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Erro com tag

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DÚVIDA Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Sab Set 24, 2016 5:27 pm

Descobri um Bug bem FDP quando vc pega o objeto com a tag ele diz que que o objeto nao existe Sad , mas se fechar a Unity e abrir de novo o erro para.
Código:
public String TagInimigo;
public Gameobject Inimigo;  


void Update(){

Inimigo = GameObject.FindGameObjectWithTag (TagInimigo);



if (DetectarProximidade == true && Agarando == true) {

 Inimigo.GetComponent<Poder> ().Agarado = true;

 } else {
   Inimigo.GetComponent<Poder> ().Agarado = false;
 }

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 25, 2016 5:50 pm

Preciso ver o código inteiro para ter uma noção melhor do que acontece, e principalmente, saber se o inimigo já tem tag setada ou algum script que faz isso nele.

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Dom Set 25, 2016 8:07 pm

Marcos como eu disse ao fechar e abrir novamente a unity o erro desaparece, no caso desapareceu, tipo deu erro quando eu adicionei a segunda açao no objeo com a tag ele deu erro, mas depois desapareceu o erro entao por isso acho que é um bug da unity

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 25, 2016 10:40 pm

Dom3000 escreveu:Marcos como eu disse ao fechar e abrir novamente a unity o erro desaparece, no caso desapareceu, tipo deu erro quando eu adicionei a segunda açao no objeo com a tag ele deu erro, mas depois desapareceu o erro entao por isso acho que é um bug da unity

Não é, isto é a sequência com que as tags são geradas, definidas ou processadas... Dificilmente a Unity vai dar um erro deste tipo por bug

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Dom Set 25, 2016 11:47 pm

na minha unity vive dando esses erros de tag as vezes nao acha a tag do objeto, ai depois acha sei la no meu da esse erros

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Dom Set 25, 2016 11:48 pm

MarcosSchultz escreveu:
Dom3000 escreveu:Marcos como eu disse ao fechar e abrir novamente a unity o erro desaparece, no caso desapareceu, tipo deu erro quando eu adicionei a segunda açao no objeo com a tag ele deu erro, mas depois desapareceu o erro entao por isso acho que é um bug da unity

Não é, isto é a sequência com que as tags são geradas, definidas ou processadas... Dificilmente a Unity vai dar um erro deste tipo por bug
entao para nao da erro teria que fazer as tags como?

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por #N31 em Seg Set 26, 2016 10:44 pm

Para inserir tag utilizo a interface da Unity msm (Inspector Game Object/Untagged/Add tag/Nome da nova tag), criando uma nova tag e vinculando com o Game Object.

E no script para comparar utilizo esse abaixo.


Código:
PontoDeColisao.transform.tag == "Objeto"

Ou

Código:
gameObject.CompareTag("NomeTag")

#N31
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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Ter Set 27, 2016 12:02 am

eu uso esse
Código:
objeto=Gameobet.findwithtag(nome da tag)

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 27, 2016 2:14 am

Isto vai pegar o objeto com a tag, mas veja, se por exemplo, o seu inimigo é instanciado em algum momento do jogo, e este comando de "FindWhaitTag" estiver na void Start, o problema vai ocorrer sempre.

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Ter Set 27, 2016 9:42 am

Marcos eu coloco esse comando no update, mas esse comando é ruim?, sempre uso ele assim.

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Ter Set 27, 2016 9:46 am

eu coloco assim tentando evitar um erro se a tag nao existir, mas nao adiantou deu erro iqual,
Código:
if(TagInimigo!= null){ Inimigo=Gameobjeto.findwithtag(TagInimigo);}

if(Inimigo!=null){executo a acao}

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 28, 2016 5:21 pm

manda o script completo

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Qua Set 28, 2016 8:27 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ATKExplosaoSolar : MonoBehaviour {


   public  float TamnhoMaximo ,Q,V;

   public  bool Dest,Explosao,EA;

   public GameObject BOOM;

   float c;

   public GameObject Destruidores1, Destruidores2, Destruidores3,INIMIGO,PAI;

   public string Tag1, Tag2, Tag3, Tag4, Tag5,TagInimigo,TagPai;


   void Start () {



   }
   

   void Update () {


      if (Tag1 != null) {
         
         Destruidores1 = GameObject.FindWithTag (Tag1);
      }

      if (Tag2 != null) {

         Destruidores2 = GameObject.FindWithTag (Tag2);
      }
      

      if (Tag3 != null) {
         Destruidores3 = GameObject.FindWithTag (Tag3);
      }

      if (TagInimigo != null) {
         INIMIGO = GameObject.FindWithTag (TagInimigo);
      }

      if (TagPai != null) {
         PAI = GameObject.FindWithTag (TagPai);
      }




      if (Explosao == true&&EA==false) {   Instantiate (BOOM, transform.position, transform.rotation);
         Explosao = false;
         EA = true;
      }


      if (c >=TamnhoMaximo) {
         c = TamnhoMaximo;
      }

      c += Q*1f * Time.deltaTime;
      transform.localScale = new Vector3 (c,c,c);

      if (Dest == true) {Destroy (gameObject, 0.001f);
      }


   
      if (c >= TamnhoMaximo) {
         GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (transform.up * -V * Time.deltaTime);
         if (PAI != null) {
            PAI.GetComponent<Seguidor> ().Livre = true;
         }
      }
         

