SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Building System
Problema nesse pequeno script
Deixar objeto invisível.
Como fazer barco estilo minecraft ou estilo navio que da pra andar dentro
[TUTORIAL] Sistema de inventário Sobrevivência
Movimentação
Seguir um raio no raycast a partir do ponto da tela clicado
Puzzle para jogo de terror , abrir portas etc..
Personagem morrer ao cair da tela
Script para mudar posição do personagem
Baixos Brasil - Jogo de Carro Brasileiro!
Como saber quando minha animação terminou?
system inventory , craft
ajuda
Aplicar roupa no Rig do blender...
Project Valley of Trees - Primeiro nome que faz sentido KK
A.S TRUCK
Som de correr não para de tocar
Reproduzir audio no if c## e musica continuar tocando entre cenas.
Como Colocar Pontuação Final na GUI de GAME OVER
Divulgaçao de Battle of Worlds
Unity 2017 Iluminação RealTime VS Baked [Comparaçâo]
DUVIDA : Raycast
Programador para equipe
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Da pra colocar sisteminha em um jogo da unity pra trolar quem for piratear o jogo?
Como colocar musicas em sequencia para tocar?
Adicionar linhas no TXT pelo codigo
Trajetória da bala com predição
Ajudinha com Bug
[RESOLVIDO] Poblema com Rigidbody
[DEVLOG] Projeto - Girl Blade (download Pré-Alpha)
Erro ao bulidar para Windows(.exe)
Mudar a gravidade com rotação (sensores do smartphone)
Problemas na detecção de colisão
Trabalhar simultaneamente na Unity
Movimetaçao infinita
(duvida)pq isso acontece com o inimigo?
[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
[DUVIDA] Como alterar a intensidade do ChromaticAberration do PostProcessing?
Joystick VR não funciona no ios
Problema na minha animação feita na Unity
[TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller
IA para inimigo seguir o jogador ( Plataforma )
Tirar Fotos no Unity 5 FPS
[TUTORIAL] Cena inicial de CARREGAMENTO, creditos, logo, etc [UNITY 5]
Como Limitar Spawn de Hordas
Desmembramento
Exemplo de UI com abas - utilizando toggles e toggle group.
Ajuda Blender
Quando Instancio botão ele não aparece no canvas
Sistema de pesca 2D
[TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela
Auto-Complete do Visual Studios
Metroidvania - procuro membros
Criação de Update para Seus jogos?
Blender, animação + Unity
Preciso de alguém que desenvolva Craft, e Inventario com sistema de Bolsas, Pago bem
Detectar Hit
[MODELADOR] Procurando Projetos
Carákas que Tops WO.OW
Anexar GameObject por scrit
Como cria um sistema de seve game
[DUVIDA] Trocar botoes no teclado por joystick UI
Efeito de Audio
Bug de sumir todas as modelagens 3D na unity 2017
Quero fazer minha propria lens flare
Menu para selecao de cena
Dificuldades com programação no Unity 5 2D
Bug ? offline e online
Conflito de ações HELP
como saber a posição que a particula bateu?
Formação de Equipe Battle of Worlds
[JOGO EM BETA] Batalha de Canhão
Jogo de sobrevivência na ilha PRE-Alpha
Inimigo ao encostar morre e player leva dano UNITY 5 2D
Como faço blocos que somem so clikando neles 1 vez?
Light Bug
Como criar inventário simples no unity
Como fasso para que clico em um botao e aumente o volume junto com grave em uma musica?
como que criar um sitema tipo o do rocket league
tem como criar um modelo no sketchup e exportar pra unity, mas sem os componentes
(duvida)pq aconteçe isso com a luz
Como posso deixar o MENU do meu jogo adequado ao monitor?
Dúvida com o Update
Como eu realizo um inimigo que atira(tipo os inimigos do Warface)?
Bug Chato
Particulas de poeira
Faltando algumas opções no Unity
Audio Player C#
volume do som de acordo com distancia
Shotgun mata um inimigo 4 vezes
