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[TUTORIAL] MULTIPLAYER - Seu game multiplayer global em múltiplos dispositivos usando o unity matchmaking

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TUTORIAL [TUTORIAL] MULTIPLAYER - Seu game multiplayer global em múltiplos dispositivos usando o unity matchmaking

Mensagem por JailtonUnity em Sex Out 07, 2016 3:37 pm

implementado multiplayer global!!, jogue em vários pcs em qualquer lugar, usando o matchmaking da unity (grátuito)

CRÉDITOS PARA O VIDEO DO CANAL DO YOUTUBE " Brackeys" (video em inglês)

Brackeys é um canal (em inglês) de tutoriais sobre unity, recomendo a todos  link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCYbK_tjZ2OrIZFBvU6CCMiA

==========================-----------------==========================
a implementação desse sistema é muito fácil!

para quem já manja do sistema usual de multiplayer (que não consegue jogar em multiplos dispositivos ;-; ), siga para o 8° passo onde iremos deixar nosso antigo networking em LAN para GLOBAL (vc poderá testa seu projeto com seus amigos agora   )


resumo:

-do ponto 1 ao 7 : implementação do sistema de multiplayer usual (em LAN) => donwload do projeto configurado em LAN no topico 7.

- a partir do ponto 8: implementação do unity matchmaking - transformando o multiplayer de LAN para GLOBAL => sem projeto já configurado, pois 


>>>>duvidas e sugestões serão bem vindas!  <<<<<
>>>> download do projeto já configurado no final do post <<<<


é o seguinte, nesse tutorial vou ensinar a vcs como transformar seu jogo em um multiplayer de maneira fácil e rápida com o novo networking da unity (UNET).

BORA COMEÇAR O TUTO!

1° passo => criei um novo projeto com o nome "Networking", não é necessário importar nada, nos vamos fazer tudo (o que não é muita coisa )

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2° criaremos 2 pastas para melhor organização, a primeira será "Scripts" (onde ficarão nossos scripts) e a segunda será "Recursos" (essa aki é opcional, vou usá-la para guardar texturas, etc para fazer um cenário melhor)

Spoiler:




================================/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\===============================
===============================================================================

3° criei um simples cenário:

Spoiler:




salve a sua cena (eu coloquei o nome de "cenaOnline");

crie outra cena sem nada e salve-a (eu coloquei o nome de "cenaOffline");
nessa cena sem nada, crie um objeto vazio mude seu nome para "NetworkManager" (esse objeto será o gerenciador da network), adicione os componentes e

Spoiler:




agora vá em file>build settings> e arraste todas as cenas para o campo "scene in build" (obs: coloque a "cenaOffline" como a primeira da lista e a "cenaOnline" como a segunda, isso é porque vamos iniciar o game com a cenaOffline onde configuraremos o game) .

no componente  no campo "offlineScene" adicione a cena "cenaOffline" e no campo "onlineScene" adicione a cena "cenaOnline" (em offlineScene é a cena que aparecerá quando o jogador estiver desconectado do servidor e a online é quando ele estiver conectado )

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4° vamos fazer nosso player (obs: não vou usar o player do standard assets da unity, pois ele é muito bagunçado, na minha opinião ) é bem simples de fazer nosso próprio player, vamos usar o componente "character controller" e adicionaremos um simples script de movimentação e um de visão ("MovePlayer" e "MouseLook")

-->vamos criar um objeto que será o corpo do player, vou usar uma "Capsule" (GameObject>3dObject>Capsule) e renomeá-la para "player";
--> depois colocamos a nossa câmera como filho do player e posicionamos corretamente;
--> vou adicionar um cubo para representar a mão do player, coloque o cubo como filho da camera e modifique sua posição e sua escala para que fique parecido com um braço (vou renomeá-lo para "mão");

o meu ficou assim:

Spoiler:




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5° agora vamos configurar o player:
--> remova o componente do player e adicione o componente , (marque a caixa "local player authority") e (nele mude o "send rate" (taxa de transmissão, tipo FPS) para 20")

--> crie um script chamado "MovePlayer", cole o codigo abaixo nele e coloque-o no player:

Spoiler:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
 
public class MovePlayer : MonoBehaviour {
 
 private CharacterController controller;
 public float speed = 6.0F;
 public float jumpSpeed = 8.0F;
 public float gravity = 20.0F;
 private Vector3 moveDirection = Vector3.zero;
 
 void Start()
 {
 controller = GetComponent<CharacterController>();
 }
 
 void Update()
 {
 if (controller.isGrounded)
 {
 moveDirection = new Vector3(Input.GetAxis("Horizontal"), 0, Input.GetAxis("Vertical"));
 moveDirection = transform.TransformDirection(moveDirection);
 moveDirection *= speed;
 
 if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Space))
 moveDirection.y = jumpSpeed;
 
 }
 moveDirection.y -= gravity * Time.deltaTime;
 controller.Move(moveDirection * Time.deltaTime);
 }
 
