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[TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

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TUTORIAL [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 30, 2015 9:37 pm

Fala galera, estou trazendo este tutorial bastante simples para explicar como funcionam as barras de rolagem na unity ( com a função GUI )

Estarei deixando este script 100% ajustável que eu fiz para quem quiser estudar seu funcionamento.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class BarraDeRolagem : MonoBehaviour {
 public Vector2 posicaoInicial;
 private Vector2 scrollPosition = Vector2.zero;
 public int linhas = 10,colunas = 10,LarguraBotoes = 100, AlturaBotoes = 50,LarguraJanela = 700 ,AlturaJanela = 700;
 void OnGUI() {
 scrollPosition = GUI.BeginScrollView (new Rect (posicaoInicial.x, posicaoInicial.y, LarguraJanela, AlturaJanela), scrollPosition, new Rect (0, 0, colunas * LarguraBotoes, linhas * AlturaBotoes));
 for (int x = 0; x < linhas; x++) {
 for (int y = 0; y < colunas; y++) {
 GUI.Button (new Rect (y * LarguraBotoes, x * AlturaBotoes, LarguraBotoes, AlturaBotoes), "Num: " + y+(x*colunas));
 }
 }
 GUI.EndScrollView ();
 }
}



Básicamente, o primeiro Rect do GUI tem 4 parametros, que são ( posição inicial em X, posição inical em Y, tamanho da janela em X, tamanho da janela em Y)

o segundo Rect tem outros 4 parametros que são ( posição inicial em X da caixa, posição inicial em Y da caixa, tamanho da caixa de botões em X, tamanho da caixa de botões em Y)

e o resto são os for que eu fiz para fazer os botões aparecerem na tela.

o nome das variáveis já deve dar uma boa ajuda para entender o que está se passando no script.




Aqui vai um segundo script...

ele cria um campo com diversas janelas de texto digitáveis:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
public class BarraDeRolagem : MonoBehaviour {
 private Vector2 scrollPosition = Vector2.zero;
 public int linhas = 10,colunas = 10,LarguraBotoes = 100, AlturaBotoes = 50;
 public string[] stringEditavel;
 void Awake(){
 stringEditavel = new string[linhas*colunas];
 for (int i = 0; i < stringEditavel.Length; ++i) {
 stringEditavel [i] = string.Empty;
 }
 }
 void OnGUI() {
 scrollPosition = GUI.BeginScrollView (new Rect (0, 0, Screen.width, Screen.height), scrollPosition, new Rect (0, 0, colunas * LarguraBotoes, linhas * AlturaBotoes));
 for (int x = 0; x < linhas; x++) {
 for (int y = 0; y < colunas; y++) {
 stringEditavel[y+(x*colunas)] = GUI.TextField(new Rect(y * LarguraBotoes, x * AlturaBotoes, LarguraBotoes, AlturaBotoes), stringEditavel[y+(x*colunas)], 100);
 }
 }
 GUI.EndScrollView ();
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:22 pm, editado 4 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

Mensagem por Santiago Furtado em Qui Jul 30, 2015 9:44 pm

Marcos e o tutor de fazer plantaçoes

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 30, 2015 9:59 pm

U.U vlw por lembrar... vou fazer agora
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

Mensagem por Chilinger em Qui Jul 30, 2015 10:21 pm

Mano eu fiz isso e apareceu esse erro
Também tem um tópico no fórum we make a game
Assets/Scenas/Abertura/casa.cs(69,41): error CS1501: No overload for method `Button' takes `1' arguments

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 31, 2015 1:38 pm

O nome do script não está errado?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Ago 07, 2015 1:30 am

Tópico atualizado, Script com edição de TextField adicionado.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

Mensagem por XN4k3Dbr em Qui Set 17, 2015 5:46 pm

Ola, inseri um Button e gostaria de saber se tem algo sobre, queria criar um script para iniciar uma ação em um objeto quando esse Button é clicado. Estou usando a Unity 5, se alguem puder me socorrer, agradeço desde ja!
vlw ^^

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Set 17, 2015 10:48 pm

basta deixar alguma variavel booleana verdadeira quando clicar no botão,... más seria melhor criar um tópico especifico para a dúvida, dando mais detalhes
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