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Mudar cor ao tomar dano

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PEDIDO Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por Marc7 em Dom Out 09, 2016 5:02 pm

Boa tarde pessoal,

como eu faço aquele efeito de quando um objeto é golpeado por outro, por exemplo, uma nave toma um tiro, muda a cor do objeto?

a mudança de cor ocorre quando o tiro apenas acerta, e como são muitos tiros acertando dá esse efeito que a cor está piscando, muito comum nos jogos shmups de nave como no video em anexo:



qual script para fazer isso?
agradeço desde já!!

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por Marc7 em Seg Out 10, 2016 1:34 pm

Bom dia,

qual o script para alterar a cor do inimigo quando ele tomar dano, como ocorre com o cavalo marinho e os inimigos no video?
queria alterar para a cor branca mesmo.

se for preciso postar o script de saude dos inimigos, posto aqui depois.

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por wischutz em Ter Out 11, 2016 9:17 am

Seu jogo é 3D ou 2D?

Se for 3D, você pode duplicar o mesh e colocar um material branco nele, com transparência, ou seja, criar uma textura de efeito. Esse mesh de efeito ficaria oculto e você chamaria um método de mostrar ele e ocultar em x segundos.

Se for 2D, basta criar um método de mudar a cor do sprite. Se não ficar legal, você pode colocar outro objeto como na solução 3D, só que um sprite com o efeito desejado e deixar como filho do inimigo e acionar ele quando sofrer dano.

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por Marc7 em Qua Out 12, 2016 12:14 am

Fala wischutz! o jogo é em 2D.
me explique melhor como fazer isso.
essa imagem é um print do prefab de uma nave inimiga com seus componentes, é o prefab Inimigo2 na aba Hierachy.



ele tem um script SaudeInimigos como pode ver na imgem, que é o que gerencia a tomada de dano. segue o script:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class SaudeInimigos : MonoBehaviour {

    public int hp = 1;   
    public int scoreValue = 30;              // A quantidade adicionada à pontuação do jogador quando o inimigo morrer.
    public AudioClip deathClip;              // O som para tocar quando o inimigo morrer.

    private AudioSource enemyAudio;        // Referência ao audio source.
       
    void Awake() {
        // Configurando as referências.
        enemyAudio = GetComponent<AudioSource>();
    }
   
    public void Damage(int damageCount) {
        hp -= damageCount;

        if (hp <= 0) {
            //Cria o efeito de partícula.
            EfeitoEspecialScript.Instance.ExplEnemy1(transform.position);
            Destroy(gameObject);
            ScoreManager.score += scoreValue;  // Aumentar a pontuação por valor pontuação do inimigo.
            Death();    // O inimigo está morto.
        }
    }

    void Death() {
        // Altera o clipe de áudio da fonte de áudio para o clipe de morte e o reproduz (isto irá parar o clipe de jogo machucado).
        enemyAudio.clip = deathClip;
    }
}
o quê que eu posso escrever nesse script para fazer esse efeito de mudança da cor da nave?
e que outro objeto eu coloco como filho do Inimigo2?
veja que o prefab não tem mesh como componente, apenas o Sprite Renderer, então o que posso mudar nele?

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por wischutz em Qua Out 12, 2016 9:25 am

Opa!

Como é 2d, pode usar essa versão alterando a cor para vermelho, já que não dá pra "branquear" o sprite:

Código:
using UnityEngine;
    using System.Collections;

    public class SaudeInimigos : MonoBehaviour
{

    public int hp = 1;
    public int scoreValue = 30;              // A quantidade adicionada à pontuação do jogador quando o inimigo morrer.
    public AudioClip deathClip;              // O som para tocar quando o inimigo morrer.

    private AudioSource enemyAudio;         // Referência ao audio source.

    SpriteRenderer rend;

    void Awake()
    {
        // Configurando as referências.
        enemyAudio = GetComponent<AudioSource>();

        rend = GetComponent<SpriteRenderer>();
    }

    public void Damage(int damageCount)
    {
        hp -= damageCount;

        MudaCor();

        if (hp <= 0)
        {
            //Cria o efeito de partícula.
            EfeitoEspecialScript.Instance.ExplEnemy1(transform.position);
            Destroy(gameObject);
            ScoreManager.score += scoreValue;   // Aumentar a pontuação por valor pontuação do inimigo.
            Death();    // O inimigo está morto.
        }
    }

    void Death()
    {
        // Altera o clipe de áudio da fonte de áudio para o clipe de morte e o reproduz (isto irá parar o clipe de jogo machucado).
        enemyAudio.clip = deathClip;
    }

    void MudaCor()
    {
        rend.color = Color.red;

        Invoke("NormalizaCor", 0.5f); //tempo para voltar a cor normal
    }

    void NormalizaCor()
    {
        rend.color = Color.white;
    }
}

Se não quiser o efeito em vermelho, pode testar outras cores.

