2.GetComponent<NovaAve>().agressividadeFilho;


NovaAve é o script da ave filho. O problema é que eu também quero colocar as "aves pais" para combate, só que elas tem um script e variáveis diferentes.

Acho que não posso colocar as variáveis de pai e filho com o mesmo nome porque as variáveis precisam estar no mesmo script.
Script NovaAve:


Código:
        agressividadePai = pai.GetComponent<AveInicial>().agressividade;
        agressividadeMae = mae.GetComponent<AveInicial>().agressividade;
        agressividadeFilho = (agressividadePai + agressividadeMae) / 2 + indAgr;
        agressividadeFilho = Mathf.Clamp(agressividadeFilho, 1, 10);

Talvez dê para fazer com vários 'if', mas são muitas características além da agressividade. Ou talvez fazer com voids, mas não manjo muito.

Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.

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DÚVIDA Re: Variáveis para usar em outro script

Mensagem por marcos4503 em Dom Maio 07, 2017 11:33 pm

Eu não entendi bem.. Desculpa kkkk

Essas aves, tipo.. Se reproduzem e pá.. Daí elas já são colocadas em combate? Eu não entendi muito a proposta do jogo pra conseguir montar uma lógica ;-;
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DÚVIDA Re: Variáveis para usar em outro script

Mensagem por JoelMJunior em Dom Maio 07, 2017 11:56 pm

É mais ou menos assim: o player recebe duas aves iniciais. Ele coloca elas para reproduzir e nascem aves filhos que herdam as variáveis (características) das aves pais/iniciais. Aves iniciais e aves filhos possuem scripts diferentes. 

Eu fiz um script de um sistema de combate. Mas ele está baseado nas variáveis das aves filhos, como no exemplo abaixo: 

galo1 = GameObject.FindGameObjectWithTag("Combatente1");
                galo2 = GameObject.FindGameObjectWithTag("Combatente2");

               

                agressividadeGalo1 = galo1.GetComponent<NovaAve>().agressividadeFilho;
                agressividadeGalo2 = galo2.GetComponent<NovaAve>().agressividadeFilho;

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DÚVIDA Re: Variáveis para usar em outro script

Mensagem por JoelMJunior em Seg Maio 08, 2017 12:05 am

Apertei um botão errado e a resposta foi errada. Continuando aqui:

É mais ou menos assim: o player recebe duas aves iniciais. Ele coloca elas para reproduzir e nascem aves filhos que herdam as variáveis (características) das aves pais/iniciais. Aves iniciais e aves filhos possuem scripts diferentes. 

Eu fiz um script de um sistema de combate. Mas ele está baseado nas variáveis das aves filhos, como no exemplo abaixo: 

Código:
galo1 = GameObject.FindGameObjectWithTag("Combatente1");
galo2 = GameObject.FindGameObjectWithTag("Combatente2");

agressividadeGalo1 = galo1.GetComponent().agressividadeFilho;
agressividadeGalo2 = galo2.GetComponent().agressividadeFilho; 


Eu queria que ele funcionasse para as aves iniciais também. A única forma seria pedindo para reconhecer se a ave selecionada é filho ou inicial e duplicando todo o script de acordo com as variáveis do script de aves iniciais? Teria uma forma mais eficaz? Com voids (não sei muito usar as voids)?
 

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DÚVIDA Re: Variáveis para usar em outro script

Mensagem por marcos4503 em Seg Maio 08, 2017 6:07 am

Voce tem que ser membro avançado ou superior . Mais. Não seria melhor usar um mesmo script para os pais e filhos não?
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DÚVIDA Re: Variáveis para usar em outro script

Mensagem por JoelMJunior em Seg Maio 08, 2017 10:44 pm

Seria. Mas a questão é justamente essa, porque os filhos recebem as características dos pais.

Um trecho do script das aves filhos:

Código:
[size=14]agressividadePai [/size][size=14]=[/size][size=14] pai[/size][size=14].[/size][size=14]GetComponent[/size][size=14]<[/size][size=14]AveInicial[/size][size=14]>().[/size][size=14]agressividade[/size][size=14];[/size]
[size=14]agressividadeMae [/size][size=14]=[/size][size=14] mae[/size][size=14].[/size][size=14]GetComponent[/size][size=14]<[/size][size=14]AveInicial[/size][size=14]>().[/size][size=14]agressividade[/size][size=14];[/size]
[size=14]agressividadeFilho [/size][size=14]=[/size][size=14] [/size][size=14]([/size][size=14]agressividadePai [/size][size=14]+[/size][size=14] agressividadeMae[/size][size=14])[/size][size=14] [/size][size=14]/[/size][size=14] [/size][size=14]2[/size][size=14] [/size][size=14]+[/size][size=14] indAgr[/size][size=14];[/size]
[size=14]agressividadeFilho [/size][size=14]=[/size][size=14] [/size][size=14]Mathf[/size][size=14].[/size][size=14]Clamp[/size][size=14]([/size][size=14]agressividadeFilho[/size][size=14],[/size][size=14] [/size][size=14]1[/size][size=14],[/size][size=14] [/size][size=14]10[/size][size=14]);[/size]


Não consigo pensar em como fazer um só script para pais e filhos. É justamente por isso que no script do combate eu só consigo fazer para os filhos ou para os pais. Mas eu queria que aceitasse os dois. Se tivesse como acessar a variável sem ter que escrever o nome do script, funcionaria. Mas não sei fazer isso. 

Pensei em uma solução agora aqui. Posso fazer outro script para receber apenas as variáveis das características e colocar esse script nas aves pais e filhos. Vou testar para ver se funciona. Mas é o mais recomendado? Dá pra fazer isso com voids? Onde posso aprender sobre elas?

Obrigado!

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DÚVIDA Re: Variáveis para usar em outro script

Mensagem por JoelMJunior em Seg Maio 08, 2017 10:45 pm

O código saiu todo bugado. Aqui vai o correto.


Código:
        agressividadePai = pai.GetComponent<AveInicial>().agressividade;
        agressividadeMae = mae.GetComponent<AveInicial>().agressividade;
        agressividade = (agressividadePai + agressividadeMae) / 2 + indAgr;
        agressividade = Mathf.Clamp(agressividade, 1, 10);

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