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Sistema de LOD

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DÚVIDA Sistema de LOD

Mensagem por S0RTUD0 em Ter Jul 14, 2015 9:31 pm

Aquele sistema que conforme a distancia as texturas e modelos vão perdendo a qualidade.

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DÚVIDA Re: Sistema de LOD

Mensagem por GibsonDKS em Qui Jul 16, 2015 10:56 am

Simplificando:

o Level Of Detail é usado tanto no Quality Settings (quando você seleciona a qualidade do seu jogo) quanto para poupar memoria in game(quando vc se afasta de um objeto),


Para usa-lo você pode criar um prefab com os modelos e no final do nome de cada mesh deve conter a numeração do LOD (_LOD0, _LOD1, etc).

O LOD parte do numero 0 (maior qualidade) e pode ser criado quantos vc quiser.

Tendo criado o seu Prefab, pode aplicar um script nele que a camera estando à certa distancia chame um LOD específico

Exemplo:

Prefab criado Casa:

Dentro do prefab voce tem 3 modelos :

Casa_LOD0 - este é o mais detalhado;
Casa_LOD1 - este é o medio;
Casa_LOD2 - este é o de menor detalhe;


Você pode criar as texturas com o mesmo nome para nao se perder.

Este é um script simples em .js que pode ser usado no prefab que voce quer mudar o LOD dependendo da distancia que está o objeto da main camera :


Código:
var highLod : Mesh;
var medLod : Mesh;
var lowLod : Mesh;
var bBoard : Mesh;
var distance_high = 10.0;
var distance_med = 30.0;
var distance_low = 80.0;
 
function Update ()
{
  var campos = Camera.main.transform.position;
  var meshFilter : MeshFilter = GetComponent(MeshFilter);
  if ((transform.position-campos).sqrMagnitude < distance_high*distance_high)
  {
    meshFilter.sharedMesh = highLod;
  }
  else if ((transform.position-campos).sqrMagnitude < distance_med*distance_med)
  {
    meshFilter.sharedMesh = medLod;
  }
 
  else if ((transform.position-campos).sqrMagnitude < distance_med*distance_low)
  {
    meshFilter.sharedMesh = lowLod;
  }
  else
  {
    meshFilter.sharedMesh = bBoard;
  }
}
 

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DÚVIDA Re: Sistema de LOD

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 16, 2015 12:26 pm

Exatamente isto que o Gibson falou...

O que acontece é que alterar a qualidade da textura torna a build muito pesada e o processamento muito lento, por isto o que acontece em jogos profissionais eh apenas alterações nos shaders ou efeitos de oclusão na camera

básicamente mechendo nas qualidades da unity e nos efeitos de camera você já consegue boa parte disso

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