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Recolher objetos utilizando o Raycast.

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Resolvido Recolher objetos utilizando o Raycast.

Mensagem por Edu San em Ter Out 11, 2016 2:58 pm

Olá, sou um calouro aqui no fórum. Fazia muito tempo que não dava uma programada, agora voltei a assistir tutorias no canal do Marcos, baseado naquele tutorial sobre o Raycast, tentei desenvolver um sistema de recolher objetos ( basicamente, o Raycast colidi com o objeto com uma tag específica e ativa uma bool, exibindo um texto na tela pedindo para pressionar um botão, e após o click o objeto sumiria como se tivesse sido recolhido ). O Único problema nesse sistema, é que me parece que quando o meu personagem está parado ou quando não movo minha câmera, mesmo pressionando, nada acontece, é como se o Raycast só estivesse ativado quando o meu Personagem estivesse em movimento, ou talvez seja um erro no script. Gostaria de uma ajuda aqui, algum tipo de solução, tutorial ou meio alternativo de realizar esse sistema ( apenas recomendações, não gosto de scripts prontos ). Quem estiver interessado poderia dar uma olhada no script.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class iObjetos : MonoBehaviour {

 public Text tInteragir;
 public bool podePegar;
 public KeyCode teclaAcao;

 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }

 // Update is called once per frame
 void Update () {

 RaycastHit hit;

 if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward,out hit, 4)) {
 if (hit.transform.tag == "First Spray") {
 tInteragir.enabled = true;
 podePegar = true;
 Debug.DrawLine (transform.position, hit.transform.position);

 if (podePegar == true && Input.GetKeyDown(teclaAcao)){
 transform.GetComponent<pSaude> ().saude = transform.GetComponent<pSaude> ().saude + 0.3f;
 Debug.Log ("HEALT + 0.3");
 Destroy (hit.transform.gameObject);
 }

 }
 }

 
 else {
 tInteragir.enabled = false;
 podePegar = false;
 }

  }

}
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Resolvido Re: Recolher objetos utilizando o Raycast.

Mensagem por dstaroski em Ter Out 11, 2016 4:09 pm

Boa tarde Edu! Cara, tive um problema parecido com o seu quando fiz minha prototipagem em FPS, o que acontecia comigo, é que a câmera, no caso a "cabeça" do player, ao abaixar o mouse para pegar o item, o raycast colidia com o capsule collider do meu player, fazendo com que só quando eu me move-se, ou seja, tirasse o raycast da colisão com o meu player eu conseguia pegar o item. Resolvi, ajustando o limite do eixo y da minha câmera e reduzindo o raio de colisão do capsule collider do meu player. Dê uma verificada, quem sabe te ajude.

Abraço!
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Resolvido Re: Recolher objetos utilizando o Raycast.

Mensagem por Edu San em Ter Out 11, 2016 6:36 pm

dstaroski escreveu:Boa tarde Edu! Cara, tive um problema parecido com o seu quando fiz minha prototipagem em FPS, o que acontecia comigo, é que a câmera, no caso a "cabeça" do player, ao abaixar o mouse para pegar o item, o raycast colidia com o capsule collider do meu player, fazendo com que só quando eu me move-se, ou seja, tirasse o raycast da colisão com o meu player eu conseguia pegar o item. Resolvi, ajustando o limite do eixo y da minha câmera e reduzindo o raio de colisão do capsule collider do meu player. Dê uma verificada, quem sabe te ajude.

Abraço!

Obrigado por responder! Vou tentar fazer o que você disse, mas no meu caso, o meu player usa Character Controller, esse erro que você citou acima aconteceria com o Character Controller?

UPDATE :

Cara, obrigado, realmente funcionou, esse problema acontece também com o Character Controller,.
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Resolvido Re: Recolher objetos utilizando o Raycast.

Mensagem por dstaroski em Ter Out 11, 2016 6:51 pm

blz brow! Que bom que deu certo, abraço!  Very Happy
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