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Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?

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Resolvido Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?

Mensagem por marcos4503 Dom Abr 23, 2017 11:56 am

Oi galera, estou sumido a um tempo aqui do foum.. Dei uma pausa com tudo, pra descansar a cabeça um pouco, e voltar com os animos. E bom, durante o tempo que fiquei fora, eu andei bolando uma ideia de jogo rpg, em terceira pessoa, e no último fim de semana eu venho colocando essa ideia em prática. Até agora eu consegui fazer a mecanica do jogo. Abaixo o exemplo pra voces entenderem onde quero chegar..



A mecanica é como a maioria dos jogos em terceira pessoa.. E bom.. Imaginemos que esse cubo seja o personagem. Aquele bastão em cima dele, seja a cabeça. O que eu queria fazer, é que a "Cabeça" levantasse e abaixasse conforme o jogador suba e desça a camera, como nos exemplos abaixo.



Perceba que o Leon movimenta o corpo conforme a camera.. Outro exemplo abaixo



Perceba, que o personagem movimenta a cabeça conforme a camera, esse é o melhor exemplo do que eu quero fazer. Só que eu gostaria de fazer isso apenas no eixo Y, então o meu personagem só movera a cabeça de cima para baixo e vice versa.. Essa é minha dúvida, como eu poderia fazer isso? Alguem pode me ajudar? Eu uso o blender para criar meu modelo, e eu não sei se daria pra fazer isso com o blender, eu não tenho a minima ideia de como fazer isso kkkkk, obrigado pelo seu tempo!


Última edição por marcos4503 em Sáb Jul 08, 2017 12:33 am, editado 1 vez(es)
marcos4503
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Resolvido Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?

Mensagem por PauloFR Dom Abr 23, 2017 7:30 pm

No blender separe o personagem em 2 partes:Cabeça e corpo ou divida o osso de uma forma q n bug... Depois na unity tente usar o LookAt só q em vez de um objeto usa o mouse :/

Achei um exemplo de como fazer o LookAt pro mouse:
http://wiki.unity3d.com/index.php?title=LookAtMouse

Pode ser q nem exista o LookAt para o mouse... mas provavelmente deve existir :/ pelo q vi no exemplo acima não utiliza o LookAt em si...
PauloFR
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Resolvido Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?

Mensagem por marcos4503 Dom Abr 23, 2017 8:14 pm

Maninho! Eu fiz aqui, da seguinte maneira, eu usei um "transform.rotation" e fui alterando a rotação da Armadura de ossos de acordo com a camera, e funcionou certinho! Eu pensava que por ser um modelo externo, o unity apenas leria as animações, e não poderia modifica-las, mais ele modificou e funcionou certinho! Obrigado aí!
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Resolvido Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?

Mensagem por Callyde Jr Dom Abr 23, 2017 8:24 pm

Tem um pack de animaçoes que postei aqui amigo que tem varias animaçoes para atirar para cima,baixo,andando de lado e atirando etc...
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Resolvido Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?

Mensagem por 916anderson Ter Abr 25, 2017 12:40 am

https://www.youtube.com/watch?v=z_mJ_BjFqlU&t=2781s esse video pode ajudar
Código:
public Transform spine;
   public float aimingZ = 19.8f;
   public float aimingX = 25f;
   public float aimingY = 48f;
   public float point = 30;
   public Transform cam;

void LateUpdate(){
      if(mirando == true){
         Vector3 eulerAngleOffset = Vector3.zero;
         eulerAngleOffset = new Vector3(aimingX,aimingY,aimingZ);
         Ray ray = new Ray(cam.position, cam.forward);
         Vector3 lookPosition = ray.GetPoint(point);
         spine.LookAt(lookPosition);
         spine.Rotate(eulerAngleOffset, Space.Self);
      }
}
Meu projeto tá meio bugado, tente fazer alguns ajustes, nas variaveis é só arrastar a camera e a espinha do personagem.
916anderson
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Resolvido Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?

Mensagem por Gabriel César O Sáb Jul 08, 2017 12:29 am

marcos4503 escreveu:Oi galera, estou sumido a um tempo aqui do foum.. Dei uma pausa com tudo, pra descansar a cabeça um pouco, e voltar com os animos. E bom, durante o tempo que fiquei fora, eu andei bolando uma ideia de jogo rpg, em terceira pessoa, e no último fim de semana eu venho colocando essa ideia em prática. Até agora eu consegui fazer a mecanica do jogo. Abaixo o exemplo pra voces entenderem onde quero chegar..



A mecanica é como a maioria dos jogos em terceira pessoa.. E bom.. Imaginemos que esse cubo seja o personagem. Aquele bastão em cima dele, seja a cabeça. O que eu queria fazer, é que a "Cabeça" levantasse e abaixasse conforme o jogador suba e desça a camera, como nos exemplos abaixo.



Perceba que o Leon movimenta o corpo conforme a camera.. Outro exemplo abaixo



Perceba, que o personagem movimenta a cabeça conforme a camera, esse é o melhor exemplo do que eu quero fazer. Só que eu gostaria de fazer isso apenas no eixo Y, então o meu personagem só movera a cabeça de cima para baixo e vice versa.. Essa é minha dúvida, como eu poderia fazer isso? Alguem pode me ajudar? Eu uso o blender para criar meu modelo, e eu não sei se daria pra fazer isso com o blender, eu não tenho a minima ideia de como fazer isso kkkkk, obrigado pelo seu tempo!

 recomendo usar este tutorial:
https://www.schultzgames.com/t4360-tutorial-android-sistema-de-controle-third-person-shooter-joystick-swipe-camera?highlight=swipe
Gabriel César O
Gabriel César O
Profissional
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REPUTAÇÃO : 217
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Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
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Resolvido Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?

Mensagem por marcos4503 Sáb Jul 08, 2017 12:32 am

kjkkkkkkkkk fui eu quem fiz esse tutorial do link

Eu já consegui encontrar uma forma de fazer isso!
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REPUTAÇÃO : 578
Idade : 24
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

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Respeito as regras : Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa? Aad8pUi

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