Duvida com troca de sprite quando muda camera
Ajuda com script para instanciar objetos no servidor
[TUTORIAL] Sistema de Oficina de Carros
Collider mal funcionando com Raycast
[TUTORIAL] SISTEMA DE CHUVA COM PARTICULAS.
Preciso de alguém que modele um escritório - Com recompensa.
Luz Mobile!
Hoje à(s) 2:08 am
Hoje à(s) 1:15 am
Hoje à(s) 1:12 am
Hoje à(s) 12:12 am
Hoje à(s) 12:00 am
Ontem à(s) 11:34 pm
Ontem à(s) 11:17 pm
Ontem à(s) 10:40 pm
Ontem à(s) 9:49 pm
Ontem à(s) 7:29 pm
Ontem à(s) 3:25 pm
Ontem à(s) 3:14 pm
Ontem à(s) 1:55 pm
Ontem à(s) 1:26 pm
Ontem à(s) 11:21 am
Ontem à(s) 5:42 am
Ontem à(s) 1:20 am
Ontem à(s) 12:16 am
Seg Set 18, 2017 11:40 pm
Seg Set 18, 2017 11:39 pm
Seg Set 18, 2017 11:37 pm
Seg Set 18, 2017 11:08 pm
Seg Set 18, 2017 7:33 pm
Seg Set 18, 2017 5:22 pm
Seg Set 18, 2017 3:53 pm
Seg Set 18, 2017 3:15 pm
Seg Set 18, 2017 12:33 pm
Seg Set 18, 2017 12:28 pm
Seg Set 18, 2017 11:21 am
Seg Set 18, 2017 3:59 am
Dom Set 17, 2017 8:04 pm
Dom Set 17, 2017 6:45 pm
Dom Set 17, 2017 1:49 pm
Dom Set 17, 2017 2:18 am
Sab Set 16, 2017 8:57 pm
Sab Set 16, 2017 7:10 pm
Sab Set 16, 2017 6:05 pm
Sab Set 16, 2017 5:23 pm
Sab Set 16, 2017 3:40 pm
Sab Set 16, 2017 3:16 pm
Sab Set 16, 2017 1:17 pm
Sab Set 16, 2017 12:53 pm
Sab Set 16, 2017 12:26 pm
Sab Set 16, 2017 12:10 pm
Sab Set 16, 2017 2:51 am
Sex Set 15, 2017 11:27 pm
Sex Set 15, 2017 10:27 pm
Sex Set 15, 2017 9:17 pm
Sex Set 15, 2017 6:08 pm
Sex Set 15, 2017 2:19 pm
Sex Set 15, 2017 12:43 pm
Sex Set 15, 2017 2:50 am
Sex Set 15, 2017 12:08 am
Qui Set 14, 2017 6:17 pm
Qui Set 14, 2017 4:55 pm
Qui Set 14, 2017 3:13 pm
Qui Set 14, 2017 1:07 pm
Qui Set 14, 2017 12:52 am
Qua Set 13, 2017 2:34 pm
Qua Set 13, 2017 1:33 am
Qua Set 13, 2017 1:21 am
Qua Set 13, 2017 12:34 am
Ter Set 12, 2017 11:52 pm
Ter Set 12, 2017 11:51 pm
Ter Set 12, 2017 10:05 pm
Ter Set 12, 2017 9:53 pm
Ter Set 12, 2017 9:51 pm
Ter Set 12, 2017 6:04 pm
Ter Set 12, 2017 5:04 pm
Ter Set 12, 2017 2:54 pm
Ter Set 12, 2017 12:59 pm
Ter Set 12, 2017 12:43 pm
Ter Set 12, 2017 3:17 am
Seg Set 11, 2017 11:54 pm
Seg Set 11, 2017 11:48 pm
Seg Set 11, 2017 11:12 pm
Seg Set 11, 2017 10:18 pm
Seg Set 11, 2017 9:15 pm
Seg Set 11, 2017 9:02 pm
Seg Set 11, 2017 8:31 pm
Seg Set 11, 2017 8:22 pm
Seg Set 11, 2017 8:06 pm
Seg Set 11, 2017 7:53 pm
Seg Set 11, 2017 7:17 pm
Seg Set 11, 2017 7:15 pm
Seg Set 11, 2017 7:14 pm
Seg Set 11, 2017 6:54 pm
Seg Set 11, 2017 6:53 pm
Seg Set 11, 2017 6:51 pm
Seg Set 11, 2017 2:42 pm
Seg Set 11, 2017 6:13 am
Seg Set 11, 2017 2:31 am
Seg Set 11, 2017 12:03 am
Dom Set 10, 2017 10:39 pm
Dom Set 10, 2017 10:26 pm
Dom Set 10, 2017 5:06 pm
Dom Set 10, 2017 5:00 pm
Dom Set 10, 2017 12:13 pm
Dom Set 10, 2017 2:15 am
Weslley
g
Weslley
Weslley
Phph09
Weslley
Phph09
Zecandy
GabriG07
Weslley
Duarte
artplayer
PatifeCraft
Lteo
Fagner
Madness
PatifeCraft
dstaroski
eduu10
JorgeLuizxd
dstaroski
MateusWTP
Weslley
Brunotrinkss
Fagner
guimaraf
Weslley
Weslley
guimaraf
ManoTrevor
PedroL123
dstaroski
GabriG07
Brgs886
Madness
Fagner
PedroL123
glauco
Callyde Jr
JorgeLuizxd
Henrique Ramires
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
916anderson
rafaelllsd
Fagner
Fagner
rafaelllsd
PatifeCraft
Weslley
Carlin
artplayer
Ronnisz
Jhonatham1
Callyde Jr
mrariel2011
AndyShow
Fagner
PatifeCraft
Alerson Software
AndyShow
AndyShow
AndyShow
Alessandra Matheus
Lteo
Callyde Jr
Weslley
Dom3000
Dom3000
dstaroski
dstaroski
guilhermeprata
DUT
Duarte
PatifeCraft
heliab125
MarcosSchultz
MarcosSchultz
glauco
MarcosSchultz
MarcosSchultz
lantreco
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Weslley
Encracker
916anderson
DUT
Feromark2013
Duarte
Encracker
rafaelllsd
BRGC
Fagner

