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como coletar objetos e passar de fase

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DÚVIDA como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por eduarddantas em Sab Set 05, 2015 9:31 pm

então gostaria de saber como eu faço um script que coleto 5 itens e mudo de fase,por favor estou necessitando desse script urgente me ajude

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 06, 2015 4:04 pm

Cara, é basicamente bastante facil.

você terá que lançar um raycast para frente, checar a distância e procurar por alguma tag em especial.

Elaborei este sistema simples... acho que é isto que procura:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Coletar : MonoBehaviour {
   public float DistanciaMaxima = 5.0f;
   public string TagObjetos = "OBJETOS";
   public string CenaLoad = "CENA";
   public int QuantidadeDeItens = 5;
   private bool mensagem;
   private int numDeItens;
   void Start () {
      numDeItens = 0;
   }
   void Update () {
      // raycast
      RaycastHit PontoDeColisao;
      if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, 10)) {
         if (Vector3.Distance (transform.position, PontoDeColisao.point) <= DistanciaMaxima && PontoDeColisao.transform.gameObject.tag == TagObjetos) {
            mensagem = true;
            if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
               Destroy (PontoDeColisao.transform.gameObject);
               numDeItens++;
            }
         } else {
            mensagem = false;
         }
      } else {
         mensagem = false;
      }
      // load
      if (numDeItens >= QuantidadeDeItens) {
         Application.LoadLevel(CenaLoad);
      }
   }
   void OnGUI (){
      GUI.Label (new Rect(20, 20, 180, 50), "ITENS: " + numDeItens);
      if (mensagem == true) {
         GUI.Label (new Rect(Screen.width/2-90, Screen.height/2-25, 180, 50), "Pressione o botao direito do mouse para pegar");
      }
   }
}

Basta configurar as variáveis:

DistanciaMaxima: a distancia que você deve estar dos objetos
TagObjetos: a tag dos objetos que podem ser pegos
CenaLoad: a cena a ser carregada
QuantidadeDeItens: O maximo de itens a serem pegos.

Este script deve ter o nome "Coletar" e deve ir na camera do seu jogador.

Lembre-se de adicionar a tag desejada nos objetos coletaveis, e colisor neles também, para que possa coleta-los

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por Orixinals em Dom Set 06, 2015 6:56 pm

Marcos, eu precisava de um scripts igual a este porem com algumas informações adicionais, teria moedas(objetos) que serão coletadas e a cada moeda pega,contaria + 1 na variavel e apareceria na tela = " Pontos : 01.." , e quando pegasse os outro objetos (chave,mapa,bussola,telefone) eles apareceriam no canto da tela ( uma imagem deles ) quando eu pegasse os 4 o teleporte(outro objeto) ativaria , e quando o player colidir nesse objeto o jogo acaba e aparece na tela parabens você conseguiu , igual o menu inicial sabe ?

Pra fazer isso é muito dificil ? como posso fazer esse script??

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 06, 2015 9:27 pm

é bastante facil de fazer... é basicamente este script ali, a base complicada já está toda feita.

O que você tem que fazer é só adaptar o script para o seu jogo, adicionando variaveis e tags...

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por Orixinals em Dom Set 06, 2015 10:01 pm

Sou muito leigo a respeito de programação e unity !!! , preciso entregar este jogo até terça feira e até agora nn consegui fazer a metade funcionar :/ se você puder me ajudar eu agradeço muito , realmente to perdido e não sei o que fazer

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Set 07, 2015 11:44 pm

Não posso ajudar em projetos particulares Sad

Não ajudo ninguém em projetos particulares por que se eu faço isso, a demanda cresce demais. Então para evitar alguns transtornos eu sigo algumas regrinhas desse tipo...

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por BloodyBS em Dom Jan 24, 2016 11:34 pm

Ei cara aqui não está aparecendo pra coletar o objeto coloquei a tag e o oque precisava,pode me ajudar???

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jan 24, 2016 11:56 pm

BloodyBS escreveu:Ei cara aqui não está aparecendo pra coletar o objeto coloquei a tag e o oque precisava,pode me ajudar???

Especifique o problema, poste o seu código, poste prints

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por BloodyBS em Seg Jan 25, 2016 12:08 am

O código é o seguinte:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Coletar : MonoBehaviour {
public float DistanciaMaxima = 5.0f;
public string TagObjetos = "statue";
public string CenaLoad = "Fim";
public int QuantidadeDeItens = 6;
private bool mensagem;
private int numDeItens;
void Start () {
numDeItens = 0;
}
void Update () {
// raycast
RaycastHit PontoDeColisao;
if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, 10)) {
if (Vector3.Distance (transform.position, PontoDeColisao.point) <= DistanciaMaxima && PontoDeColisao.transform.gameObject.tag == TagObjetos) {
mensagem = true;
if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
Destroy (PontoDeColisao.transform.gameObject);
numDeItens++;
}
} else {
mensagem = false;
}
} else {
mensagem = false;
}
// load
if (numDeItens >= QuantidadeDeItens) {
Application.LoadLevel(CenaLoad);
}
}
void OnGUI (){
GUI.Label (new Rect(20, 20, 180, 50), "Estátuas: " + numDeItens);
if (mensagem == true) {
GUI.Label (new Rect(Screen.width/2-90, Screen.height/2-25, 180, 50), "Pressione o botao direito do mouse para pegar");
}
}
}

Eu coloquei do jeito que você disse no tópico,até chega aparecer o número de itens coletados mas não consigo coletar o objeto que coloquei

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por Chilinger em Seg Jan 25, 2016 5:35 am

Vc colocou public string TagObjetos = "statue"; nao seria Gameobject aqui ? ai vc linka o objeto

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por BloodyBS em Seg Jan 25, 2016 12:27 pm

Consegui resolver aqui já amigo,só preciso de outra ajuda,quando eu coloco o IA no inimigo aparece o seguinte "error array out range" ou algo do tipo,aparece esse erro e só fica na pausa não inicia o jogo

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jan 25, 2016 12:38 pm

BloodyBS escreveu:Consegui resolver aqui já amigo,só preciso de outra ajuda,quando eu coloco o IA no inimigo aparece o seguinte "error array out range" ou algo do tipo,aparece esse erro e só fica na pausa não inicia o jogo

AI inimigo??? está tratando de outro script???

Se for, seria bom criar um tópico específico para a dúvida...

No mais, acredito que possa ser a falta de elementos na array...

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DÚVIDA Re: como coletar objetos e passar de fase

Mensagem por BloodyBS em Seg Jan 25, 2016 12:46 pm

Ata,vlw pela ajuda mano!

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