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SpriteRenderer

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DÚVIDA SpriteRenderer

Mensagem por willianroma em Seg Set 26, 2016 4:20 pm

Tem como editar o color do spriterenderer por script? digamos que quero mudar dependendo do lugar que o personagem esta pra mais claro ou mais escuro

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DÚVIDA Re: SpriteRenderer

Mensagem por weslleyFx em Seg Set 26, 2016 4:37 pm

sim basta pegar o componente SpriteRenderer e acessar o color


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class render : MonoBehaviour
{

    public SpriteRenderer spriteRender;

    void Start()
    {
        spriteRender.color = Color.blue;
    }
}



https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SpriteRenderer-color.html

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DÚVIDA Re: SpriteRenderer

Mensagem por willianroma em Seg Set 26, 2016 5:17 pm

ta mas, isso só muda a cor não? eu realmente quero mudar o nível da claridade, eu pensei em acessar o "rgba" e conforme eu chegue perto vai diminuindo ou aumentando, por exemplo: eu estou com rgb em 215 e conforme ele vai indo pra direita esse numero vai diminuindo ou aumentando se for por lado oposto ate ficar com 215 novamente.

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DÚVIDA Re: SpriteRenderer

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 27, 2016 2:34 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MudarCor : MonoBehaviour {

   public GameObject Jogador;
   public float distanciaMax = 10;

   Color corInicial;
   SpriteRenderer _sprite;

   void Start () {
      _sprite = GetComponent<SpriteRenderer> ();
      corInicial = _sprite.color;
   }

   void Update () {
      float distancia01 = 1 - (Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position) / distanciaMax);
      Color corFinal = corInicial * Mathf.Clamp (distancia01, 0.0f, 1.0f);
      corFinal.a = 1;
      _sprite.color = corFinal;
   }
}

Este código vai no sprite, e é necessário linkar o jogador no script.

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DÚVIDA Re: SpriteRenderer

Mensagem por willianroma em Ter Set 27, 2016 11:27 pm

como funciona? Se puder meio que explicar como vc fez só pra ficar mais claro, seria bom.

Obs: já adaptei pro jeito que queria só queria entender melhor pq vc fez isso:  


Código:
distancia01 = 1 - (Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position) / distanciaMax);

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DÚVIDA Re: SpriteRenderer

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 28, 2016 5:42 pm

esta variável "distancia01", deve ir de 0 a 1, para multiplicar pela cor depois... se ela estiver mais proximo de 0, a cor vai ficar mais escura... se estiver mais próximo de 1, a cor vai ficar mais clara... por que eu estou multiplicando o valor dela pela cor inicial.

o "Vector3.Distance" pega a distância entre 2 pontos... no caso, o primeiro é o Jogador e o segundo é o objeto que contem o script, que no caso, é o sprite. E tudo isto eu divido pela distância máxima, ou seja, quanto mais distante o Player estiver, maior o valor.. quanto mais perto ele estiver, menor o valor.

eu divido tudo isso pela "distanciaMax" para deixar proporcional a distância que você almeja ter o efeito... isto faz com que todo o cálculo ocorra e a variável vá indo de 0 a 1, ou de 1 a 0 enquanto estiver dentro desta distância.


Agora repare, quanto mais longe o player estiver, maior o valor, mas você queria o inverso disso não? Então eu coloquei um simples comando, que é:

1 - Vector3... Desta maneira, eu inverti a proporção... se ele estiver totalmente colado com o objeto, o valor vai ser 1... A medida que o player se afasta, o Vector3 aumenta, mas como é uma subtração, o valor da distância01 vai começar a decrescer.


Não sei se deu para entender, mas é uma lógica bem simples de distância.

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