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[TUTORIAL] Desenhar na tela com o MOUSE

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TUTORIAL [TUTORIAL] Desenhar na tela com o MOUSE

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jan 25, 2017 11:01 pm

Olá pessoal, estou trazendo ao fórum um tutorial de como desenhar na tela com o mouse

OBS: Este tutorial não é de minha autoria, o tutorial original encontra-se neste link: http://www.theappguruz.com/blog/draw-line-mouse-move-detect-line-collision-unity2d-unity3d




Enfim, para desenhar na tela é muito simples, basta Criar um novo script em C# com o nome "DesenharNaTela" e utilizar o código abaixo nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class DesenharNaTela : MonoBehaviour{
 private LineRenderer line;
 private bool isMousePressed;
 public List<Vector3> pointsList;
 private Vector3 mousePos;
 public Shader shaderDoDesenho;//line.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));

 struct myLine{
 public Vector3 StartPoint;
 public Vector3 EndPoint;
 };
 void Awake (){
 line = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
 line.material = new Material (shaderDoDesenho);
 line.SetVertexCount (0);
 line.SetWidth (0.1f, 0.1f);
 line.SetColors (Color.green, Color.green);
 line.useWorldSpace = true;
 isMousePressed = false;
 pointsList = new List<Vector3> ();
 }
 void Update (){
 if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
 isMousePressed = true;
 line.SetVertexCount (0);
 pointsList.RemoveRange (0, pointsList.Count);
 line.SetColors (Color.green, Color.green);
 }

 if (Input.GetMouseButtonUp (0)) {
 isMousePressed = false;
 }
 if (isMousePressed) {
 mousePos = Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
 mousePos.z = 0;
 if (!pointsList.Contains (mousePos)) {
 pointsList.Add (mousePos);
 line.SetVertexCount (pointsList.Count);
 line.SetPosition (pointsList.Count - 1, (Vector3)pointsList [pointsList.Count - 1]);
 if (isLineCollide ()) {
 isMousePressed = false;
 line.SetColors (Color.red, Color.red);
 }
 }
 }
 }
 private bool isLineCollide (){
 if (pointsList.Count < 2)
 return false;
 int TotalLines = pointsList.Count - 1;
 myLine[] lines = new myLine[TotalLines];
 if (TotalLines > 1) {
 for (int i=0; i<TotalLines; i++) {
 lines [i].StartPoint = (Vector3)pointsList [i];
 lines [i].EndPoint = (Vector3)pointsList [i + 1];
 }
 }
 for (int i=0; i<TotalLines-1; i++) {
 myLine currentLine;
 currentLine.StartPoint = (Vector3)pointsList [pointsList.Count - 2];
 currentLine.EndPoint = (Vector3)pointsList [pointsList.Count - 1];
 if (isLinesIntersect (lines [i], currentLine))
 return true;
 }
 return false;
 }
 private bool checkPoints (Vector3 pointA, Vector3 pointB){
 return (pointA.x == pointB.x && pointA.y == pointB.y);
 }
 private bool isLinesIntersect (myLine L1, myLine L2){
 if (checkPoints (L1.StartPoint, L2.StartPoint) ||
 checkPoints (L1.StartPoint, L2.EndPoint) ||
 checkPoints (L1.EndPoint, L2.StartPoint) ||
 checkPoints (L1.EndPoint, L2.EndPoint))
 return false;

 return((Mathf.Max (L1.StartPoint.x, L1.EndPoint.x) >= Mathf.Min (L2.StartPoint.x, L2.EndPoint.x)) &&
 (Mathf.Max (L2.StartPoint.x, L2.EndPoint.x) >= Mathf.Min (L1.StartPoint.x, L1.EndPoint.x)) &&
 (Mathf.Max (L1.StartPoint.y, L1.EndPoint.y) >= Mathf.Min (L2.StartPoint.y, L2.EndPoint.y)) &&
 (Mathf.Max (L2.StartPoint.y, L2.EndPoint.y) >= Mathf.Min (L1.StartPoint.y, L1.EndPoint.y))
 );
 }
}

Depois disto, jogue o script na sua câmera, e na variável do shader, clique na bolinha para procurar pelo shader "Particles/Additive" e selecione-o.

Depois que isto for feito, você já conseguirá desenhar na tela com o mouse Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Desenhar na tela com o MOUSE

Mensagem por AndyShow em Qui Jan 26, 2017 2:51 am

Carakas...Legal Mesmo cara! Galera vai Curtir! Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Desenhar na tela com o MOUSE

Mensagem por Chilinger em Sex Set 29, 2017 9:13 pm

No meu não desenhou.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Desenhar na tela com o MOUSE

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Out 04, 2017 2:26 pm

Chilinger escreveu:No meu não desenhou.

Apareceu algum erro?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Desenhar na tela com o MOUSE

Mensagem por Chilinger em Sex Out 06, 2017 1:57 pm

o shader foi feito mas não deu erro nenhum

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Desenhar na tela com o MOUSE

Mensagem por Extreme Craft em Sex Out 06, 2017 4:42 pm

Hm... aqui também não funcionou coloca o script, roda o jogo, fica clicando e vindo umas coisas la, n da erro nenhum, mais não aparece nada, deve ser algo na shader :/

coloquei so pra testar msm...

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