}




--> criei outro script "MouseLook"  cole o codigo abaixo nele e coloque-o no player:

Spoiler:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
 
public class MouseLook : MonoBehaviour {
 
 public Transform mainCamera;
 
 public float mouseSensitivity = 100.0f;
 public float clampAngle = 80.0f;
 
 private float rotY;
 private float rotX;
 
 void Start ()
 {
 rotY = transform.localRotation.eulerAngles.y;
 rotX = mainCamera.transform.localRotation.eulerAngles.x;
 }
 
 void Update ()
 {
 float mouseX = Input.GetAxis("Mouse X");
 rotY += mouseX * mouseSensitivity * Time.deltaTime;
 
 float mouseY = -Input.GetAxis("Mouse Y");
 rotX += mouseY * mouseSensitivity * Time.deltaTime;
 rotX = Mathf.Clamp(rotX, -clampAngle, clampAngle);
 
 transform.rotation = Quaternion.Euler (transform.rotation.x, rotY, transform.rotation.z);
 mainCamera.rotation = Quaternion.Euler (rotX, rotY, transform.rotation.z);
 }
 
}



--> criei outro script "IndividualizeClient"  cole o codigo abaixo nele e coloque-o no player:
Spoiler:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
//importar essa biblioteca para usar os comandos
using UnityEngine.Networking;
 
//                           use o NetworkBehaviour
public class IndividualizeClient : NetworkBehaviour {
 
 void Start ()
 {
 //desativa os componentes do outro player para não dar confrontos entre esse player e ou outro
 if (!isLocalPlayer)
 {
 GetComponentInChildren<Camera> ().enabled = false;
 GetComponentInChildren<AudioListener> ().enabled = false;
 GetComponentInChildren<MouseLook> ().enabled = false;
 GetComponent<MovePlayer> ().enabled = false;
 GetComponent<IndividualizeClient> ().enabled = false;
 }
 }
 
}



--> link a câmera do player no script "MouseLook";
--> pronto seu player já está configurado

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6° crie uma pasta chamada "prefabs" e arraste o player para essa pasta para criar um prefab dele;

--> exclua o player da cena e salve-a;
-->abra a cenaOffline e vamos configurar o "NetworkManager";
--> maximize a opção "spawn info" e em player prefab, coloque o prefab do player;

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===============================================================================

7° PRONTO! agr vc pode compilar o seu projeto, abra seu game na unity e escolha a primeira opção "LAN HOST" (ser o servidor) e no seu projeto ja compilado clique em "LAN CLIENT". (ou abra duas ou mais instancias do seu game e escolha uma para ser o servidor onde as outras irão conectar)

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download do projeto configurado: 
obs: esse projeto vem configurando com o network local (exatamente do tutorial acima), pois o sistema de network global precisa de dados da sua conta unity para usar o serviços de matchmaking da unity.

mediafire:
mediafire.com download/9j2oi3tqkme9qur/Networking.rar

dropbox:
https://www.dropbox.com/s/jj9ma3991stdxbl/Networking.rar?dl=0

googleDrive:
https://drive.google.com/open?id=0B9NlCPUlMpzzNy1rRUFMcVhNN2s


>>>DEIXANDO SEU SISTEMA DE MULTIPLAYER DE LAN PARA GLOBAL!

8° com tudo configurado em seu projeto (rodando em networking local), continuaremos para transforma-lo em um multiplayer global 

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9° abra a janela "services" do unity , no campo "select organization" selecione a sua organização (qualquer uma) em seguida clique em "create" :
Spoiler:





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10° um monte de serviços irá aparecer, o que nos interessa é o serviço "Multiplayer", clique nele, em seguida, clique em "go to dashboard" :
Spoiler:





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11° uma pagina da internet será aberta no seu navegador , nela terá um campo onde você irá colocar o máximo de jogadores por sala (no meu caso eu coloquei 10) em seguida clique em "save"
Spoiler:





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12° após isso, volte para a unity e clique em "refresh" na aba "multiplayer", alguns dados serão mostrados, mas não iremos precisar deles no momento:
Spoiler:





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13° TUDO QUE PRECISAMOS CONFIGURAR JA FOI CONFIGURADO (sim! só foi necessario fazer esses pequenos passos o.o )

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14° agora vem a melhor parte! criaremos a sala e entraremos nela, o processo é praticamente o mesmo do mostrado no item "7°", porém, em vez de clicar em em "LAN Host" para criar o servidor, e "LAN Client" para conectar, iremos clicar em:

- "enable match maker", em seguida > "create internet match" (para criar o servidor)

- para conectar ao servidor, clique em "enable match maker" em seguida em "find internet match" a sala que vc criou estará lá, é só clicar e pronto 

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OBS: vc pode criar o servidor em um computador por exemplo e conectar em um dispositivo android, ou outro pc que esteja rodando o mesmo projeto.

JailtonUnity
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