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[Duvida] Sobre cena de carregamento.

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DÚVIDA [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por ismarspn Sáb Dez 10, 2016 8:18 am

Queria saber qual o real motivo para criar uma cena de load, deixaria o jogo mais leve? ou é só uma tela para o jogador apenas ver o progresso de carregamento mesmo? desde já agradeço Smile
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por debBoy Sáb Dez 10, 2016 9:00 am

A cena load eu utilizo para fazer um "Render" de todo o jogo antes dele começa , assim ele fica mais leve

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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por debBoy Sáb Dez 10, 2016 9:00 am

A cena load eu utilizo para fazer um "Render" de todo o jogo antes dele começa , assim ele fica mais leve

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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por artplayer Sáb Dez 10, 2016 9:03 am

Também acho útil na transição entre cenas. No meu jogo do menu de login para a cena principal, sem o loading eu teria uma tela branca de uns 5 segundos.
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por kalielson Sáb Dez 10, 2016 12:33 pm

Sem a tela de load o usuário tem a a ideia que o jogo esta travado.
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por Altamir Sáb Dez 10, 2016 3:44 pm

kalielson escreveu:Sem a tela de load o usuário tem a a ideia que o jogo esta travado.
Ola,

Sim, em um de nosso jogos mobile a primeira reclamação foi que parecia que o jogo travava. Apos isso começamos a utilizar uma imagem de load. Um conselho que deixo eh pra cuidar ao usar o LoadSceneAsync pois em mobile se pode correr o risco de estourar o limite de memoria disponivel para o aplicativo, esse limite varia de SO e quantidade de memoria no device. Um exemplo, nosso game em certa epoca durante o load entre uma cena e outra chegava a ocupar 400mb de Ram, o que fazia o nosso game ser reiniciado, principalmente em devices com menos de 1g de ram.
Hoje utilizo um cena de loading, onde carrego as informaçoes e depois mudo de cena.
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por ismarspn Sáb Dez 10, 2016 4:19 pm

Altamir escreveu:
kalielson escreveu:Sem a tela de load o usuário tem a a ideia que o jogo esta travado.
Ola,

Sim, em um de nosso jogos mobile a primeira reclamação foi que parecia que o jogo travava. Apos isso começamos a utilizar uma imagem de load. Um conselho que deixo eh pra cuidar ao usar o LoadSceneAsync pois em mobile se pode correr o risco de estourar o limite de memoria disponivel para o aplicativo, esse limite varia de SO e quantidade de memoria no device. Um exemplo, nosso game em certa epoca durante o load entre uma cena e outra chegava a ocupar 400mb de Ram, o que fazia o nosso game ser reiniciado, principalmente em devices com menos de 1g de ram.
Hoje utilizo um cena de loading, onde carrego as informaçoes e depois mudo de cena.

Olá, e qual dica você me daria para fazer esse esquema?
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por Altamir Sáb Dez 10, 2016 5:16 pm

Bem, depende muito de como esta a sua estrutura. 

Tenho Resorces onde guardo IAs, com valores e texturas. Antigamente eu carregava um conjunto de mais IAs, selecionava de acordo com a cena e level do player. Agora ao invés disto faço essas seleções 
no loading. Assim economizo memoria e processamento no start da cena. Claro que isso depende da complexidade do carregamento. Tipo, pode usar AssetBundles para baixar de acordo com o que for necessario, o que eh o mais indicado. Tando que andei vendo que o Resorce.Load vai vir a ser substituido na 5.5 pelo AssetBundles.

Mas enfim,

 Em meu caso, utilizo um objeto que transita entre as cenas.


Código:
public class LoadingInfo : MonoBehaviour
{
    public static LoadingInfo Instance;

    [SerializeField]
    public SCENE_NAMES NextSceneName; //quando click select scene altero tem um enum com nomes de cenas - nao eh o ideal., mas atende

    string SceneName;
    private AsyncOperation async;


    void Awake()
    {
        if (Instance == null)
        {
            Instance = this;
            DontDestroyOnLoad(this.gameObject);
        }
        else
        {
            Destroy(this.gameObject);
            return;
        }
    }


    //chamado na cena de Loading....
    public void Initialize()
    {
        StartCoroutine(Init());
    }

    private IEnumerator Init()
    {
      

       //carregar coisas que serão utilizadas em nova cena, liberando processamento no start da cena
       yield return null;
      

       Resources.UnloadUnusedAssets();

      if (SceneManager.GetActiveScene().name == "Loading")
      {
            async = SceneManager.LoadSceneAsync(SceneName);

            while (!async.isDone)
            {
                //aqui podeira ter barra/animação de loading ou alguma outra coisa.
                yield return null;
            }
      }

    }

}


uso pra carregar coisa que vou precisar em cenas, tipo IAs de são pegas de acordo com o level, Poderia ser heroi ou inimigo do level, 
assim quando entra na cena ja esta tudo pre carregado, 
Desculpa o codigo mas digitei ele aqui e pode ter erros....

Mas como falei depende muito de como esta tua arquitetura.
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por ismarspn Sáb Dez 10, 2016 6:39 pm

No caso desse while, eu poderia retira-lo caso eu não tenha barra de progresso? ou é recomendável deixa-la mesmo assim?
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por Altamir Sáb Dez 10, 2016 6:49 pm

ismarspn escreveu:No caso desse while, eu poderia retira-lo caso eu não tenha barra de progresso? ou é recomendável deixa-la mesmo assim?
Eu recomendaria você deixar, pois o carregamento pode levar vários Frames, o que pode dar a sensação de travada na animação que for usar.
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por ismarspn Sáb Dez 10, 2016 6:50 pm

Obrigado cara, ajudou bastante :D
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por Altamir Sáb Dez 10, 2016 6:59 pm

ismarspn escreveu:Obrigado cara, ajudou bastante :D
Massa. Praticamente tudo que aprendi sobre a Unity vem deste fórum e do Youtube. Por isso resolvi começar ajudar com o pouco que aprendi  :D .
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por ismarspn Sáb Dez 10, 2016 7:45 pm

Entendo, eu também era bastante ativo aqui... mas aconteceu alguns problemas pessoais e acabei aparecendo menos, mas agora to começando a voltar, até comecei um projeto e to tentando deixar o mais perfeito possivel ao meu ver rsrsrs
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sobre cena de carregamento.

Mensagem por Callyde Jr Dom Dez 11, 2016 4:34 pm

Olha esse script para tempo de mudar de cena eu uso esse
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class TEMPOCENA : MonoBehaviour {

private float Cronometro;
public int Tempo;
public string Cena;

void Update () {
Cronometro += Time.deltaTime;
if (Cronometro >= Tempo) {
Application.LoadLevel (Cena);
}

}
}
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