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[TUTORIAL] OutLine

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TUTORIAL [TUTORIAL] OutLine

Mensagem por erifmeurer em Ter Fev 28, 2017 1:51 pm

Boa tarde,

Olá Galerinha da Schultz, esse é um tutorial bem simples que vou postar aqui para vocês porem tive muita dificuldade de encontrar quando procurei, o Outline basicamente é aquela linha que fica em volta do modelo 3d como se tivesse uma luz, essa linha é muito utilizada para selecionar o modelo 3d por vários motivos. Segue um print para demonstrar melhor para vocês.



Essa linha em volta do personagem é um outro tipo de material, você vai precisar de 2 materiais, um material normal e o outro com a Outline. Para que você consiga fazer a função de passar o mouse em cima do modelo 3d vamos ter que utilizar o OnMouseEnter() na unity, o que você vai precisar fazer basicamente é trocar entre o material normal e o material com a Outline.

Para criar o material com Outline você precisa seguir os passos a baixo.

Click direito do mouse:


Com o novo material selecionado você define a seguinte propriedade para ele:


Se você nao tiver esta opção você terá que importar o pacote de efeitos, segue o print de como importar.

Depois disso e criar o material você terá que definir a grossura da OutLine e colocar a textura do seu objeto neste material.

Pronto depois disso você terá o material pronto para ser colocado no objeto. A baixo segue o script de OnMouseEnter() juntamente com a troca de material.

Código:
public GameObject obj;
    private Renderer rend;
    private Material[] mtInicial = new Material[3];
    public Material[] mt;

    void Start()
    {
        rend = obj.GetComponent<Renderer>();
        mtInicial = rend.materials;
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
      
    }
    void OnMouseEnter()
    {
        rend.materials = mt;
    }
    void OnMouseExit()
    {
        rend.materials = mtInicial;
    }

No caso do código eu defini a quantidade de material como 3 poir que meu objeto possui 3 materiais, no seu caso poderá ser diferente, depois de jogar o script no objeto você terá que definir qual o objeto que você esta trocando o material e terá que definir qual o novo material, no caso o Outline que foi criado.
Lembrando que para funcionar o OnMouseEnter() você terá que ter um colisor no objeto se nao ele nao detecta o mouse.

é isso ai rapaziada espero que tenha ajudado vocês  Razz

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] OutLine

Mensagem por dstaroski em Ter Fev 28, 2017 2:18 pm

Parabéns pela iniciativa!

Abraço!
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