Se quiser fazer um efeito mais parecido com o do vídeo, pode criar uma nova sprite como no efeito (o shape do inimigo, branco e com transparência) e coloca como filho do inimigo e zera o transform, para ficar na mesma posição. Lembre-se de colocar a order in layer do filho maior que o pai, pois o filho deve se sobrepôr ao pai. Aí assina o filho nessa versão:

Código:
 using UnityEngine;
    using System.Collections;

    public class SaudeInimigos : MonoBehaviour
{

    public int hp = 1;
    public int scoreValue = 30;              // A quantidade adicionada à pontuação do jogador quando o inimigo morrer.
    public AudioClip deathClip;              // O som para tocar quando o inimigo morrer.

    public GameObject efeitoFilho; // assina o filho que será o efeito

    private AudioSource enemyAudio;         // Referência ao audio source.

    

    void Awake()
    {
        // Configurando as referências.
        enemyAudio = GetComponent<AudioSource>();

        efeitoFilho.SetActive(false);
    }

    public void Damage(int damageCount)
    {
        hp -= damageCount;

        MostraEfeito();

        if (hp <= 0)
        {
            //Cria o efeito de partícula.
            EfeitoEspecialScript.Instance.ExplEnemy1(transform.position);
            Destroy(gameObject);
            ScoreManager.score += scoreValue;   // Aumentar a pontuação por valor pontuação do inimigo.
            Death();    // O inimigo está morto.
        }
    }

    void Death()
    {
        // Altera o clipe de áudio da fonte de áudio para o clipe de morte e o reproduz (isto irá parar o clipe de jogo machucado).
        enemyAudio.clip = deathClip;
    }

    void MostraEfeito()
    {
        efeitoFilho.SetActive(true);

        Invoke("OcultaEfeito", 0.5f); //tempo para voltar ao normal
    }

    void OcultaEfeito()
    {
        efeitoFilho.SetActive(false);
    }
}

Espero que te ajude!

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por Marc7 em Qua Out 12, 2016 7:30 pm

valeu wischutz funcionou legal aqui!
eu tinha feito usando IEnumerator, funcionou só com uma nave inimiga e as outras não. Desse jeito que vc fez funciona com cada uma.


eu fiz parecido com o do video, tive que importar novamente a mesma imagem da nave só que antes de importar eu mudei a cor para branco usando o photoshop e mudei o nome da imagem.
então ficou duas imagens para o mesmo inimigo, aí a branca eu pus como filho do Inimigo2, mudando a Order in Layer como vc falou.


o problema é que vou encher o projeto de imagens brancas porque serão váaaaarios inimigos nas cenas. imagina uma imagem branca para cada um dos outros inimigos....
essa é a unica forma de fazer esse efeito para jogo 2D ou tem outra forma de fazer que não necessite importar outros sprites?

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por Manawydan em Qua Out 12, 2016 8:09 pm

sera que nao teria como usar um elemento de mask branco para ser aplicado no objeto quando este perde vida?

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por Marc7 em Qua Out 12, 2016 8:30 pm

como faço esse mask branco?
é isso que substituiria importar varias imagens brancas?

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por wischutz em Qua Out 12, 2016 8:35 pm

Eu só conheço o mask nativo do UI, mas acho que não rola em sprite.

Você pode usar um sprite branco genérico, tipo um círculo e usar o mesmo em todos.

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por Marc7 em Qua Out 12, 2016 10:10 pm

Talvez o circulo branco em todos não acomode com a formas dos sprites, fique sobrando para fora, acho melhor deixar um sprite branco para cada inimigo mesmo, cada imagem branca será só alguns kbytes, não pesaria tanto.
mas como é este mask do UI?

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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por wischutz em Qui Out 13, 2016 10:57 am


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PEDIDO Re: Mudar cor ao tomar dano

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 16, 2016 10:21 pm

Qual shader você está usando para o material desse objeto que você quer trocar de cor?

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