   }

   void OnCollisionEnter (Collision collision)
   {




      if (INIMIGO != null) {


         if (collision.gameObject == INIMIGO.gameObject) {

            
            Explosao = true;
            Dest = true;
         }
      }

            



         if (Destruidores1 != null) {


               Explosao = true;
               Dest = true;}






      if (Destruidores2 != null) {


         Explosao = true;
         Dest = true;}
   




      if (Destruidores3 != null) {


         Explosao = true;
         Dest = true;}
      




      }}
   

esse é o script que vai no objeto que é um atk ele devia explodir so se tocar os objetos com as tag dos objetos destruidores mas se eeles nao existem da erro

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Set 30, 2016 5:15 pm

Tente isto:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ATKExplosaoSolar : MonoBehaviour {

   public  float TamnhoMaximo ,Q,V;
   public  bool Dest,Explosao,EA;
   public GameObject BOOM;
   float c;
   public GameObject Destruidores1, Destruidores2, Destruidores3,INIMIGO,PAI;
   public string Tag1, Tag2, Tag3,TagInimigo,TagPai;

   void Start(){
      if (Tag1 != null) {
         Destruidores1 = GameObject.FindWithTag (Tag1);
      }
      if (Tag2 != null) {
         Destruidores2 = GameObject.FindWithTag (Tag2);
      }
      if (Tag3 != null) {
         Destruidores3 = GameObject.FindWithTag (Tag3);
      }
      if (TagInimigo != null) {
         INIMIGO = GameObject.FindWithTag (TagInimigo);
      }
      if (TagPai != null) {
         PAI = GameObject.FindWithTag (TagPai);
      }
   }
   void Update () {
      if (Explosao == true&&EA==false) {  Instantiate (BOOM, transform.position, transform.rotation);
         Explosao = false;
         EA = true;
      }
      if (c >=TamnhoMaximo) {
         c = TamnhoMaximo;
      }
      c += Q*1f * Time.deltaTime;
      transform.localScale = new Vector3 (c,c,c);

      if (Dest == true) {Destroy (gameObject, 0.001f);
      }
      if (c >= TamnhoMaximo) {
         GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (transform.up * -V * Time.deltaTime);
         if (PAI != null) {
            PAI.GetComponent<Seguidor> ().Livre = true;
         }
      }
   }
   void OnCollisionEnter (Collision collision){
      if (INIMIGO != null) {
         if (collision.gameObject == INIMIGO.gameObject) {
            Explosao = true;
            Dest = true;
         }
      }
      if (Destruidores1 != null) {
         Explosao = true;
         Dest = true;
      }
      if (Destruidores2 != null) {
         Explosao = true;
         Dest = true;
      }
      if (Destruidores3 != null) {
         Explosao = true;
         Dest = true;
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Sex Set 30, 2016 8:44 pm

So mudar para o Start? vou tentar

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Sex Set 30, 2016 9:09 pm

Funcionou perfeitamente e nesse caso nao precisa ser no Update pq ninguem vai ser invocado assim tao rapido

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por AndyShow em Sab Out 01, 2016 12:47 am

Acontece o mesmo Comigo "Unity 5.4.1f1" Tenha Algumas tags, Derrepente ??? Sem Tags! 
Desapareceu tudo, Ficou como Default!
Cade Minhas Tags????? Sumiram Todas!
Então Recomeço tudo de novo,Coloco Tag por Tag Certa, inicio o jogo ao Colidir da erro Dizendo que a Tag não Existe!
Bucha!

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Sab Out 01, 2016 9:35 am

nossa que louco, esses eros devem ser um bug da unity tem que colocar sempre um 
if (Objeo!=null){executa a açao } se nao da erro sempre parece que ele nao reconhece o objeto de cara.

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Out 03, 2016 5:10 pm

Não é erro da Unity, é erro na lógica de programação.

Em algum ponto a variável está ficando nula, ou seja, sem objeto de referência, e ai você está aplicando algum comando para esta variável, tipo, objeto.GetComponent..., mas quando a Unity tenta executar este comando, ela não encontra nenhum objeto na variável, e então da erro.

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por Dom3000 em Seg Out 03, 2016 8:51 pm

Pode ser mas como fazer isso de maneira certa ?
mas um dia eu apenas adicionei uma outra açao a mesma variavel antes nao dava erro e depois deu erro, pq nao mexi no objeto so adicionei um novo comando e pa deu erro e nao saia e cara avariavel tava la no espector selecionada e dizia que nao podia achar se isso nao é bug da unity entao é o capeta kkk, ai eu fechei e abri denovo e dai paro de daresse erro

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DÚVIDA Re: Erro com tag

Mensagem por wischutz em Ter Out 04, 2016 10:14 am

Esse bug aconteceu comigo várias vezes na 5.3 e 5.4. As tags sumiram do nada e apontou erro onde antes não apontava nada.

Por algum motivo ele perde a referência das tags no editor. As vezes rola o bug da tela de animação também.

Quando ocorrer isso, basta salvar para não perder o progresso da cena e projeto e reabrir ele. Tudo volta ao normal.

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