[TUTORIAL]Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL]Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por dimmuo em Qua Out 05, 2016 5:50 pm

Bom pessoal, Andei muito assistindo vídeos de gringos e estudando sobre c#, desde então comecei a usar Singletons para facilitar a vida.
Bom, o Singleton vai ser util para classes controladoras, como por exemplo um GameController, um AudioController, e por aí vai. Caso queira saber mais sobre singletons leia aqui: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff650316.aspx

Vamos ao tutorial explicando passo a passo do que deve ser feito. (É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE VOCE LEIA OS COMENTÁRIOS DENTRO DO CÓDIGO PARA ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO!)




PASSO 1 - Criando a Instancia.



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class GameController : MonoBehaviour {

    // Vamos criar uma váriavel do TIPO "GameController" e usar o modificador "static".
    // Para saber mais sobre o modificador "static": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/98f28cdx.aspx
    private static GameControllerinstance;

    // Vamos chamar o método "Awake", que é chamado antes do método "Start"
    private void Awake()
    {
        // Iremos checar se a instancia é nula
        if (instance == null)
        {
            // Se for, então, a instancia será a instancia desta classe.
            // Para saber mais sobre "this": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dk1507sz.aspx
            instance = this;
            // Vamos dizer para que não destrua esse OBJETO caso carreguemos outra cena
            DontDestroyOnLoad(this);
        }
        else
        {
            // Agora, iremos checar se a INSTANCIA que criamos lá em cima não é igual a INSTANCIA desta CLASSE
            // Pois, se tivermos 2 INSTANCIAS IGUAIS, iremos deletar esta instancia.
            if (instance != this)
            {
                Debug.Log("INSTANCE ALREADY IN SCENE! LET'S DESTROY OURSELVES!");
                Destroy(this.gameObject);
            }
        }
    }
        
}


PASSO 2 - (Opcional, porém recomendado) - Criando uma forma de "Carregar" o Prefab para dentro da cena caso seja chamado.


Bom, este passo aqui serve para que voce evite de esquecer de colocar o PREFAB dentro da cena. Ele vai  carregar o prefab caso você chame a instancia do GameControlle através de outro Classe, assim evitando erros.
Primeiramente, voce deve criar um GameObject em branco, colocar o script nele com o MESMO nome do script, depois, voce vai criar uma pasta chama Resources dentro da pasta Assets, e salvar o PREFAB que você criou do GameController lá dentro.



PASSO 2.1 - Melhorando o Script




Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class UIController : MonoBehaviour {

    // Vamos criar uma váriavel do TIPO "UIController" e usar o modificador "static".
    // Para saber mais sobre o modificador "static": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/98f28cdx.aspx
    private static UIController instance;

    // Vamos criar um método Getter para ter acesso atraves de outras classes
    // Para saber mais sobre Getters e Setters: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/w86s7x04.aspx
    public static UIController Instance
    {
        get
        {
            // Vamos checar se a instancia esta nula, ou seja, sem nenhum valor atribuido a ela
            if (instance == null)
            {
                // Vamos tentar procurar  o objeto na cena, caso ache, a instancia vai receber o objeto, porem do tipo UIController
                instance = GameObject.FindObjectOfType<UIController>();

                // Caso eu não ache o GameObject na cena, entao vou ter que carregar este GameObject dos Assets...
                if (instance == null)
                {
                    // Vamos Criar um GameObject temporario para armazenar o Object instanciado
                    // Lembrando que, vou precisar fazer o cast do Object para GameObject
                    GameObject obj = (GameObject)Instantiate(Resources.Load("UIController"));
                    obj.name = "UIController";
                    // Agora, precisamos colocar dentro da instance a componente UIController.
                    // Pois não precisamos na realidade do GameObject, mas sim da componente UIController
                    instance = obj.GetComponent<UIController>();
                }
                // Agora vamos fazer com que o GameObject permaneça caso carregue outras cenas.
                DontDestroyOnLoad(instance.gameObject);
            }
            return instance;
        }
    }

    // Vamos chamar o método "Awake", que é chamado antes do método "Start"
    private void Awake()
    {
        // Iremos checar se a instancia é nula
        if (instance == null)
        {
            // Se for, então, a instancia será a instancia desta classe.
            // Para saber mais sobre "this": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dk1507sz.aspx
            instance = this;
            // Vamos dizer para que não destrua esse OBJETO caso carreguemos outra cena
            DontDestroyOnLoad(this);
        }
        else
        {
            // Agora, iremos checar se a INSTANCIA que criamos lá em cima não é igual a INSTANCIA desta CLASSE
            // Pois, se tivermos 2 INSTANCIAS IGUAIS, iremos deletar esta instancia.
            if (instance != this)
            {
                Debug.Log("INSTANCE ALREADY IN SCENE! LET'S DESTROY OURSELVES!");
                Destroy(this.gameObject);
            }
        }
    }

    // Método para Exemplificar o uso da Instancia
    public void ResetGame()
    {
    }
        
}

PASSO 3 - Acessando o GameController em outra Classe.




Código:
// Este passo é o mais simples, toda vez que desejar chamar um método, ou uma variavel de dentro do GameController
// Use a seguinte linha: (Lembrando, desde que quem voce for acessar seja publico)

GameController.Instance.ResetGame();
avatar
dimmuo
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1187
REPUTAÇÃO : 91
Áreas de atuação : C# / Java / Sketchup / Unity / Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://augustobrit.github.io

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL]Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Weslley em Qua Out 05, 2016 7:54 pm

bom tutorial
avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 2703
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 19
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL]Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por dimmuo em Ter Nov 29, 2016 12:46 pm

valeu =)
avatar
dimmuo
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1187
REPUTAÇÃO : 91
Áreas de atuação : C# / Java / Sketchup / Unity / Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://augustobrit.github.io

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum